Ano passado recebi em casa uma caixinha com alguns produtos da Força da Terra e um dos produtos que veio na caixa, foi a Máscara Capilar Coquetel de Óleos. Como diz na embalagem, ele é indicado pra cabelos secos e pra restauração e hidratação, o que eu precisava no momento, já que estava fazendo transição capilar tentando recuperar meus fios do excesso de química.
Não dei minha opinião sobre a máscara antes pois queria usá-la bastante antes de dizer se gostei ou não e hoje venho aqui fazer um review sobre ela contando o que achei.
Aproveito pra contar que além de reflexões e dicas minimalistas, também pretendo compartilhar com vocês cosméticos, alimentos, roupas e qualquer produto produzido de forma sustentável que eu experimentar e que eu tenha gostado. Tudo que eu postar aqui terá minha opinião sincera, mesmo que eu tenha recebido o produto.
Dito isto, vamos à minha opinião. 🙂
A empresa Força da Terra
Força da Terra é uma empresa que tem como proposta produzir cosméticos naturais, sem corantes, parabenos, formol e nem derivados de animais. Isso significa que são produtos veganos e cruelty-free, ou seja, não foram testados em animais. Essa é, portanto, uma empresa na qual confio e uso seus produtos que já apareceram no blog tanto aqui quanto aqui.
A Máscara Capilar
Uma das coisas que mais gostei da máscara é que não deixou meu cabelo pesado, como algumas hidratações. A textura é bem molinha, mais pro aguado, não tem uma textura muito densa, o que me fez pensar que não funcionaria tão bem pro meu cabelo, pois eu estava acostumada a usar cremes com texturas mais densas. No entanto, me surpreendi com a hidratação que ela proporcionou e tirei da minha mente que a densidade do creme é o que determina se a hidratação será boa ou não. Mesmo com ele bem levinho, funcionou bem.
Em seus componentes estão presentes óleos como: semente de uva, copaíba, amêndoas, abacate, andiroba e manteiga de karité. Tudo natureba, do jeito que gosto! Sua base é branca por não conter corantes artificiais, o que também é um ponto positivo. Nenhum produto da empresa utiliza produtos sintéticos, tudo é feito de forma bem natural.
O pote do creme tem 290 gramas e é uma quantidade boa, dura bastante. Eu costumava usar de 1 a 2 vezes por semana durante o banho ou fazendo hidratações mais demoradas no fim de semana. Podemos usar o creme pra servir de base pra outras misturas, conforme desejarmos (óleo de rícino + coco dá super certo pra uma umectação!).
Estranhamento com produtos naturais
Algo que acontece quando usamos produtos mais leves e com menos químicas pesadas, é que nossos fios estão acostumados com petrolatos e parafinas. No começo podemos estranhar a textura do produto e o resultado no cabelo, assim quando como começamos a fazer no-poo ou low-poo (deixando de usar shampoos com sulfatos).
O cabelo demora um pouco pra fazer um detox, percebi isso nos primeiros usos, pois ainda estava mudando de shampoo pra um sem sulfato e foi tudo de uma só vez. Com o tempo, percebemos que os fios ficam mais leves e respondem melhor aos produtos que estamos usando. É incrível a diferença que faz quando desapegamos de shampoos, cremes e condicionadores cheios de ingredientes não tão bons!
Consumo desacelerado
Consegui usar o potinho inteiro (por isso não tenho foto do creme pra mostrar sua textura), o que também é um ponto positivo neste caso pra mim, que estou trazendo a consciência de usar todos os produtos que tenho até o final antes de comprar um novo. Antigamente eu olhava pro meu banheiro e via uma quantidade imensa de cosméticos sobre as prateleiras, mas com o consumo consciente, hoje já sou mais seletiva em relação ao que compro e ao que uso.
Tento usar um produto de cada vez e, na hora da compra, ler rótulos, me informar melhor sobre os ingredientes, saber a procedência… acredito ser um passo importante em direção ao consumo consciente, ao consumo mais desacelerado e sustentável.
Agora, aproveitarei o potinho pra guardar algumas coisinhas, ou até mesmo a argila em pó. Ainda não sei o que guardarei, mas gostei do formato do pote que dá pra reaproveitá-lo pra outras finalidades. E vocês, já experimentaram algum produto dessa marca? Qual máscara capilar mais gostam?
Que legal Camile, adorei o post! Quero muito saber sobre mais produtos naturais como este para ter uma ideia de como são e como funcionam
Beijos
Que legal que gostou, Vanessa!
Minha ideia é compartilhar vários produtos naturais que usei e deu certo comigo, além de explicar sobre os ingredientes. Aguarde que teremos muito mais! 🙂
Beijos!