Beleza & Saúde

Transição capilar, óleo de rícino e de coco

12/06/2016

Transição capilar, óleo de rícino e coco | Camile Carvalho

Umectação no cabelo com óleo de coco | Camile Carvalho

Faz tempo que não venho aqui compartilhar sobre como anda minha transição capilar, não é mesmo? Bem, hoje vou contar a vocês o que tenho feito que está ajudando bastante na manutenção dos meus fios hidratados e saudáveis: óleo de rícino e óleo de coco.

Transição Capilar: atualização

Mas antes, vou falar um pouco sobre como estou me sentindo em relação à transição capilar. Sendo muito sincera com vocês, não está sendo fácil. Não estou acostumada com a textura do meu cabelo cacheado, muito menos com o volume.

Ele está naquele tamanho que não é curto nem longo, é um médio meio sem balanço e o corte já perdeu-se há muito tempo. Não quero passar a tesoura agora, pois eu voltaria meio que pro ponto zero, com ele curto acima dos ombros e estou fazendo de tudo pra que ele cresça o mais rápido possível, incluindo uma boa alimentação (suco verde todos os dias!) e cuidados externos como o óleo de coco e rícino.

Não vou mentir a vocês tentando passar uma imagem de ~forte~ aqui, já pensei por diversas vezes em fazer logo uma progressiva e acabar com essa indefinição do cabelo, mas sempre tento contar até 10 e pensar que já passei por um período longo de transição, já fiz um corte curto mesmo amando meus fios longos, que falta apenas deixá-lo crescer e ir aparando as pontas aos poucos. E é isso que me segura e me mantém num caminho mais natural.

Nos finais de semana é quando tenho um pouco mais de tempo e aproveito pra arrumar meu quarto, fazer uma faxina e cuidar um pouco de mim mesma. E, cuidar de mim, significa tanto me dar um tempo pra fazer minhas leituras com uma boa xícara de chá, assistir algum documentário no Netflix ou cuidar da beleza, como já contei aqui neste post aqui. E foi pesquisando pela internet querida que encontrei algumas dicas bem legais, principalmente usando meu amado óleo de coco e uma novidade pra mim: o óleo de rícino.

Transição capilar, óleo de rícino e coco | Camile Carvalho

Óleo de Coco Mundo Verde

Óleo de Coco

Não é novidade que o óleo de coco serve pra tudo. Cura pés rachados, cabelos sem vida, lábios ressecados, clareia os dentes e se duvidar, traz até a pessoa amada em 3 dias. Eu estava usando ao lavar o cabelo, depois do último enxague, passando apenas nas pontas depois que fechava o chuveiro, mas descobri que dá pra fazer umectação noturna com o óleo, lavando o cabelo no dia seguinte pela manhã.

A umectação devolve a maleabilidade dos fios, e pode ser feita minutos (ou horas) antes de lavar os cabelos, ou passando à noite e dormindo com o produto no cabelo, que é o que mais gosto de fazer. A dica é forrar o travesseiro com alguma toalha velhinha pra não sujar a fronha. 😉

Aproveitando esse frio, que deixa a textura do óleo de coco mais densa, como uma margarina, pego um pouco com a colher, esfrego entre as mãos e vou passando pelos fios. Depois, é só enrolar em forma de coque e prender. Gosto de usar um prendedor que fiz com aquelas meias pezinho que já estava rasgada, pois danifica menos os fios que um elástico comum.

Transição capilar, óleo de rícino e coco | Camile Carvalho

Óleo de Rícino Hemafarma

Óleo de Rícino

Extraído da semente de mamona, o óleo de rícino tem propriedades fortalecedoras, que previnem a queda de cabelo e ainda auxilia no crescimento saudável. Sim, pois de nada adianta usarmos shampoos bombas e tantos outros produtos milagrosos que prometem acelerar o crescimento, se os cabelos crescerem mais frágeis por causa da aceleração de seu processo natural. Como estou nessa vibe natureba, o óleo de rícino parece ser uma boa opção.

Tenho feito a umectação com óleo de côco na noite anterior em que lavo o cabelo ou horas antes de lavar, como nos dias em que faço aulas de vinyasa yoga, que me fazem suar até a alma. Com o óleo de rícino, tenho feito geralmente nos finais de semana.

Como a textura do óleo de rícino é muito densa, misturo na palma das mãos com um pouquinho do óleo de côco e concentro a aplicação na raiz, massageando com as pontas dos dedos. Em seguida, passo o óleo de coco em todo o comprimento normalmente, como tenho feito quando só uso o de coco.

Resultados

Como faz pouco tempo que comecei a usar o óleo de rícino, não tenho como afirmar que ele ajudou no crescimento do meu cabelo, mas tenho notado que meus fios estão mais maleáveis e hidratados, alem de estarem com um brilho que fazia tempo que não via.

A parte da raiz, natural, já tem uma tendência à oleosidade, o que já faz com que ele seja brilhoso e mais hidratado, mas a diferença está da orelha pra baixo, onde tem química de descolorante, tintura e resquício da progressiva. Sempre que faço a umectação com esses óleos, reparo que no dia seguinte meu cabelo fica mais solto e com os cachos mais definidos.

Claro que nada é melhor que uma boa tesourada pra retirar toda essa parte “estragada”, mas enquanto isso, o melhor é tratar os fios com produtos naturais e menos agressivos. Se eu recomendo essa dupla? Com certeza!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

16 comentários leave one →

  1. susany oliveira

    Eu uso os dois óleos no cabelo, faço umectação com óleo de coco antes de lavar e o rícino na hidratação, soube que potencializa o efeito dela. Comecei a usar a pouco tempo, vou ficar de olho para ver se ajuda no crescimento.

    Responder
  2. Você não é a primeira que vejo falando sobre as maravilhas que o óleo de coco pode fazer, e o última post que eu vi era com essa mesma marca que você tem, acho que eu vou investir nele então. hehe

    Responder
    • Oi Daniela!

      Olha, o óleo de coco faz mesmo milagres! Serve pra muita coisa, tanto pra pele quanto cabelos. Eu estou amando e cada dia descubro uma nova utilidade. Nesse frio, hidrato também meus lábios com ele e estou evitando o ressecamento. Compre sim que você vai amar!

      Beijos!

      Responder
  3. Alaine Lara

    Oii! Eu comprei um oleo de coco Farmax, ele não é esse 100% natural, mas confesso que é OTIMOOOO, eu gostaria de saber se ele mesmo não sendo 100% natural, eu posso misturar com o óleo de ricino?
    Bjooos.
    Aguardo retorno

    Responder
  4. Juliana

    Gente alguem pide me tirar uma duvida?
    Acho que fiz besteira, eu joguei um vidro de oleo de ricino dentro do vidro de oleo de coco de 500ml, tem akgum problema?

    Responder
    • Oi Juliana! Não tem problema nenhum o que você fez. O óleo de rícino é um pouco forte podendo ser diluído no óleo de côco sim. Aproveite pra usar na raiz, assim estimula o crescimento.

      Abraços! 🙂

      Responder
  5. Ester Meirelles

    Olá meninas, eu faço uma mistura com óleo de ricino, óleo de coco e óleo de manteiga de karite. Misturo bem os três em uma vasilha e passo um pouco do óleo de ricino puro na raiz e a mistura no restante do cabelo, faço um coque, coloco uma camiseta enrolada na cabeça e vou dormir no dia seguinte com umectação no cabelo eu misturo um a gema de ovo peneirada com a hidratação (mascara capilar) e deixo agir por 40 minutos depois lavo de 2 a 3 vezes com a linha CAVALO FORTE da Haskel que é própria para crescimento e eu super recomendo passo o protetor térmico Cavalo forte da Haskell escovo e faço a chapinha. O resultado é incrível meus cabelos super hidratados, soltos, macios e com muito brilho.

    Responder
  6. jeane dos santos silva

    oii…
    eu apliquei o oleo de ricino nas raiz e nas ponta o oleo de coco
    ja tem meia horas que to com a toquinha esta querendo coçar um pouquinho oq que eu faço?

    Responder
    • Jeane, se está começando a coçar, acho melhor lavar o cabelo e tirar o produto. Cada pessoa tem uma experiência diferente, cuidado pra não ter alergia! Não conheço ninguém que teve alergia ao óleo de coco ou rícino, mas nunca se sabe, né?

      Abraços!

      Responder
  7. Oi meninas eu tenho o costume de usar somente o óleo de rícino o meu cabelo era bastante quebradiços agora já está com um brilho lindo vou começar a usar o óleo de coco tbm para ficar mais lindos meus cabelos.afinal somos todas dias😘

    Responder
  8. Oi meninas eu tenho o costume de usar somente o óleo de rícino o meu cabelo era bastante quebradiços agora já está com um brilho lindo vou começar a usar o óleo de coco tbm para ficar mais lindos meus cabelos.afinal somos todas divas e merecemos brilhar mais😘

    Responder
  9. Meninas alguem sabe me dizer se posso passar os dois óleos no cabelo da minha filha de 2 anos se tem algum risco?

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)