Beleza & Saúde

Como preparar máscara de argila com óleos essenciais

31/10/2016

Como preparar máscara de argila com óleos essenciais | Leve por aí, por Camile Carvalho www.leveporai.com

A máscara de argila é excelente para o cuidado com a pele. De origem mineral, é composta de sílica, alumínio e água. Existem várias formas de se usar a argila no tratamento estético e uma delas é através da aplicação em pasta no rosto.

Hoje vou mostrar a vocês como associo a máscara de argila com a aromaterapia usando óleos essenciais para aumentar seus benefícios. A argila tem vários benefícios, como a renovação celular, eliminação de toxinas (ela absorve as impurezas), eliminação de bactérias e oleosidade, além de acalmar a pele deixando-a mais macia.

Como preparar máscara de argila com óleos essenciais | Leve por aí, por Camile Carvalho

Ao associar com o óleo essencial (atenção, não é essência!), podemos combinar os benefícios de acordo com o que desejamos. Eu gosto de usar, na minha máscara, óleo de lavanda, de melaleuca (Tea Tree) ou de tangerina. Claro que existem dezenas de óleos essenciais que podem ser usados na mistura, mas eu costumo usar esses três de acordo com suas propriedades:

> Lavanda: Acalma a pele e promove o aceleramento da renovação celular colaborando para uma pele nova e saudável. Também muito usado em caso de acnes e infecções, pois possui propriedades reconfortantes e anti-inflamatórias.

> Tangerina: Serve para todos os tipos de pele, inclusive em casos de estrias e cicatrizes. De ação regenerativa e tonificante, é ótimo para melhorar a elasticidade e firmeza da pele, além de atuar também como desintoxicante.

> Melaleuca (Tea Tree): Com ação no sistema imunológico, a melaleuca também é um ótimo antisséptico, fungicida e bactericida. Indicado para casos de acnes e outras infecções de pele, pode ser combinado com a lavanda (1 gota de cada).

Como preparar:

Máscara de argila Força da Terra | Leve por aí, por Camile Carvalho

Num potinho, uso a medida de uma colher (uso sempre plástico para não reagir com metais) e adiciono água morna bem aos poucos até ficar na consistência de uma pasta. Não deixe ficar muito aguado, pois ficará difícil pra aplicar na pele. Após fazer uma “papinha”, adicione 2 gotas do óleo essencial de sua preferência. Caso use a combinação de dois óleos, use uma gota de cada. Não precisa colocar mais que duas gotas de óleo essencial, pois ele já é muito concentrado (principalmente o de tangerina).

Passe na pele evitando a região dos olhos e boca e aguarde uns 15 minutos até que a máscara seque por completo.

Como preparar máscara de argila com óleos essenciais | Leve por aí, por Camile Carvalho | www.leveporai.com

Dica:

Sempre que remover a máscara, a pele vai ficar um pouco mais sensível. Logo, evite exposição direta ao sol. Recomendo que use algum hidratante com filtro solar ou óleo de semente de uva para acalmar a pele e manter a elasticidade.

E você, usa também máscara de argila? Se tiver alguma dúvida de como usá-la, deixe aqui nos comentários!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

5 comentários leave one →

  1. Nina

    Eu sou louca para experimentar argila! Ouço falarem muito bem dela.

    Uma perguntinha, espero que não seja muito boba: você costuma enxaguar (e lavar o rosto, no geral) com água fria ou quentinha?

    O seu blog é inspirador!

    Responder
    • Oi Nina! Você vai adorar a argila!

      Olha, eu lavo o rosto com água fria mesmo, da torneira (mas meu banho tem que ser quentinho rs). Água fria ajuda a ativar a circulação, é muito bom pro enxague final pois também fecha os poros. Mas, por exemplo, pra fazer uma limpeza de pele o ideal seria com água morna, pra ajudar na limpeza.

      Muito obrigada pelo carinho!
      Beijos!

      Responder
      • Nina

        Ahhh, muito obrigada pela resposta! Sim, faz todo sentido isso da temperatura da água. o/

        Camile, gosto muito de te acompanhar no snapchat e vez ou outra vejo você falando sobre a limpeza doméstica. Gostaria de saber se existe algum post por aqui onde fale sobre produtos que você usa nessa higienização (talvez algo mais natural, não sei). Se não existe, deixo como sugestão. Adoraria saber mais sobre uma faxina com produtos menos tóxicos!

        Mais uma vez, obrigada! Tenha um ótimo dia! :3

        Responder
  2. Eu amo usar máscaras de argila, inclusive ontem mesmo repus meu estoque da branca e da verde! Gostei muito da dica de incluir óleos essenciais na mistura, nunca tinha pensado nisso. Principalmente com a argila verde, que é mais resistente na pele, deve ficar incrivel!
    Beijos!

    Responder
  3. Fernanda Rocha

    Minha pele do rosto fica oleosa quando uso hidratantes, mas ficam secas se não uso. Procuro então usar argila da marca Joel Aleixo e ela deixa minha pele sedosa!! Mas pretendo experimentar de outras marcas, esse post seu de hoje me conquistou.

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)