Categorias: Tecnologia

OneNote: Tecnologia a favor dos estudos

Tecnologia a favor dos estudos #vidaminimalista

Decidi aumentar a produtividade na faculdade e me dei de presente de aniversário um netbook. Estou utilizando pras anotações de aulas o programa OneNote que vem no pacote Office (2007) e estou gostando demais de suas funções.

Prós:

– Posso criar diversos fichários, com divisões e páginas, como se fosse um caderno mesmo. Nele posso anexar imagens, arquivos de áudio, PDF, além de poder inserir anotações aonde eu quiser com um simples clique, diferente do word que temos que seguir a linha pré-determinada.

Contras:

– Eu sou muito metódica  com organização e não gosto de ver textos desalinhados. O OneNote não tem todas as funções de formatação como o Word, como por exemplo ‘justificar’ o texto, sublinhar, nem escrever em itálico. Pode ser que exista e que eu apenas não tenha explorado o programa suficientemente, mas creio que estaria visível ao lado do B do negrito, como qualquer editor de texto normal.

Uma outra utilidade é que estou digitalizando os vários papéis da faculdade, como cópias, trabalhos e etc, e os transformando em PDF. Assim salvo tudo no computador e tenho acesso com apenas alguns cliques, reduzindo o tempo que levaria procurando em pastas físicas um monte de papel.

Estou usando um programa muito bom chamado Sugar Sync, que sincroniza as pastas que escolhemos com outros computadores. Também uso o Dropbox. Para isso basta fazer um rápido cadastro gratuito e instalar o programa nos computadores que deseja sincronizar. Uma cópia dos arquivos também fica armazenado nas nuvens, podendo ser acessada a qualquer momento através do site mediante login e senha. Essa dica eu peguei com um dos membros do GTDbr, um grupo do yahoo sobre um método de organização pessoal (GTD, do David Allen) que falarei num post adiante.

Com essas medidas pretendo me organizar melhor com os estudos e ao mesmo tempo aumentar minha produtividade, já que terei tudo em mãos. Espero aos poucos reduzir a quantidade de papéis que guardo em casa, deixando o ambiente mais leve e mais propício aos estudos, pois quanto mais tralha temos em nossa visão, mais preguiçosos ficamos pra fazer algo. Um ambiente limpo e minimalista faz com que nossa mente trabalhe mais facilmente, pois está livre das famosas ‘tralhas’ que ocupam a memória RAM do nosso cérebro.

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”  – (Clarice Lispector)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Parabéns pelo BLOG.

    Tenho duas dicas para você quanto ao ONENOTE:
    . O SKYDRIVE do MSN.COM já permite armazenar documentos do ONENOTE on-line e mantê-los sincronizados com o teu computador. Muito útil para se manter o documento atualizado em diversos hardwares e consultá-lo na WEB quando necessário.
    . A instalação do ONENOTE cria uma impressora que envia dados para o programa. Qualquer documento, inclusive PDF pode ser anexado a tua sessão e como o programa reconhece os textos das imagens, fica fácil localizar qualquer texto diretamente no que foi importado.

    Abraço,
    Silvio Messias

  2. Camila, boa sorte…eu sou caso perdido pois tenho necessidade de papel. Vou começar a te acompanhar na missão de minimizar a tralha, enquanto acumulo montanhas de papel na minha mesa. beijo

  3. @Silvio
    Obrigada pela dica, vou testar o SkyDrive do MSN!

    @Casca da Cigarra
    Não há casos perdidos! Há casos ainda não encontrado, rsrs.

    Obrigada a todos pelos comentários e participação no blog.

  4. @Silvio
    Obrigada pela dica, vou testar o SkyDrive do MSN!

    @Casca da Cigarra
    Não há casos perdidos! Há casos ainda não encontrado, rsrs.

    Obrigada a todos pelos comentários e participação no blog.

  5. Vou fuçar nesse OneNote, tenho aqui mas nunca mexi, de repente pode me ajudar. Acho toda ajuda tecnológica muito bem vinda. Uma coisa que tem me ajudado bastante é uma impressora PDF, funciona como uma impressora virtual que não imprime em papel, mas sim cria um arquivo pdf. Uso para guardar comprovantes de pagamentos de conta dentre outras coisas que seriam impressas. A partir de 2012 vou digitalizar as contas de consumo e joga-las fora. Fico acumulando trocentas contas de luz, por exemplo, que estão em débito automático, logo só servem para acompanhar o valor a ser pago, não sendo válidas como comprovantes de pagamento, então pra que guarda-las?