Categorias: Comportamento

O quanto devemos nos cobrar?

O quanto devemos nos cobrar? | Vida Minimalista

Qual a medida certa para nossa produtividade? Você já pensou nisso? Será que estamos fazendo pouco ou muito em relação aos nossos esforços?

Como eu escrevi hoje no meu Blog Pessoal, essa semana me senti um pouco sem energia. A impressão que eu tinha era de que me faltava criatividade para escrever tudo o que precisava escrever, me faltava vontade de simplesmente começar e percebi que muitas vezes queremos ser produtivos o tempo inteiro, realizar ações importantes, sem respeitar o nosso tempo de pausa. Nunca se esqueça de que a produtividade depende também do nosso estado físico. De nada adianta nos cobrarmos demais, se por fim ficaremos sobrecarregados sem conseguir produzir, o que nos causa um sentimento de impotência e frustração – o que aconteceu comigo após dormir por vários dias de madrugada trabalhando em um projeto importante.

Foi então que, em meu momento de descanso, lembrei-me de uma atividade muito interessante que aprendi com uma professora psicanalista: A Livre Escrita. Essa atividade consiste em pegar uma folha de papel qualquer, uma caneta, e escrever a história que vier em sua mente. Não se preocupe com lógica, muito menos com uma sequência. Nunca leia a frase anterior, apenas escreva o que seu cérebro produz. Essa atividade, muito parecida com a que Freud utilizava (fala livre), por mais insana que pareça, é uma técnica importante para descarregarmos, colocarmos em ordem nossos pensamentos e ativarmos a criatividade. Você perceberá que após essa escrita, a impressão que dá é que novas possibilidades se abrem, assim como a produção de Mapas Mentais.

E você, o que faz quando há um bloqueio criativo?

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *