Inspiração

Como mudar a vida se não tenho tempo?

28/02/2017

Como mudar a vida se não tenho tempo?

“Como mudar a vida se não tenho tempo? Minha rotina não permite mudanças.” é uma das frases mais comuns quando falamos sobre transformação pessoal. Queremos mudar, nos tornarmos uma pessoa melhor, alcançar nossos objetivos e conquistar a felicidade, mas na maioria das vezes, não conseguimos identificar como por em prática tais mudanças na nossa rotina diária corrida.

E então continuamos acordando, ainda sonolentos pegamos o celular e ficamos enrolando na cama olhando as redes sociais. Quando finalmente saímos da cama, já com o horário apertado, corremos pra tomar um café da manhã com aquele pão francês e margarina. Correndo, claro, pois já estamos atrasados pro trabalho. Então enfrentamos um trânsito caótico, chegamos estressados e uma pilha de coisas a fazer nos tira do sério. Horário do almoço, finalmente, entramos em um fast food e compramos um combo de sanduíche, coca-cola e batata frita. Eu sei, eu sei que almoçar comida sai caro – como se o combo fosse barato – e à noite, quando chegamos cansados, ligamos a TV, zapeamos por vários canais e logo chega a hora de dormir.

É claro que a rotina de muitos não é exatamente como ilustrei, mas na maioria das vezes, estamos insatisfeitos com algo e sonhamos com uma mudança de vida. Queremos algo novo, diferente, que nos impulsione, que faça nossos olhos brilharem. Mas… como encaixar essa nova vida em uma rotina estressante de estudo/trabalho? “Não tenho tempo pra isso“, muitos podem se justificar, esquecendo que o tempo jamais se estenderá de acordo com a nossa vontade, mas podemos mudar nossas prioridades.

A verdade é que nenhuma mudança acontecerá caso continuemos agindo da mesma maneira. Para fazermos uma grande transformação de hábitos, precisamos dar o primeiro passo. 

É como aqueles pequenos gastos que fazemos ao longo do dia. Uma balinha aqui, um cafezinho ali, e quando vemos, chegamos ao fim do mês sem dinheiro. Que tal prestar atenção à sua rotina e identificar onde você está gastando seu tempo de forma desnecessária, vazia? E se você ao acordar, ao invés de ficar checando suas redes sociais, levantasse da cama, tomasse um banho e sentasse 5 minutos pra meditar?

Identifique esses buracos-negros em seu dia-a-dia e pense com o que você pode usar esse tempo para algo útil, e que esteja alinhado ao seu propósito ou sonho? A grande transformação está nos pequenos detalhes. Não espere que da noite pro dia, você consiga uma grande lacuna de tempo pra trabalhar em seus grandes projetos. Isso dificilmente vai acontecer. Encontre este tempo nos intervalos, nos minutos que você perde à toa. Porque afinal, como você quer obter resultados diferentes se continua fazendo tudo exatamente igual, dia após dia?

Me conte, você tem um grande sonho pra realizar? Como anda gastando seu tempo? 

Imagem: life of pix

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

11 comentários leave one →

  1. Fernanda

    Lindona, procura um TED Talk no youtube chamado “how to gain control of your free time”… Se precisar dá pra por legenda; tem tudo a ver com o que vc está falando… Adorei o post!
    Muito sucesso!! :*

    Responder
    • Obrigada pela sugestão! Esse eu ainda não tinha assistido!

      Beijos e tudo de bom!

      Responder
  2. Michelle Campos

    Nossa, que texto maravilhoso!
    Simples e muito real! Tenho refletido muito sobre as grandes mudanças que desejo fazer em minha vida e vi que estava sempre me escondendo atrás da falta de tempo ou dinheiro!
    Mas resolvi começar devagar e tenho tido ótimos resultados! Me sinto mais produtiva e mais feliz caminhando em direção aos meus sonhos, com pequenos passos, entendendo que a maioria das coisas não acontece no tempo que eu desejo, mas sim no tempo exato que tem que acontecer!

    Responder
    • Simone

      Como está este processo…
      Pode partilhar?

      Responder
  3. Muito bom esse post!
    A rotina acaba com nossos sonhos, com nosso tempo e consequentemente com nossa vida.

    “Para fazermos uma grande transformação de hábitos, precisamos dar o primeiro passo. ”
    Você disse tudo. Mudanças de hábitos de forma consistente: sem isso, nenhuma mudança durará muito tempo em nossas vidas.

    Abraços,

    Responder
  4. Uma pergunta off-topic: como faço para também colocar minha foto nos comentários, como você e a Fernanda fizeram?

    Obrigada,

    Responder
    • Obrigada pelo comentário! Fico feliz que esteja gostando do meu blog!

      Pra colocar a foto no perfil, você precisa fazer um cadastro no Gravatar e configurar uma foto de perfil relacionada ao seu email. Toda vez que você comentar no blog usando esse email, vai aparecer seu rosto. 🙂

      O site é: http://www.gravatar.com

      Beijos!

      Responder
  5. Camile,

    Agradeço pela resposta, já fiz o Gravatar. 🙂

    Aproveitando, gostaria de convidá-la a conhecer também o meu blog, Simplicidade e Harmonia. O link está no meu nome.

    Abraços,

    Responder
    • Já estou vendo a foto, lindas flores! 🙂

      Vou lá conhecer seu blog! Abraços!

      Responder
  6. E como gostei … da tua escrita, do site … uau!
    Realmente inspirador. Obrigada por compartilhar.

    Abraço!

    Responder

Links por aí...

  1. Leituras da semana | Frugalidades 05.03.17

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)