Você é daquelas pessoas que conseguem manter seus compromissos em dia ou é dos que se organizam, organizam e organizam mas não dão o próximo passo? Cuidado, você pode ser um procrastinador!
O que é procrastinação?
A procrastinação é adiar uma ação, e nem sempre a pessoa é culpada. Até determinado nível, é considerado normal, pois é natural do ser humano deixar as coisas pra serem resolvidas depois, ou ganhar tempo pra tomar uma decisão a fim de pensar melhor. Porém, quando chega ao ponto de impedir o funcionamento normal das ações gerando estresse e causando sentimento de culpa, pode se tratar de uma procrastinação crônica e deve ser avaliada por especialistas. Há diversas causas para esse tipo de desordem:
Causas da Procrastinação:
Causa Psicológica: Geralmente ligados a fatores como ansiedade, baixa auto-estima e perfeccionismo. Pode-se referir à coisas muito pequenas a lidar, como arrumar sua carteira, o que as tornam menos importantes a ponto de decidir tomar uma decisão sobre elas em um outro momento. O oposto também ocorre, quando lidamos com algo muito grandioso, como uma arrumação no guarda-roupa inteiro, o que nos faz temer tomar uma decisão precipitada, deixando então para depois.
Causa Fisiológica: Em casos de lesões ou baixa utilização do córtex pré-frontal, um indivíduo pode se tornar procrastinador, pois essa área do cérebro é responsável pela execução das ações, impulso e concentração, já que filtra estímulos que causariam a desatenção. É um caso mais raro.
Tipos de procrastinadores:
Procrastinador Relaxado: Aquele que foge dos compromissos e obrigações pelo simples motivo de não querer se envolver, pois teme a crítica em relação ao trabalho realizado. Sempre tenta evitar situações que causam desprazer, mas estão sempre prontos a realizar algo que lhes interessa. Um estudante que não lê um livro indicado pela faculdade, mas que lê em poucos dias um best seller é um bom exemplo desse tipo de procrastinador. Sempre há algo mais interessante a fazer do que a ação que deve ser realizada por causa de um compromisso.
Procrastinador Tenso: Sempre acha que está sob pressão, e que precisa relaxar e desestressar antes de tomar alguma atitude em relação aos seus compromissos. O problema é que quanto mais o tempo passa, menos prazo ele tem para realizar sua tarefa, o que gera mais estresse entrando num círculo vicioso. Essas pessoas geralmente gostam de fazer as coisas sob pressão, com adrenalina do último minuto e sentem um prazer enorme ao finalizar a tarefa, como recompensa. Não preciso dizer que a maioria se encontra nesse quadro.
Se você se identificou com algum sintoma da procrastinação, não se sinta sozinho. Afinal, segundo o blogueiro Rodolfo Araújo, o programa mais usado da Microsoft é o jogo Paciência.
Já que você está procrastinando alguma tarefa enquanto lê meu blog, perca mais 1 minuto assistindo esse vídeo interessante (legendado em português).
Que tal sair da esfera da Organização e partir logo pra Ação? O que está esperando? Separe agora 5 minutos para concluir alguma tarefa inacabada ou mandar aquele email que você está procrastinando há dias… O primeiro passo é reconhecer e identificar seus erros, para então tentar resolvê-los.
]]>
Oi Camile, venho te acompanhando aqui desde que vi um post seu la no grupo GTD do yahoo.
Esse artigo me chamou atenção mas, como tenho muito interesse no tema, deixei pra ler qdo puder faze-lo com bastante calma e atencao…
Isso responde a pergunta do título ne? rsrs
Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar as dicas! Abc Adriano
@ Adriano: Hehe, responde sim… Quando todas as condições estiverem favoráveis, aí você senta com calma e lê =)
Não se preocupe, isso acontece com todos nós…
Obrigada pelo carinho, continue sempre visitando o blog!
Abraços
Oi Camile, obrigado pela citação!
Um abraço, Rodolfo.
gostei muito seu blog agora sim vou tomar boas inciativas depois de mim identificar com alguns termos!!