Categorias: Organização

Como estou organizando o meu sistema de organização

Como estou organizando o meu sistema de organização | Blog Camile Carvalho | Vida Minimalista

Eu sou apaixonada por métodos de organização e produtividade. Estou sempre em busca do sistema perfeito, da ferramenta ideal, do app que tenha tudo que eu precise pra que tudo funcione como eu imagino. Mas uma coisa é verdade: o perfeito não existe.

O que precisamos fazer é refletir sobre as nossas necessidades individuais e como podemos transcrever isso para o que temos em mãos. Todo um fluxo deve funcionar com constância e com o mínimo de atrito possível. Para uns, usar uma única ferramenta que faça tudo é o ideal. Já para outros, tendo cada coisa em seu lugar traz mais clareza mental. Eu sou do tipo que gosta de categorizar tudo e ter o foco, integralmente, naquilo que estou fazendo no momento.

Se eu vou escrever um artigo científico, eu não quero me deparar com as fotos de um passeio ou livros que quero ler deitada na rede. Eu quero ver apenas o material que eu preciso para me concentrar pelas próximas horas e manter a atenção apenas naquilo.

Desde a semana passada eu ando em um fluxo de mudar tudo por aqui. Testo aplicativos novos, retorno a alguns que eu havia abandonado, migro meu sistema de notas, volto atrás… sinto que estou em um momento propício pra isso (temos que aproveitar o embalo) pra mudar tudo que eu tiver que mudar, já que 2 meses de doutorado já deram pra entender o ritmo que vou precisar dançar essa música pelos próximos anos. E eu quero ter tudo sistematizado.

Depois de muito escrever, me dei conta de 3 categorias que permeiam isso:

1. Como eu faço as coisas

São as ferramentas, os fluxos, os métodos. Uso GTD? Método PARA? Qual ferramenta? UpNote ou Evernote? Google Docs ou Word? Capturo em que lugar? Escrevo à mão em que caderno? Tudo isso deve ser bem pensado pra que não haja nenhum atrito em alguma das etapas no meu fluxo.

Não se enganem, há apps que todos usam mas que talvez não sirva pra você. Há outros, esquecidos num canto, mas que podem ser exatamente aquilo que você precisa.

Quando eu entro no fluxo de organizar e repensar todo o meu sistema, eu preciso me dedicar apenas a isso. Portanto, escolho dias em que não tenho outros compromissos ou reservo um momento do meu dia pra pensar, testar, ler e me inspirar.

2. O que eu aprendo (input)

Aqui entra tudo que eu leio e preciso aprender de alguma forma. Cursos que faço, disciplinas do doutorado, livros e artigos que leio. Tudo que coloco pra dentro deverá ser digerido com calma e consciência para depois servir para algo… mas, para o quê?

3. O que eu produzo (output)

Pode ser um post pro blog, um texto curto pras redes sociais ou a minha tese de doutorado. Depois da digestão bem feita, da categorização e de passar por vários filtros, pois acreditem, tudo que recebemos (input) pode ser aproveitado em algum momento.

Parece um sistema meio matemático da comunicação, mas é como eu consegui entender melhor como eu funciono. Para mim, eu tenho essas 3 categorias bem nítidas de acordo com a minha rotina e tipo de trabalho intelectual, o que pode ou não fazer sentido pra você.

Pretendo depois escrever mais sobre o processo de digestão, que é o que eu venho testando desde o ano passado com a leitura dos meus livros e que já falei um pouco sobre o assunto aqui.

Observação:

Como estou reorganizando toda a minha vida, estou num processo de repensar o que faz sentido pra mim e o que posso deixar um pouco de lado no momento. Decidi que quero escrever mais no blog, de forma simples e sem muito preparo e pompa.

A minha ideia é compartilhar pequenos trechos de inspirações e ideias que eu tenho, como um registro da minha mente. O intuito é que eu possa revisitar esses textos num futuro pra relembrar como eu estava me organizando, mas que, em vez de deixar apenas em meu app de notas no computador, decidi compartilhar publicamente para quem se interessar.

Sinta-se à vontade para comentar suas ideias também e trocar informações nos comentários. A ideia é que o processo de escrever no blog seja algo leve, como era antigamente pra mim, quando comecei a blogar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comentários

  1. Estou acompanhando esse processo de perto e tem sido ótimo para mim. Tb estou nesse ritmo de tentar atualizar meu sistema de organização para algo mais simples e que funcione a médio prazo (pelo menos considerando o tempo do doutorado).
    E vamos que vamos resgatar esse hábito de blogar raiz!
    bjs

    1. Estamos juntas! Estou amando esse processo de mudança, voltando ao simples e que funcionava antigamente. Somos bombardeados com tantas opções de apps e às vezes simplificar é o caminho. ♥

  2. Ando numa saudade dos blogs, de escrever… de voltar àquele tempo que escrevíamos sem pretensões a não ser compartilhar nossas ideias com nossos leitores. Hoje em dia tudo é para faturar, se uma pessoa está no Youtube é com ideia de ganhar dinheiro, um perfil no Instagram gerar parcerias. Claro que não é todo mundo assim, mas vejo um movimento assim.
    Antes nossas redes sociais eram apenas para interagir com outras pessoas, sinto falta disso.

    Sobre forma de organização, também estou testando, renovando e voltando a velhos métodos que muitos desprezam, mas que estranhamente estão há anos no mercado sendo muito eficazes.

    Adorando seus textos por aqui. Ando sem tempo de ler, mas quando tenho uma folguinha, venho aqui.

    1. Bons tempos, não é mesmo?
      Não nos preocupávamos com os algoritmos, com quem lia nossos textos… simplesmente escrevíamos, publicávamos e respondíamos aos comentários no nosso tempo.

      Acho que o blog nunca deve acabar, quero nadar contra a correnteza da pressa das redes e manter meu lugarzinho aqui, só meu e de quem se identificar comigo.

      Vamos escrever em blogs! ♥

  3. Eu juro que amo esses posts!

    Estou estudando alguns conteúdos relacionados a sistemas de organização com alguns cursos (muitos ligados ao marketing digital e produtividade pessoal) e percebo que aplico mais do que fico na teoria, que já tenho um ótimo sistema ou “segundo cérebro” rodando lindamente. A mágica já está acontecendo no meu dia a dia e nas minhas ações (desde 2010 que comecei a mergulhar mesmo, inclusive com o GTD). Também amo esse assunto!

    Amo as dicas que você dá, acabo testando e usando por um bom tempo alguns apps que você comenta ou recomenda, e assim sigo aprendendo sempre. Esse assunto nunca tem fim e sempre estou revisando coisas básicas, buscando um novo entendimento, etc. Agora mesmo estou com uma vontade de fazer um teste com meus projetos no Notion. Já usei bastante a ferramenta, mas faz uns meses que migrei todo meu sistema para fora do mesmo. E é assim mesmo, quase cíclico, hahaha.

    Sigo acompanhando tudo do lado de cá! 🦉
    Cheiro no coração.

    1. Estou acompanhando seu processo por meio do seu diário no Twitter e amo quando tem aquela sequência de reflexões lá. Sempre me inspiro!

      E seu blog? Quando voltará? Tudo aquilo que você compartilha na rede social daria um lindo conteúdo em um blog, não acha?

      Também estou testando novamente o Notion, sempre enjoo dele e volto. 💁🏻‍♀️

      Sigamos em frente!
      Beijos!

  4. Quero muito! Bem, não sei se sou exatamente uma pessoa organizada, mas eu tento. Gosto de anotar as coisas e sempre acho que pode melhorar. Mas falta ainda muito para ficar bem bom.

    1. Eu tenho usado um caderno pra anotar todas as inspirações que eu coleto ao longo do dia. Simplesmente coloco a data e carrego comigo. Um vídeo do YouTube, um post, algo que eu pensei, anoto tudo. Sempre tenho algo a melhorar, a experimentar.

      Bom te ver por aqui! ♥