Categorias: Organização

Organizando e sincronizando as fotografias digitais

Antigamente era muito mais fácil. Acabávamos com um rolo de filme, mandávamos para revelar e, depois de uns 3 dias mais ou menos, buscávamos as nossas fotos acumuladas de vários eventos passados, junto com um álbum que ganhávamos como cortesia. Essa era a rotina, pelo menos aqui de casa, já que nem sempre custava barato revelar um filme de 36 poses.

Mas hoje tudo mudou. Com a facilidade das fotografias digitais, tiramos fotos até da folha de alface que está no nosso prato (eu não, hein!) e acabamos por acumulá-las no nosso HD do computador, que cada vez suporta mais e mais arquivos digitais. Mas o que fazer com tantos arquivos? Como organizá-los?

Eu sou uma apaixonada por fotografia e tenho, ao longo dos anos, tentando descobrir um método de organização que realmente funcione pra mim. Analisando arquivos antigos, antes mesmo de ter um blog pessoal, notei que era muito fácil separá-los por eventos. Casamento de Fulano, Viagem com Amigos, Natal, Carnaval e por aí vai. No entanto, o modo como lidamos com a fotografia mudou e hoje gosto de fotografar meu dia-a-dia, sem muita categorização. Por causa disso, me deparei com um dilema: Como organizar minhas fotografias, se em um único dia posso fotografar meus livros, meu cachorro, um arco-íris e um jantar com amigos? O que antes era muito mais fácil de categorizar – por não termos as facilidades e o costume de fotografar coisas aleatórias – hoje já fica mais complicado.

Resolvi fazer um teste e até agora está dando certo. Vou contar a vocês a forma simples que encontrei pra me situar com as fotografias tão diversificadas que faço ao longo do mês.

1) O primeiro passo, fundamental é, assim que descarregar as fotografias para o computador, deletar sem dó, aquelas que não ficaram boas. Não guarde fotos tremidas, sem foco, mal enquadradas, a não ser que você as queira editar ou que tenha sido essa a intenção.

2) É normal fazermos umas 2 ou 3 fotos de um mesmo assunto pra escolher a melhor, mas se estudarmos mais a fotografia, não precisaremos de tantas tentativas. Não era assim na época do filme. Tente fazer uma foto de cada assunto, e boa.

3) Organizei minha pasta de fotos da seguinte maneira:

Imagens

2013

2013-01 [Janeiro]

2013-02 [Fevereiro]

Dentro da pasta Imagens, criei uma com o ano, e dentro do ano, criei uma pasta para cada mês. Minhas fotos agora ficam categorizadas por mês e não mais por assunto. Escolhi a forma AAAA-MM porque desta maneira as pastas ficam alinhadas em ordem crescente de data, além de escrever o nome do mês (tenho sérios problemas em decorar qual número é cada mês, ignorem isso 😉 )

4) Utilizei o Dropbox para sincronizar meus arquivos. Aliás, uso para quase tudo! Como uso PC e Notebook, quase não deixo nenhum arquivo no diretório C:/ mas sim na pasta Dropbox. Assim posso acessar de qualquer lugar, até da faculdade qualquer arquivo, sem o risco de tê-lo “esquecido” em alguma pasta do computador, o que faria com que eu tivesse acesso apenas de casa.

# Saiba mais sobre o Dropbox

5) Uma exceção é quando vou fotografar algum evento grande. Nesse caso é bom ter uma pasta exclusiva para essas fotos. Nunca deixe um conjunto de mais de 50 fotos soltas em uma pasta mensal, pois ficará muito mais difícil encontrá-las. Por exemplo, quando fizemos um churrasco em família para comemorar o Dia das Mães em maio, minha câmera passou de mão em mão durante o dia (que dó) e no final tive umas 200 fotos (de pessoas presentes que eu nem conhecia). Assim que dei os arquivos para minha tia, deletei as fotos daqueles “intrusos” e guardei, em uma pasta específica, as fotos que faziam sentido para mim.

Com essa nova organização por mês, achei que ficou muito mais fácil encontrar as fotos que eu quero e também identificá-las por uma ordem cronológica. Ainda estou pensando se devo renomeá-las ou manter o nome do arquivo digital que sai da câmera. Como também fotografo muito pelo celular, os nomes dos arquivos ficam diferentes.

Espero que tenham gostado das dicas. Estou fazendo dessa maneira e estou gostando bastante, pois assim tenho diversas fotografias “aleatórias” organizadas por mês.

E vocês, fotografam muito? Como organizam seus arquivos? Tem algum programa específico para organizá-las?

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 comentários

  1. Oi Camile! Eu organizo minhas pastas tal como tu: por ano e depois por mês! E se for um mes muito sobrecarregado de eventos então coloco:
    (dentro da pasta do ano de 2013:)
    01 JANEIRO – tour sul do pais 5 a 7
    01 JANEIRO – semana em França 15 a 22
    A unica coisa diferente é a dropbox. Como este sistema tem limite eu prefiro guardar todas minhas fotos num disco externo que eu posso acessar a qualquer momento em casa e deixar a dropbox livre para documentos que uso com uma forte regularidade! =)
    Até breve!

    1. É uma forma muito boa de organizar as pastas. Em eventos muito grandes o melhor mesmo é fazer uma pasta separada apenas para eles. Assim não nos perdemos entre tantas fotografias. 🙂

  2. Acho sua forma de organização bastante boa.
    Eu prefiro complementar essa organização em algumas fotos com “marcas”.
    É só clicar com o botão direito do mouse, dependendo de seu sistema operacional, ir em propriedades e depois em detalhes.
    Lá você pode colocar marcas, que podem ser assuntos, nome dos retratados, evento em que fotografou, etc….
    Com isso você pode pesquisar, por exemplo, por marca o nome de uma pessoa que procura e receber o resultado vindo de diferentes páginas.
    Ajuda muito também quando você não se lembra exatamente em que ano ou mês fez determinada foto.
    Não sei se fui muito claro…
    Espero ter contribuido.

    1. Obrigada pela dica das “marcas”! Assim fica mais fácil de encontrarmos quando digitamos na busca, né?
      Foi uma ótima contribuição! Volte sempre com mais dicas, Fábio! 🙂

  3. Faço já há muito tempo como vc, por ano e mês.
    Hoje tenho um HD externo. Mas até ano passado ainda
    gravava em Cd/DVD. Vou ler sobre o Dropbox.

    1. Eu não gravo mais em CD/DVD. Tenho um HD externo também e é muito mais prático, junto com o Dropbox. Espero que goste dele!

  4. Faço já há muito tempo como vc, por ano e mês.
    Hoje tenho um HD externo. Mas até ano passado ainda
    gravava em Cd/DVD. Vou ler sobre o Dropbox.

    1. Raissa, eu adoro o seu post! Acho você tão organizadinha!
      Não conheço o Skydrive! Vou testar depois pra ver o que acho. Obrigada pela dica! 🙂

  5. Oi Camile, gosto de usar o iPhoto pra organizar fotos, além de guardar por eventos as fotos já ficam em ordem cronológicas automaticamente e você tem a possibilidade de marcas as pessoas que estão na foto e o local em que ela foi tirada. No Windows tem um programa semelhante chamado Galeria de Fotos.

    1. Obrigada pela dica, Miqueias! Já testei o iPhotos, mas não consegui me organizar direito porque todas elas ficavam em uma mesma pasta no HD. Tem como organizar isso?

  6. Estou amando o seu blog!
    Eu organizo minhas fotos primeiro por ano, e depois pelas datas.
    Exemplo: “2013” > “2013-09-15 – Viajem a Florianópolis” e assim por diante. Pra mim funciona bem!

  7. Outra opção para fazer backup das fotos é o http://www.minhateca.com.br. Ele não é tão prático quanto o dropbox, pois disponibiliza somente a interface web (não disponibiliza sofware). Entretanto, ele é ilimitado e gratuito.

  8. Eu consegui encontrar um modelo de organização que tem me servido bem, porque meu volume de fotos é muito grande e o sistema de pastas por mês não estava funcionando (eu nunca achava o que queria com facilidade). Faço desse jeito aqui: http://artistadequintal.blogspot.com/2012/11/como-eu-organizo-minhas-fotos-arquivos.html
    Quero ainda conseguir diminuir a quantidade de fotos, mas tem sido bem difícil filtrar (só guardo as que ficaram boas ou tem algum apelo emocional pra mim).
    Faço backup num HD externo mas quero também em nuvem, afinal se eu perder esses arquivos não recupero nunca mais, então backup nunca é demais… mas ainda estou procurando algum com um bom custo.
    Bjs!

    1. Gostei muito do seu método de organização, Renata! Por enquanto da forma que estou fazendo está dando certo, estou fazendo backup nas nuvens pelo Flickr, abri uma conta privada e só eu tenho acesso às minhas fotos. Por enquanto está dando super certo!

  9. Olá camile! Obrigado pelas dicas, serão muito úteis..
    as minhas fotos estou organizando da seguinte maneira.
    BERTIOGA (Evento, aqui estarão as fotos referente a cidade de Bertioga)
    2013.10 (Nomenclatura utilizada para as fotos tiradas em Outubro de 2013)
    2014.01 (Nomenclatura utilizada para as fotos tiradas em Janeiro de 2014)
    as fotos aleatórias, (ex. do cachorro, da planta, do carro, miniaturas, etc,) vou seguir suas dicas que foram muito úteis. Para sincronizar os arquivos utilizo o DropBrox e o Google Drive, o google drive é bem parecido com o Dropbox, a vantagem é que ele disponibiliza pra todos nós que temos conta google 15GB gratuítos).
    Utilizo tres programas que acho bem interessantes, e é uma mão na roda.
    1º Duplicate Cleaner (http://www.baixaki.com.br/download/duplicate-cleaner.htm)
    Ele varre o pc a procura de arquivos duplicados.
    Exemplo (ele faz uma varredura em C:fotos, e se voce tiver a mesma foto duplicada com esses nomes nessas pastas:
    c:fotosbertioga2014.011.jpg
    c:fotospraiadsc001.jpg
    ele identifica pois ele escaneia o conteudo do arquivo, te oferece a possibilidade de excluir o arquivo duplicado e selecionar qual o caminho principal deseja manter. Vale a pena conferir, achei muito util, quando se tem 30.000 fotos em diversas pastas espalhadas pelo PC.
    2º Remove Empty Directories (http://www.baixaki.com.br/download/remove-empty-directories.htm)
    Esse ele varre o pc em busca de pastas vazias
    Exemplo (você utilizou o Duplicate Cleaner e apagou as fotos duplicadas e a pasta
    c:fotospraia (esta vazia)
    c:fotospescaria (esta vazia)
    Podemos apagar manualmente as pastas, porém quando temos varias subpastas fica complicado acessar pasta a pasta para apagar as que estão vazias, e sempre esquecemos alguma. Então esse programa faz isso pra nós.
    3º Renomear Tudo 2.0 (http://renomear-tudo.softonic.com.br/)
    Você apagou as fotos duplicadas, excluiu as pastas vazias, porem as fotos estão assim:
    c:fotosbertioga2014.01DSCF0001.jpg
    c:fotosbertioga2014.01DSCF0002.jpg
    c:fotosbertioga2014.01DSCF0003.jpg
    c:fotosbertioga2014.01DSCF0004.jpg
    e dentro da pasta você tem 258 fotos, não é nada pratico, renomear uma a uma. Esse programa você seleciona as 258 fotos, escolhe um padrão, eu utilizo 01.jpg, em segundos as as fotos ficaram da seguinte maneira.:
    c:fotosbertioga2014.011.jpg
    c:fotosbertioga2014.012.jpg
    c:fotosbertioga2014.013.jpg
    c:fotosbertioga2014.014.jpg
    Espero ter ajudado..

  10. Pessoal, alguém utiliza Bibliotecas do Windows Explorer? Ele até tenta fazer a separação por mês, mas isso se salvo nos HDs internos. Quando vou passar para o HD Externo a vida vira um inferno, porque as pastas ficam todas bagunçadas e ainda com subpastas inuteis, como “Internal Storage” seguida de uma mais ou menos no estilo “DCIM” e mais uma com uns 8 dígitos numéricos e alfa numéricos. Isso tudo pra você abrir e ter uma foto apenas lá dentro. Me ajudem!