Categorias: Comportamento

Enfrente um problema hoje!

Como enfrentar um problema | Vida Minimalista

Todos temos um problema que não é impossível de ser resolvido mas demanda um pouco de tempo, dedicação e paciência. Acabamos deixando para depois, para quando tivermos uma lacuna em nossa atarefada grade de horários, mas o que parece aliviar o sofrimento acaba piorando a situação. Mal conseguimos focar em outras atividades por causa daquela tarefa chata que fica martelando em nossas mentes. Alguém se identificou?

Esta semana finalmente consegui dar um basta em uma situação assim. Não conseguia ver a monstruosidade que me esperava, apenas sabia que seria algo chato de se resolver e que demandaria muita paciência para não desistir de tudo no primeiro obstáculo. Reservei um tempo apenas para isso, e por algumas horas encarei de frente e a cada complicação me mantive firme até o fim.

Agora penso, como um simples detalhe pode se tornar tão grande? Na verdade, quanto mais deixamos pra resolvê-los depois, maiores eles se tornam, já que nossa mente não para de pensar em uma solução, mesmo que inconscientemente. Aprendi uma lição, que se não há nada a ser feito, devemos sim ser pacientes, mas quando o primeiro passo depende de nós, quanto mais procrastinamos, maior se torna o obstáculo. Eu poderia ter resolvido antes? Sim! Mas por medo de encarar o problema fui deixando para depois. A sensação de riscar mais um obstáculo do meu caderninho foi tão boa que me motivou a concluir logo algumas outras tarefas inacabadas.

E você, o que está martelando em sua mente? Há algo que possa ser feito hoje? Então faça! Não há sensação melhor que apreciar uma boa xícara de chá após ter removido uma pedra do caminho.

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

  1. Muito legal, Camile. Às vezes a gente vai adiando por não querer tocar em algo que incomoda, mas no futuro vai acabar incomodando ainda mais. Talvez a primeira postura seja assumir que existe um problema, às vezes adiar é também uma maneira de mentir sobre o tal problema. Quando se aceita que há algo acontecendo e topamos buscar uma solução, na verdade, ele já começou a ser resolvido.

  2. Ô 😀
    Como eu te entendo. Procrastinação chega a ser pronome de tratamento pra mim uahaha vem antes do nome :-). Gera taaaaanto desgaste e estresse desnecessários… Eu sei que é preciso mudar, mas isso sempre fica pra amanhã 😀

  3. Oi, antes de tudo: acabei de descobrir seu blog e AMEI o design, a organização, tudo… tenho andado atrás de minimalismo em tudo e principalmente na organização e na decoração. Muito bom encontrar um blog que pode me ajudar a me inspirar 😉
    Quanto ao post: adoro a sensação que tenho quando descubro que consegui resolver um problema, mas tenho mania de adiar para depois… Preciso parar com isso!
    Beijos,
    Marina.

  4. ADOREI, tudo que eu precisava ouvir… Adoro seu blog, parabéns!
    Hoje, mesmo que eu vire a noite, não vou dormir sem riscar uma atividade que estou adiando a meses e não sai da minha cabeça.
    Estou aqui olhando blogs, adiando até agora, mas não saio daqui sem terminar. Obrigada pela força.

  5. Venho tentando resolver problemas cotidianos o mais pratico é fazer logo e não ficar esperando o último dia…o ultimo prazo .tratar CPM carinho os obstáculos que surgem, pois e neles q nos melhoram os …