Faxina Digital

11/07/2016

Slow Living #3 | Declutter Digital | Blog Camile Carvalho

De tempos em tempos eu gosto de analisar meu computador e ver o que andei acumulando ao longo dos meses e fazer um super declutter. Manter um computador minimalista com apenas os programas, arquivos e redes sociais que realmente preciso é essencial pra mantermos uma navegação rápida, limpa e saudável.

Vou compartilhar o passo a passo que fiz hoje no meu declutter digital depois de me inspirar com o tweet da Paolla Arnoni, que tinha feito uma limpeza em suas redes sociais. Sei que tem vários posts antigos da época do Vida Minimalista por aqui falando do mesmo assunto, mas sempre tem dicas novas. Vamos lá?

1 // Limpar pasta de transferência

Sabe aquela pasta onde todos os seus downloads vão direto pra lá? Sempre começo limpando a pasta de downloads/transferência. Se um arquivo é importante, deve ser imediatamente transferido pra pasta onde ele deve ficar (fotos, música, vídeos etc). Se não é importante e não precisa ser arquivado, então deve ser excluído.

2 // Músicas

Antigamente eu tinha um arquivo imenso de músicas no meu computador. Eram álbuns e discografias completas, mas como estou sempre trocando de computador/notebook/celular, não conseguia mantê-los sincronizados. Pra isso, eu precisava manter TODOS os arquivos em TODOS os dispositivos, o que dava um trabalhão, além de ocupar muito espaço desnecessário.

Atualmente mantenho apenas alguns arquivos em mp3 no meu computador, mas de músicas que não encontro facilmente e gravações da época em que eu cantava e tocava. Migrei todas as minhas músicas pro serviço de streaming Spotify, que pra mim está sendo o melhor até agora. Tenho diversas playlists por lá e uma delas vocês podem conferir aqui na barra lateral do blog (pra quem acessa pelo computador). Com o Spotify tenho todas as músicas sincronizadas em todos os dispositivos e algumas playlists ficam sincronizadas para funcionarem offline. É uma mão na roda!

Slow Living #3 | Declutter Digital | Blog Camile Carvalho

3 // Fotografia

Desde que comecei a organizar minhas fotos digitais, já saio deletando as que não ficaram boas assim que as descarrego no computador. Mudei bastante o esquema de organização de fotografias desde o último post mas mais pra frente vou escrever um dedicado apenas a isso. Por enquanto adianto que minhas fotos editadas e finalizadas ficam sincronizadas no meu Dropbox organizadas em pastas blog / lifestyle / yoga / viagens / espiritualidade etc.

4 // Programas instalados

Sempre que faço uma revisão, descubro alguns programas que instalei, usei algumas poucas vezes e depois nunca mais precisei deles. Esses são imediatamente desinstalados. Se algum dia pra frente precisar deles novamente, é só reinstalar. Melhor que manter por anos uma parte do meu HD ocupado com coisas que não estão em uso. Faça uma revisão no seu computador, tenho certeza que encontrará também softwares que estão empoeirados já.

5 // Redes Sociais

Aí chegou a melhor parte do meu declutter: redes sociais. Quantas contas por aí você tem cadastro? Desde que escrevi esse post aqui tenho certeza que já surgiram dezenas de novas redes sociais e que meu email já circula por muitos outros cantos da internet. Uma dica que dou é ter um email só pra cadastros de internet e redes sociais e manter um outro particular só para amigos/profissional.

Muitas vezes nos empolgamos com projetos novos e acabamos criando contas adicionais em redes sociais que já temos, como twitter, instagram e fanpages no facebook. Há também redes sociais novas que surgem com a promessa de que serão o novo Facebook e acabamos correndo pra fazer logo um cadastro, mas quando percebemos que elas nem eram aquilo que prometemos, acabamos abandonando.

Que tal fazer uma faxina nessas contas? Será que precisamos MESMO estarmos em todas essas redes sociais? Será que não é melhor usarmos apenas algumas e direcionarmos nosso tempo pra atualizarmos poucas, porém com mais cuidado e atenção?

Quando desentulhamos nossa vida digital também melhoramos nossa qualidade de vida, afinal, perder tempo com inutilidades e guardando o que não precisamos mais é prejudicial também no meio digital. Por uma vida mais leve e com menos acúmulos, sejam eles físicos ou “invisíveis”.

Agora eu quero saber de você, quando foi a última vez que fez uma limpa no computador e nas redes sociais?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

4 comentários leave one →

  1. Eu acho é quanto mais espaço digital tenho, mais tenho tendência a acumular.
    Estou essa semana justamente fazendo uma limpeza digital e planejando como vou organizar arquivos. Tenho muitos cds e dvds de arquivos de anos. Guardo permanentemente coisas que às vezes preciso guardar somente por 1 ou 2 anos. Então pra não perder, gravo em dvd e acumulo também em espaço físico.
    Música eu já fiz limpeza e mantenho tudo em pasta no pen drive porque esse é o jeito que vi que funciona mesmo pra mim. Tentei outros métodos, mas não deu, não foi pra mim.
    E nada de acumular coisas na pasta de downloads. Tô sempre lá limpando tudo os arquivos temporários rsrs.
    Beijos!

    Responder
    • Comigo também é assim, penso que quanto mais espaço tenho, mais acumulo tralha digital, mas não tem coisa melhor que manter um computador clean! Também tenho vários CDs e DVDs de backups antigos que eu tinha organizado e ainda não sei bem o que farei com eles. Pensei em usar algum drive nas nuvens, mas não Dropbox que uso pros arquivos que uso no dia a dia, mas um drive pra “arquivo morto” mesmo.

      Essa ideia do pendrive é legal, mas no meu caso que preciso das músicas no celular não daria muito certo (uso meu celular pra colocar as músicas nas aulas de yoga).

      Beijosss!

      Responder
  2. Camile, quando você fala em migrar suas músicas para o Spotify, você usou alguma ferramenta para o Spotify conhecer as músicas que você já tinha, criar playlists como as que você já tem no iTunes? Queria montar de forma automática minhas playlists lá! 🙂

    Tá aí um post que eu queria ter escrito! Apesar de não ser um assunto novo, é importante este assunto estar sempre voltando a tona! preciso dar uma faxina nas minhas nuvens, Drobox e iCloud querem meu dinheiro para aumentarem suas capacidades! Vou providenciar para ontem minha faxina!

    Responder
    • Oi Adriano! Eu não usei nenhuma ferramenta não, mas busquei os álbuns principais e fui criando playlists novas, pois as minhas do iTunes já estavam meio desatualizadas. 🙂

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)