Leituras

Livro: Seja a pessoa certa no lugar certo

02/11/2016

lpa-pessoa-certa-01

O que mais tenho visto por aí em relação à carreira profissional são questionamentos se o caminho escolhido é realmente o que combina com a pessoa e como buscar algo que se enquadre mais com os sonhos e personalidade das pessoas. Buscar um caminho profissional que combine sonhos, aptidão e personalidade é o tema do livro Seja a pessoa certa no lugar certo.

Consultor há mais de 22 anos em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz traz uma metodologia baseada em neurociência comportamental. No livro, disponibiliza vários testes para descobrirmos qual nossa tendência comportamental e personalidade, para sabermos com qual atividade e carreira profissional somos mais compatíveis.

lpa-pessoa-certa-02

Segundo o autor,

“Se você está em uma situação em que precisa usar características de personalidade que não possui naturalmente gastará muita energia e seu desempenho será pífio. Quando você está em uma posição em que pode usar seu estilo natural, seu veículo mental se desgasta pouco e sua produtividade aumenta muito.” – pág. 13

Isso é, cada um tem uma aptidão natural, uma certa fluidez com determinadas atividades que, levadas em consideração na hora de escolher o caminho profissional, fará com que o trabalho seja feito de forma mais leve, fluida e agradável.

lpa-pessoa-certa-04

O livro traz um modelo matemático para identificarmos nossa personalidade abordando alguns pilares como dominância, influência, autorrealização, talentos, altruísmo entre outros. Analisando este perfil, se somos pouco dominantes ou muito, estáveis ou não, influentes ou conformados, vamos traçando um perfil de quais atividades, locais de trabalho, equipe e posição seria melhor para que não haja um desgaste e uma perda de energia sem necessidade. Quando encontramos esse fluxo, tudo fica mais agradável e acabamos fazendo nosso trabalho com mais prazer e dedicação.

Seja a pessoa certa no lugar certo tem 183 páginas e foi publicado pela editora Gente. É um livro de fácil leitura, bem interativo (possui vários testes) e divertido, daqueles para se ler num fim de semana com papel e caneta na mão.

E você, já conhecia o livro? Como você acha que seria seu perfil de trabalho?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)