Casa & Energias

Como uma faxina ajuda a clarear a mente

12/09/2016

Como uma faxina ajuda a clarear a mente | Leve por aí, por Camile Carvalho

Eu tenho uma mania estranha que é a de fazer faxina quando estou enrolada com muitas coisas pra fazer. Alguns poderiam apontar um indício de procrastinação, mas ainda bem que tenho o Feng Shui ao meu favor, pois eu simplesmente não consigo assentar minha mente se o ambiente está sujo e/ou desorganizado.

Quando estamos bagunçados por dentro (mente instável, ansiedade etc.) acabamos refletindo no exterior, o que se torna um círculo vicioso, pois nem conseguimos arrumar tempo pra fazer uma faxina e organização física nem conseguimos entrar em contato com nossas emoções e pensamentos de forma clara. Tudo parece meio turvo.

Já faz um tempo que preciso organizar minha vida online, meus compromissos pessoais e acadêmicos, mas quando olhava para o tanto de papelada que eu tinha que lidar, com emails não respondidos se acumulando na caixa de entrada e textos a serem lidos, minha reação era de me afastar de tudo isso para buscar um espaço no qual pudesse pensar e decidir o primeiro passo. Essa busca pelo espaço é muito comum, pois no centro do furacão não conseguimos ver a situação como um todo e ter total conhecimento sobre sua dimensão.

Resolvi tirar o domingo (ontem) para fazer uma super faxina por aqui. Arrastei móveis, limpei cada canto, tirei roupas das gavetas, esvaziei armários e troquei muita coisa de lugar. Foi cansativo? Demais! Mas a sensação de leveza depois de horas de arrumação e um banho energizante é recompensador. É como tirar um peso sobre os ombros, as energias parecem fluir melhor e minha mente consegue visualizar com mais clareza tudo que preciso fazer.

Se você também se encontra com a mente agitada, com muitos compromissos mas sem conseguir dar conta de nenhum deles e com uma bagunça mental, experimente fazer uma super faxina. A limpeza do ambiente físico ajuda a abrir espaço na mente, fazendo com que não apenas o nosso chão, mas também a nossa mente funcione com mais clareza.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

4 comentários leave one →

  1. Fiquei fã do teu site <3

    Responder
  2. Camile, é exatamente o que vou fazer. E hoje mesmo! Meu namorado é muito desorganizado, aí quando eu percebo a casa já está toda bagunçada, então eu fico triste, com preguiça, não faço nada e, quando eu vejo, o que demandava uma simples organização vai me levar um dia todo de faxina. Não faz sentido deixar para depois, até porque, como você disse (e eu sou assim também), parece que nada flui enquanto a tarefa fica pendente.
    Agradeço o empurrão, hehe. 🙂
    Beijos,
    Bru

    Responder
  3. Ana Paula

    Camile,

    Também sou exatamente assim. Se a minha casa não está organizada não consigo me concentrar nos estudos ou no que é que devo fazer. Quando tudo está organizado, me sinto aliviada, outra pessoa e tudo se torna mais fácil. Eu fico mais eficaz!
    Adoro seu blog.

    Beijos

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)