Beleza & Saúde

Declutter e organização dos meus cosméticos

19/05/2016

Declutter e organização dos meus cosméticos | Camile Carvalho #camilecarvalho

Dando continuidade ao post anterior, hoje vim contar como fiz a organização dos meus cosméticos e maquiagens e como fiz a separação do que fica e do que seguirá outro destino. Se você ainda não leu o post anterior, clique aqui para ler.

Lembro que os posts mais acessados da época do blog Vida Minimalista eram aqueles em que eu mostrava, de forma bem pessoal, o dia-a-dia de uma organização com aquelas fotos de bagunça real. Sei que esse tipo de post aproxima ainda mais meus leitores, principalmente aqueles que estão buscando mudar suas vidas e ter um estilo mais simples.

De nada adianta apenas falarmos, se não mostramos como realmente funciona na realidade, e um dos meus projetos é voltar a compartilhar com vocês minhas arrumações, resultados e reflexões que faço enquanto me organizo.

Estou na energia de buscar comprar com mais consciência, respeitando agora não apenas os critérios cruelty-free, mas também conhecer produtos veganos e/ou orgânicos. Sei que é uma tarefa um tanto difícil, mas se a cada produto que acabar eu pesquisar antes de comprar um novo aleatoriamente, aos poucos terei apenas produtos que correspondem aos meus critérios.

Declutter e organização dos meus cosméticos | Camile Carvalho #camilecarvalho

~ tudo do armário

A organização

No meu guarda-roupas tenho uma parte onde guardo meus cosméticos (uma parte fica no banheiro), maquiagens e acessórios. Na época em que estava buscando viver uma vida minimalista, essa parte ficava muito organizada, mas bastou relaxar um pouquinho para que a bagunça voltasse com tudo.

Pra começar a organização, peguei tudo que tinha nesse espaço do meu guarda-roupas e coloquei no chão do quarto: cosméticos, maquiagens, acessórios e todas as tralhas. Acho esse passo importante pra termos a dimensão exata da quantidade de coisas que temos.

Como se não bastasse, ainda peguei todos os meus cosméticos do banheiro (exceto shampoo e condicionador) e juntei aos que estavam no chão, me fazendo perceber que sim, tenho coisas demais. E sim, tenho muitos produtos que não são cruelty-free, sejam porque ganhei ou comprei há muitos anos – o que é pior, pois significa que provavelmente estão fora da validade.

Declutter e organização dos meus cosméticos | Camile Carvalho #camilecarvalho

~ tudo do armário + banheiro

O que vai pro lixo

Neste caso, entendam lixo como reciclagem ou destinação correta a cada item. Peguei as embalagens de produtos, uma a uma e observei a validade. Separei em uma sacola tudo que vai para o lixo, ou seja, que já passou da validade ou que o produto já não apresenta mais um aspecto bom. Em alguns casos, podemos ter o produto ainda dentro da validade, mas por mal armazenamento acaba perdendo suas propriedades.

 Declutter e organização dos meus cosméticos | Camile Carvalho #camilecarvalho

vão pro “lixo”: fora da validade e estragados

O que fica e o que vai

Produtos de empresas que testam em animais foram colocados em uma sacola. Muitos não foram comprados por mim, mas às vezes ganho de presente e deixo encostado num canto, ou são daquela leva antiga, de quando eu ainda não consumia produtos cruelty-free e os tinha guardado pra usar até o final.

O que acontece é que por saber que testam em animais, fico evitando usá-los, até mesmo porque provavelmente tenho outros semelhantes cruelty-free. O destino final será doação. Muitos estão bons e quase sem uso e não tem motivo pra descartá-los. Seria desperdício.

O que se repetirá

Alguns produtos que tenho são tão bons (cruelty-free, veganos e orgânicos) e foram frutos de uma pesquisa anterior, como a minha pasta dental orgânica da Contente (Suavetex).

Agora que tenho uma visão geral do que tenho após o declutter, fica muito mais fácil me organizar pra usar os produtos até o fim e buscar conhecer outros que se adequem à minha nova visão. Alguns produtos já estão acabando, pois estou dando prioridade com o Project 10 Pan e logo atualizarei vocês sobre o andamento dos projetos e mudanças.

E você, usa produtos que não realizam testes em animais e/ou veganos, orgânicos? Compartilhe sua dica aqui!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

4 comentários leave one →

  1. Aline Souza

    Eu uso algumas maquiagens da Alva e Bioart (Alva é bem carinho, mas como dura bastante, acho que vale a pena). Produtos para cabelo uso algumas coisas da Arte dos Aromas, além de óleos como óleo de coco, azeite, jojoba. Os cosméticos da Multivegetal também são ótimos, tenho um creme para o rosto de erva mate que solucionou minha pele seca. ^^

    Responder
    • Obrigada pelas dicas! Alguns desses eu não conhecia! Quando os meus acabarem, vou pesquisar pra ver se substituo. Alva, por exemplo, ainda não tinha ouvido falar. E óleo de coco é maravilhoso, né! <3

      Responder
  2. Marluce

    Oi Camile. Fiquei curiosa quanto à destinação dos produtos que vão para o “lixo”. Eu tenho uma dificuldade enorme de me desfazer dos meus produtos de maquiagem vencidos, pq fico com a consciência pesada de colocar no lixo comum e não sei o que fazer. Acabam ficando guardados, mesmo que eu não os use. Já vi que tem algumas empresas que recolhem, mas não são todas. Você poderia detalhar num post futuro, como conseguiu dar destinação correta para cada um dos produtos que vão para o “lixo”. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder
    • Olá, Marluce!

      Obrigada pela sugestão de posts. Na loja Renner, há uma caixa pra recolhimento de maquiagens destinadas à reciclagem. Já deixei por lá algumas das minhas vencidas, mas outros produtos também podem ser colocados pra reciclagem de plásticos, papéis (embalagens de papel) e vidros. Pra esse caso, a única coisa que temos que fazer é lavar o conteúdo pra não ter resíduos. Eu aproveito pra lavar durante meu banho, assim, se acaba um pote de creme de cabelos, ali mesmo já lavo.

      Mas depois vou fazer um post explicando melhor. 🙂

      Beijos!

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)