Se tem um perfil no Instagram que eu recomendo, é a da Rachel Brathen, mais conhecida como Yoga Girl. Nascida na Suécia, publicou seu primeiro livro Yoga Girl contando sobre sua vida desde a infância, com muitas perdas e revoltas até seu processo de transformação, quando conheceu a Yoga e passou a enxergar os acontecimentos de uma outra forma, perdoando e fazendo as pazes com o passado. Hoje Rachel Brathen é instrutora de Yoga e tem uma ONG de resgate de animais, e seu livro é uma mistura de autobiografia, dicas de alimentação saudável, ensinamentos de yoga e reflexões sobre desenvolvimento pessoal.
Instagram: @yoga_girl
Após uma viagem com a família para Tailândia, Rachel conheceu a meditação e a prática de yoga, mas nem tudo foram flores em sua vida. Após a separação traumática de seus pais e a perda de seu padrasto num desastre de avião, por quem era muito apegada, Rachel cresceu se sentindo culpada por diversas situações desagradáveis que aconteceram em sua família, inclusive a tentativa de suicídio de sua mãe, que lhe deixou uma carta antes de tentar tirar a vida.
Com tudo isso, Rachel cresceu uma adolescente revoltada que se jogou no álcool e drogas, chegando ao ponto de ser levada para casa pela polícia. Segundo ela conta, era uma forma de autodestruição, uma não-aceitação que vinha sendo alimentada desde criança e que crescia como uma bola de neve a cada dia.
“Para cada pessoa que está sempre sobre um tapete de yoga. E para aqueles que nunca pisaram… especialmente para você.”
Não sabendo mais como lidar com a filha problemática, sua mãe lhe inscreveu em um retiro de meditação, num ato de desespero, como uma última ideia para tentar ajudar a filha de alguma forma, e isso foi o pontapé inicial para uma grande transformação interna. Ali, naquele retiro, Rachel conta que entrou em contato consigo mesma, com sentimentos e pensamentos com os quais deveria aprender a lidar, mas foi em uma viagem para Costa Rica que começou a praticar yoga e a conhecer pessoas que a ajudariam a fazer uma grande mudança em sua vida. Hoje a Yoga Girl mora em Aruba, é instrutora de yoga e viaja o mundo participando de retiros e conferências.
“A mente tem uma tendência a buscar os piores cenários. Quando estamos imersos em um pensamento, sempre nos encontramos presos em pensamentos repetitivos, julgamentos, rótulos e negatividade.”
O livro foi lançado em inglês nos EUA, mas já tem a versão portuguesa, para quem é de Portugal. Fiz a leitura em inglês, mas aguardo ansiosamente a versão brasileira, que será lançada em breve, mas pra quem está interessado em ler agora, é uma leitura leve e fácil, com muitas imagens e esquemas de sequências de yoga, receitas de sucos e comidas saudáveis e fotos inspiradoras de suas práticas de yoga nas praias de Aruba e sobre a prancha de Stand-up (SUP Yoga).
“Yoga envolve muito mais que posturas físicas praticadas no tapetinho.”
Yoga Girl é um livro recomendado a todos que querem conhecer um pouco mais sobre yoga e transformação pessoal, desde professores até quem nunca pisou sobre um tapetinho. Quem sabe não é um pontapé inicial para fazer uma mudança na vida? Às vezes pensamos que estamos em uma situação difícil de ser resolvida, mas quando lemos histórias de vida como a de Rachel Brathen, percebemos que nada é impossível quando aprendemos que tudo é controlado pela nossa mente, e que somos o que pensamos.
Se plantamos bons pensamentos, colheremos os bons frutos. Resta a nós decidirmos no que vamos focar nossas vidas.
Você pode adquirir o livro da Yoga Girl pela Amazon.
Insights
“A coisa mais importante não é o que acontece com você na vida, mas como você escolhe reagir ao que acontece.”
“Todos nós temos ideias diferentes sobre o que é um corpo bom, mas minha definição é essa: todo corpo é um corpo bom.”
“Eu aprendi que para viver uma vida que faça seu coração bater mais forte, você precisa abandonar o medo. Nós devemos abandonar o medo – todos nós, como um todo – e movermos no sentido que o amor quer que nos movamos.”
E vocês, já conheciam a Rachel Brathen? Alguém já leu seu livro Yoga Girl?
]]>
Oi Camile! Ainda não li o livro mas queria muito ler. Está na minha lista de próximas compras 🙂 Já tinha lido várias reviews e todas elas foram bastante positivas, tal como a sua! Agora fiquei ainda com mais vontade de ler.
Beijinho*
Eu to looooooucaaaaaaaaa atrás desse livro! Não comprei ainda pq o impresso é muito caro, mas vou comprar meu Kindle esse mês e com certeza será minha primeira compra! Amo a Rachel, ela é muito inspiradora. Fui no workshop de yoga que ela deu aqui no Brasil ano passado e foi maravilhoso!
Adorei ler a resenha!
Beijos
Este livro faz parte da lista de livros que quero ler já há algum tempo. Mas confesso que depois de ler este post fiquei ainda com mais vontade de o ler.
Não posso deixar de agradecer por tantas partilhas que aqui fazes neste teu lindo blog, que eu tanto adoro ler. Muito muito obrigada.
Beijinhos**