Categorias: Desapego

Vamos desapegar de sentimentos ruins?

Vamos desapegar de sentimentos ruins? | Vida Minimalista | vidaminimalista.com

Muito falamos sobre o minimalismo com dicas de como desapegar de objetos que não precisamos mais, de relacionamentos que só nos fazem mal mas, e em relação aos sentimentos ruins que cultivamos? Nem sempre é bom mantermos amizades destrutivas por perto ou pessoas que sugam nossa energia e nos querem mal, mas perdoar e esquecer também é um ato de afastar mágoas do passado que não fazem mais sentido.

Faz alguns anos que eu recebi um email de um amigo meu do passado, me pedindo perdão pelo que ele havia feito comigo. O assunto é pessoal e não vou expor a situação, mas minha reação ao ler foi engraçada. O que ele havia feito comigo? Eu nem me lembrava mais!

Este amigo passou um bom tempo se sentindo culpado pelo que havia feito até criar coragem de me procurar, mas eu segui minha vida adiante e tais problemas que tivemos de relacionamento já não habitavam mais a minha mente, diferentemente dele, que tirou um peso das costas ao voltarmos nossa amizade e receber o meu simbólico perdão.

Muitas vezes ficamos magoados e acabamos acumulando sentimentos ruins contra determinada pessoa. Vingança é um deles, que acaba destruindo mais a nós mesmos do que ao nosso alvo. Tal sentimento vai nos corroendo, machucando cada vez mais nos impedindo de seguirmos em frente. Mas, o que fazer quando passamos por uma situação dessas?

O melhor a ser feito é perdoar, esquecer e seguir em frente. Sei que é difícil quando somos injustiçados, mas temos que nos lembrar sempre que somos humanos e portanto, errar faz parte. Eu poderia ter passado um bom tempo querendo me vingar do que ele fez, mas decidi continuar minha vida buscando outros caminhos e foi bem melhor pra mim. E mesmo que o outro não tenha se desculpado, de que adianta cultivarmos um sentimento ruim por alguém? Será que vale a pena desejar o mal ao outro, só porque uma amizade acabou de forma injusta, por exemplo? O que ganharemos com tanto sentimento ruim direcionado ao outro?

Na maioria das vezes, ao tentarmos magoar, nos vingar ou prejudicar o outro por nos sentirmos injustiçados, quem mais sofre as consequências somos nós mesmos. O desapego é o melhor caminho, pois evita que nossos pensamentos fiquem fixos em algo negativo. Portanto, se alguém não te fez bem e você guarda mágoas, deixe que essa pessoa vá embora livremente. Acumular rancor não afetará o outro, apenas a nós mesmos.

Vamos desapegar de sentimentos ruins pra dar espaço aos bons e produtivos? Não tem sensação melhor que se desprender de sentimentos que não fazem mais sentido cultivar.

 foto: We heart it

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários

  1. Com certeza, Camile. Guardar ressentimentos é péssimo pra quem o faz. Aliás, cuidar de nossas reações é sempre bom. A resposta é fator determinante para o desfecho de uma conversa.

  2. Concordo com você, Camile. Uma vez li alguma coisa em algum lugar que dizia que quando sentimos raiva de alguém é como se segurássemos uma brasa. Só faz mal pra gente. Então, perdoar é sempre a melhor opção. Só que quanto mais amamos a pessoa, quanto maior a proximidade que temos dela, mais difícil é. Nos sentimos traídos e injustiçados, como você mesma disse.
    Perdoar é algo que vamos conseguindo fazer gradativamente, pois requer uma mudança interior. Hoje acho mais fácil perdoar, mas te confesso que ha 2 meses atras não achava isso. Estou me abstendo de stressar por coisas que não podem mudar. Minha parte eu faço, dou o meu passo e sigo em frente. Mas que não é fácil, ah, isso não é!

    1. Gostei da comparação, realmente é como segurar uma brasa. Nós somos os mais prejudicados!

    2. Verdade, cada vez mais eu me apego no fato de que viemos e vamos partir sozinhos desse mundo, portanto, não faz sentido acumular riquezas ou apegar a sentimentos vagos.

  3. A falta de perdão é como uma prisão para a nossa alma. Vemos isso retratado no livro de Mateus capitulo 18, versos de 18 à 35 (Bíblia). Por um tempo meu sofri com esse tipo de prisão, mas hoje procuro exercitar o perdão. Isso é libertador! Bom texto Camile!

  4. Nossa Camile eu falei disso no meu canal esta semana, neste video: http://www.youtube.com/watch?v=PoTlIKGc2s4
    Vou inclusive comentar do seu post no video de amanhã. Estou gravando um video por dia falando do meu caminho em direção ao frugivorismo e ao minimalismo e o seu blog foi um dos que me inspirou no caminho minimalista. Muito obrigada por me inspirar a tirar as tralhas de todos os tipos da minha vida 😀

  5. Engraçado, tava precisando muito ler algo desse tipo. Quando guardamos um sentimento desse porte realmente nos prejudica muito. Mas as vezes é tão difícil acabar com ele né?! Poderia ser tão mais fácil. Mas a gente sempre tem mania de dificultar as coisas que poderiam ser mais simples. Leio sempre seu blog, mas hoje é meu primeiro comentário. haha Adoro ele, parabéns! (:

    1. É difícil sim, mas com o tempo vamos conseguindo mudar algumas coisas em nós, como o orgulho (um dos meus piores inimigos). Obrigada por comentar, fico muito feliz em receber o feedback dos leitores. 🙂