Categorias: Meu Diário

Você usa tudo o que compra?

Você usa tudo o que compra? | Vida Minimalista por Camile Carvalho

Esses dias eu estava organizando meus produtos de beleza e maquiagem, quando me deparei com alguns velhos, e fora da validade. Não teve jeito, acabei jogando no lixo os produtos vencidos. Todos sabemos que é perigoso usar cosméticos velhos, pois pode nos causar reações alérgicas e outras dermatites. Aproveitei também pra minimizar a enorme quantidade de produtos que tinha no armário do banheiro. Sempre tive a mania de comprar cosméticos, principalmente cremes pro cabelo, e estabeleci uma nova regra em relação a eles: Só comprarei um novo quando o que eu tiver acabar.

Como divido o banheiro com minha prima que mora qui, é natural que tenha mais produtos que o necessário pra uma pessoa, já que possuímos cabelos e tipo de pele diferente, requerendo um produto específico pra cada uma de nós duas. Porém, o que ví no banheiro não foi exatamente o dobro de produtos, mas praticamente 5 vezes mais que o necessário.

Levando em consideração que dentro do box havia 1 shampoo, 1 condicionador e 1 sabonete dela, e o restante era meu, ficou claro que a culpada da tralha era eu. Não mexi em nada, e não retirei nenhum produto, apenas decidi usar um de cada vez, até acabar, para então começar a usar o próximo. Estabeleci que só comprarei um novo shampoo, um novo condicionador, creme de hidratação ou ampolas quando não tiver mais nada na embalagem. Isso vai me ajudar a economizar, a aproveitar melhor cada produto e escolher bem na hora que for comprar.

Com as maquiagens foi a mesma coisa, assim como perfumes e cremes. A decisão de usar cada um deles até o final nos dá a chance de realmente aproveitar aquele produto que investimos nosso dinheiro, nos dá o controle dos gastos sobre cada um deles e o prazer em usá-los. Porque não há nada mais desanimador que economizar um creme porque teve um custo elevado, e depois descobrir que ele passou da validade sem usarmos.

Portanto, use seus produtos. Faça com que seu investimento tenha valido à pena. Não o deixe estragando num armário de banheiro. Você vai ver que a satisfação de “ter”  é muito maior quando o usamos do que quando o exibimos como um troféu na prateleira.

Ao invés de se render a novos cosméticos que parecem nos hipnotizar nas lojas, use até o final aquele que você tem em casa. E quando for comprar, compre com consciência. Eu dou preferência a produtos Cruelty Free, que não possuem em sua composição derivados animais e nem são testados neles. Como médica veterinária, abraço essa causa com todo o carinho, mas deixarei pra falar sobre isso mais pra frente.

]]>