Todo dia eu organizo uma parte pequena do meu universo pessoal. E hoje não foi diferente: tirei uns 15 minutos apenas para organizar as pastas dos meus favoritos do Google Chrome. Como pode uma ação aparentemente tão insignificante mexer tanto conosco?
Eu tenho costume de salvar artigos para ler depois no Pocket. Outras informações, como comprovantes ou textos que têm relação com algum projeto em andamento, capturo pro meu Evernote. Mas eu não sabia que tinham tantos links noas minhas pastas de favoritos desde a época do meu mestrado, e olha que eu o concluí em 2020!
Organizar cada link, clicar pra ver do que se trata, deletar uma pasta inteira sem me preocupar com o que tinha dentro, checar se alguns sites ainda existiam ou simplesmente renomeá-los foi o que fiz nesse pequeno tempo de organização. Descobri, que havia salvo um site de cursos online gratuitos chamado Abeline, que olha só, tem uns cursos bacanas mas que eu sequer tinha visto com calma.
E, um por um, fui organizando, remanejando, deixando as coisas todas mais clean. Do meu jeitinho.
E olhar para o navegador, um lugar onde passo grande parte do meu tempo no computador, e ver tudo organizado não tem preço. São esses pequenos prazeres de um ambiente organizado que me motivam a ser mais produtiva, pois produtividade, para mim, significa ter foco no que precisa ser feito. E com tudo bagunçado não tem como encontrar o que se precisa tão facilmente.
Uma simples organização dos meus favoritos me fez refletir. Talvez pelo cheirinho de café sobre a mesa misturado com a chuva que cai lá fora. Não sei. Eu só sei que estou feliz em olhar para cada cantinho da minha vida e organizá-lo cuidadosamente.
E você? Tem cuidado dos cantinhos da sua vida?
Tenho vivido um momento parecido… mas ainda lutando pra entender qur pode ser um pouquinho por dia. Nunca tinha tido tanto prazer em arrumar, organizar, decorar minha casa e minha vida. Ler sobre isso e o seu processo me ajuda a refletir sobre o meu. Gratidão. 🙏😘