Categorias: Organização

Como organizar arquivos de fotos

Como organizar fotografia digital | Vida Minimalista

Final do ano chegando e mesmo que datas sejam apenas convenções, sempre me animo pra encerrar um ciclo com tudo em dia. Nessas últimas semanas arrumei meu quarto, fiz faxina, reorganizei meus livros (é importante de tempos em tempos tirar a poeira e folhea-los pra arejar) e hoje aproveitei um tempo livre pra organizar minha pasta de fotos do computador.

Em 2013 decidi organizar as fotografias digitais de uma maneira diferente. Já contei aqui no blog que arrumar pastas por mês tem me ajudado muito na hora de passar as fotos pro computador e também encontrá-las. Tenho prós e contras, mas aos poucos vou encontrando o que melhor se adapta a mim. Como sempre falo, tenho muitas porque sou apaixonada pela fotografia (sabe aquele parente que sempre leva a câmera pras festas?) e acabo ocupando boa parte – ou a maior parte – do meu HD com esses arquivos. Por causa desse grande volume, optei por organizá-las por ano e mês.

Prós

  • Quando descarrego as fotos, já sei em que pasta colocá-las. Não tem erro.
  • Quando encontro algum arquivo solto, vejo em sua informação (EXIF) qual a data que foi feita e coloco na pasta do mês correspondente.
  • É mais fácil de abrir uma pasta e olhar quais eventos ocorreram no mês.
  • Foto solta, sem fazer parte de um grande evento, não precisa ser categorizada, apenas a coloco na pasta do mês.

Contras

  • Quando preciso encontrar uma foto e não sei em que mês ela foi feita, preciso procurar em cada uma das pastas.
  • Um mês pode conter fotos demais, dificultando encontrar alguma específica.

Ainda estou pensando como melhorar o arquivamento das fotografias digitais, mas enquanto não encontro o método perfeito, peguei uma caneca de chá e fui vistoriando, pasta por pasta, o que poderia ser deletado e mantendo apenas as fotos apresentáveis. Não fiz um declutter minucioso, apenas olhei superficialmente e fui deletando, sem dó o que eu jamais usaria.

O que apago:

  • Fotos borradas/tremidas
  • Fotos duplicadas
  • Fotos muito parecidas
  • Fotos mal enquadradas
  • Fotos que não dizem nada (de que adianta ter uma foto de areia?)

Com esse declutter superficial, consegui reduzir bastante o número de fotografias armazenadas no meu computador. Foram embora 2Gb de fotos lixo, que não serviam pra nada. Considerando que minha pasta tinha 10Gb de fotos do ano inteiro, achei uma redução pequena, mas como eu disse, foi bem superficial, sem analisar cada uma delas de forma mais profunda.

Me sinto mais leve com esse declutter, pois de nada adianta mantermos arquivos em nossos computadores que não servem para nada. Se eu tiver que mostrar algumas fotografias pra amigos ou família, aquelas que deletei não farão falta.

Agora estou pensando em alguma forma de fazer backup nas nuvens. Não confio muito em usar apenas meu HD externo, já que há alguns meses ele foi infectado por um vírus e quase perdi tudo. Estou entre utilizar o Flickr, abrindo uma conta privada pra guardar todas as fotos de 2013 (para testar) ou utilizar o Google. Alguma sugestão? Como vocês guardam suas fotos?

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Eu costumo guardar tudo no Disco Externo e aquelas fotos raras que me dizem muuuito deixo uma ou outra na drop =)
    Neste momento estou organizando por mês pois não tenho tirado muitas fotos.. Mas antigamente colocava o mês e o nome do evento, por exemplo AGOSTO MEU ANIVERSARIO, AGOSTO ALGARVE 20 a 25. Isso me ajudava a saber o que tinha ali guardado de um modo resumido =)
    Parecendo que não, 2Gb já são “qualquer coisa”. É exatamente como termos um lixinho na nossa mesa de cabeceira, por muito pequeno que seja, sem ele lá faz um bem enorme! eheheh

  2. Amo fotos e minha máquina não sai da bolsa hehehe…
    Eu faço há bastante tempo esse esquema e funciona muito!
    Criei uma pasta padrão com pastas dos meses e dentro das pastas dos meses criei todos os dias!
    Então quando inicia o ano já copio essa pasta “padrão” e coloco o nome do ano em que está começando e durante o ano só vou guardando nos dias certos e isso também vale para vídeos!
    Quando termina o ano dou uma olhada e excluo tudo que não ficou legal, pois sempre me pergunto “revelaria ou não? Se sim mantenho, se não revelaria já exclui!
    Assim vou fazendo com todas as pastas e excluindo as que não foram usadas e nomeando as que foram dias de festas e aniversários!
    Depois o que sobrar eu gravo em DVD para olhar e mostrar aos amigos ou simplesmente revelar num futuro bem próximo!
    Assim faço com as fotos de praticamente toda família fazendo sempre um DVD reserva que guardo pra mim caso as pessoas percam o deles!!!

  3. Olá!
    Queria deixar uma sugestão para minimizar os efeitos do “contra” referido. Ao utilizar o Picasa, podemos ver as fotos todas onde uma pessoa aparece (após identificarmos em alguma, ele automaticamente encontra as outras onde a pessoa possa aparecer). Assim, torna-se muito fácil encontrar fotos com pessoa x, ou uma foto especifica que estejamos à procura. Pelo menos ajuda para fotos de pessoas.
    Filipa
    http://www.welc-home.blogspot.pt

  4. Olá acompanho seu site sempre que possivel, as dicas são ótimas.
    O modo de organização que faço é separar as pastas por ano e dentro da pasta eu crio outra pasta com o evento que fui por exemplo: pasta ano 2013/pasta Exposição Kubrick e assim por diante.

  5. Sugiro criar palavras chaves: Familia, Aniversários, Viagem, Baladas… e dentro ter as pastas por mês e ano.
    Beijo.

  6. Eu também guardo as fotos por ano e depois por mês. Dentro de cada mês, separo por dia e identifico o evento (parque, feira, férias), uma palavra que serve de indexador. Assim, faço uma busca no pesquisar, dentro do mês e até do ano e acho a pasta. Sempre uso esta ordem: AAAA-MM-DD+PALAVRA REF. Desta forma, as fotos se organizam em ordem cronológica.

  7. Então, estou tentando organizar minhas fotos e fazer um backup não só em razão dos vírus, mas o risco de uma hora ser vítima de algum tipo de crime e perder arquivo (em 2009, arrombaram minha casa e levaram meus computadores, hd, notebook, tudo do meu casamento e lua de mel estava lá…) Eu preferi o google drive, ao dropbox. Fica mais fácil até na hora de compartilhar. E as vezes faço esses trabalhinhos no trabalho. Como o acesso é limitado a algumas ferramentas, o drive não é…então…tenho amado. =)
    Sobre a organização, estava meio perdida salvando as fotos por eventos, mas isso fica complicado as vezes, pois tem fotos do dia-a-dia.
    Então, gostei da ideia de organizar por mês e quando tiver um evento com muitas fotos, crio uma pasta para ele.

  8. Oi Camile! Comecei a te seguir faz pouco tempo. Tudo bem?
    Eu organizo por dia com a data ao contrario e coloco o tema das fotos no final. As pastas ficam assim:
    2013-12-20 festa no fulano
    2013-12-24 a 25 natal na familia
    2014-01-02 a 05 viagem tal
    Voce pode fazer isso manualmente ou automaticamente, pelo Lightroom. O programa descarrega e organiza suas fotos pela data, e depois vc coloca os nomes.. 😉
    Agora que eu vi que é parecido com o jeito da Patricia, mas eu nao separo por mes. como tem do lado o nome dos eventos, eu deixo tudo em uma pasta só.
    Beijos!

  9. Olá Camile,
    Acabei de conhecer o seu site pelo facebook, estou gostando muito dele!
    Já passei por essas dificuldades a melhor solução que encontrei para as minhas necessidades foram:
    – Organizar por datas, separando as pastas apenas por anos. Dentro de cada ano, eu separo as pastas por DIA, da seguinte forma: construo a pasta seguindo o padrão (ano)(mes)(dia), por exemplo, 20140407 (7 de abril de 2014). Com isso, tenho as fotos organizadas por datas, independente da quantidade.
    – Problemas em localizar as fotos? Instalei o Picasa do Google, com ele é possível criar tags para as fotos e as pastas. Com um pouco de paciência cataloguei todas minhas pastas e fotos. Acredite ou não, são 11 anos de fotografias digitais, mais de 10 mil fotos! Hoje basta eu digitar o nome de alguém ou qualquer outra palavra chave, para ele me retornar tudo o que desejo. 😀
    – Elas ficam armazenadas em meu computador, mas tenho um HD externo só para fazer backup delas. Pela quantidade e espaço utilizado, a opção de armazenar em nuvem é inviável para mim. Sem, sempre faça backup!
    Espero que seja de alguma valia minha experiência. Um abraço e sucesso com seu site!

    1. Olá, Reginaldo!
      Gostei muito das suas dicas, organizar por datas é ótimo, pois dá pra localizar a pasta que queremos de forma rápida e fácil. O Picasa também é uma ótima ferramenta, mas nunca testei da forma que você fez, inserindo tags e reconhecendo rostos. Também tenho muitas fotos armazenadas e acredito que tirar um dia pra organizar tudo vai facilitar demais futuramente.
      Você não tem medo de perder o backup do HD externo? Tenho um, mas já li relatos de que o disco queimou e a pessoa perdeu tudo. Fico na dúvida se guardo tudo lá ou nas nuvens, como no Flickr, por exemplo, que tem muita capacidade de armazenamento (1 Tera).
      Abraços e volte sempre!

  10. Olá,
    Como você está nessa pegada minimalista e com medo de perder seu backup para vírus, uma sugestão que tenho é: migre para o GNU/Linux.
    Dentro da proposta minimalista ele encaixa como uma luva, visto que é Software Livre e, portanto, pode ser editado à vontade. Não ter habilidade de programação não torna-o menos compatível com a proposta, visto que o sistema de compartilhamento de bibliotecas o faz bem mais leve do que sistemas proprietários. Além, claro, de que qualquer coisa aberta e desenvolvida em comunidade ser eticamente muito mais interessante.
    Quanto ao medo de vírus no seu HD de backup, você irá minimizá-lo ao utilizar o GNU/Linux, devido à segurança que este apresenta. A imensa maioria dos vírus existentes hoje são feitos para o Ruindow$, não funcionando então no GNU/Linux.
    E, claro, lembre-se sempre que para um backup eficiente não basta ter uma cópia, principalmente se ela estiver no mesmo local que o original. Se, bate na madeira, sua casa pegar fogo, nada adiantará ter vinte backups no seu quarto. Assim, sempre tenha mais de um backup das coisas importantes e em locais diferentes. A nuvem, vale lembrar, não é nada mais que um HD em algum lugar do mundo onde suas coisas estão salvas – se elxs podem manter seus dados em segurança, você também pode.
    =]

  11. eu fiz um grande backup de todas as fotos da família (desde 2004), foi foto pra caramba… levei um ano pra conseguir passar tudo e ainda nem comecei a atacar os vídeos…
    as fotos ficavam no hd externo e mídia de dvd, mas não tinha muita utilidade porque ninguém nunca olhava as tais fotos, então passei tudo pro perfil do google plus da minha mãe – que ama olhar fotos antigas – e agora ela fica horas se divertindo e compartilhando com os parentes.
    mas quero fazer um terceiro backup online, ainda estou pensando se uso o flickr ou outro site similar, só quero encontrar algo que vá durar muitos anos.
    agora as minhas fotos pessoais que não são tantas assim eu uso o dropbox e o onedrive, da microsoft.

    1. O Google Plus é bem legal pra fazer backup, tenho usado também e estou gostando mais que o Flickr. Tenho fotos mais antigas guardadas no HD externo e vejo o mesmo problema que você, quase nunca olho as fotos porque dá um trabalho conectar o HD só pra isso. Se tiver alguma sugestão de outro serviço online me avise, vou querer experimentar! 😀