Eu tenho uma mania: vejo meus livros como material de consulta e não como uma leitura que se encerra quando concluo o último parágrafo.
E esse é um dos motivos pelos quais prefiro o livro impresso, mas também por outros motivos que vou listar a seguir:
- Posso folhear livremente pra achar alguma parte
- É mais fácil de encontrar minhas anotações, desenhos, esquemas que escrevo à lápis
- Posso usar flags coloridas e categorizar por tema
- Posso usar meus marca-textos (embora no digital também tenha essa possibilidade)
- Colo post-its nas páginas resumindo ou comentando algo importante
- Uso os livros como meus próprios cadernos não precisando escrever sobre eles em nenhum outro sistema (faço apenas se quiser)
Claro que tem contras, mas hoje vim falar dos prós de continuar comprando livros físicos. Mas agora quero saber: pra vocês, quais os prós de continuar lendo em livros impressos em vez do digital?
Oie Camile!
Adorei os pros que comentou, eu adoro também folhear, gosto de anotar, gosto de ver eles na estante, para mim objetos tem energia, e a energia , o carinho que colocamos em cada livro, é algo que parece que permanece ali. Gosto muito de colocar aquelas flags coloridas. E o próprio manusear, pegar o livro, o cheiro do livro… muito bom.
Eu sinto que os livros físicos mexem com alguma parte do cérebro de forma diferente dos digitais. Inclusive tem relação com foco e diminuição do stress durante a leitura.
Acho que toda experiência tátil, do mundo físico, ativa essas áreas que a internet não consegue. Sem falar do conforto ocular.
É por isso que prefiro livros físicos.