Acho que muitos aqui já estão acostumados a ouvir o termo Clutter, que significa entulho, tralha, desordem em inglês. O primeiro processo num estilo de vida minimalista é desfazer das tralhas que nos acompanharam durante toda a nossa vida, e a esse processo dá-se o nome de Declutter .
Muitas pessoas guardam roupas, brinquedos da infância, cadernos de escola, até mesmo depois de casados e com filhos. Se identificou? Eu sim, exceto a parte ‘casado com filhos‘. Porém, um dia a casa fica pequena pra suportar tanta tralha acumulada, que a solução acaba sendo mudar para uma casa maior, que significa gastar mais dinheiro e consequentemente trabalhar mais (ou se estressar mais) para sustentar um estilo de vida dessa maneira. Será que vale mesmo à pena passar mais horas trabalhando somente pra bancar os metros quadrados que você ocupa com lixo na sua casa?
Vou começar hoje uma sessão “Declutter” aqui no blog, onde colocarei minha jornada reduzindo o lixo da minha vida. Atacarei cada zona crítica, começando pela minha carteira, sempre tentando mostrar o antes e o depois, aguarde!
E você? O que desentulhou hoje? Que tal começar pela sua carteira? Papel de bala, extrato de banco, nota do pão de queijo de R$1 que você comprou na padaria da esquina e 300 cartões de crédito… Você realmente precisa andar com isso tudo? Pois então sinta-se desafiado a desentulhar sua carteira agora mesmo! =)
]]>
Olá! Legal ver que existe mais gente no Brasil que tenta adotar uma postura “menos”. Escrevi um post no meu blog sobre declutter, mas é pra um lado mais “filosófico” que esse seu. Em todo caso, se tiver interesse, ai está:
http://apenasmenos.com/entulho/
E aqui tem mais posts meus sobre minimalismo:
http://apenasmenos.com/tag/minimalismo/
Valeu!
Michael
Olá, Michael, seja bem vindo. Gostei muito da sua visão mais filosófica do entulho, rs, acho que não só coisas materiais são tralhas na nossa vida, mas pessoas também são, pensamentos, compromissos… Um grande abraço!
Agora vou ler com calma seus posts sobre minimalismo. =)
Abraços!