Acho que a coisa mais irritante de abrir uma caixa de email é perceber que, de 50 novos, apenas um ou dois nos interessam. E então você seleciona um por um e clica no botão deletar. Problema resolvido. Resolvido até o dia seguinte, quando tudo se repete.
Apesar de possuirmos atualmente bons filtros anti-spam nos principais serviços de email, é inevitável que recebamos alguns ou muitos em nossas caixas de entrada. Uma solução seria marcá-los como Spam e torcer para que o filtro funcione, o jogando na próxima vez naquela pasta isolada, mas às vezes, gastar um tempinho descadastrando em alguns serviços pode ser mais eficiente. Vou dar exemplos.
Quando nos cadastramos em sites de compras ou serviços online, quase nunca lemos aquele texto imenso de contrato de serviço. Clicamos em concordo pra pularmos logo pra etapa final sem perceber que ali está escrito que receberemos email de marketing. Outro caso comum é quando aceitamos por conta própria receber novidades e promoções sobre um site, mas acabamos nem lendo o que recebemos. O resultado é um acúmulo de TVs, refrigeradores e livros piscantes em nossa caixa de email ali, acumulados porque não temos paciência para ficar lendo.
A dica para acabar com esse problema (ou reduzi-lo) é descadastrar destes sites que nos enviam constantemente propagandas. A tarefa é fácil, pois precisamos apenas identificar os principais sites que nos enviam tais emails, e na maioria das vezes com apenas um clique, estamos livres das propagandas chatas.
Vejam o exemplo abaixo:
Eu comecei a receber recentemente uns emails do Groupon (sem ter feito nada, juro), com ofertas de viagens. Devo ter me cadastrado em algum site que tinha parceria, mas isso não vem ao caso. Nele podemos ver, nas setas vermelhas, duas opções de manejo de recebimento de email: descadastrar com um clique e alterar os emails que recebe do Groupon.
Depois de um único clique em descadastrar, fui levada à uma página que me informou que meu email havia sido retirado do banco de dados completamente. A partir de agora não receberei mais nenhum email marketing dessa empresa.
Dê uma olhada em sua caixa de email e veja quais os principais remetentes dos emails chatos que você recebe. Role a página até o final e procure pelo link de descadastrar (ou unsubscribe, em inglês). Você vai perder alguns minutos fazendo isso, mas ganhará uma caixa de email limpa. Se quiser, faça isso também na caixa de spam. Eu fiz e funcionou perfeitamente, quase não recebo mais emails deste tipo.
E você, como anda sua caixa de emails?
Comecei a fazer exatamente isso há uns meses atrás e fez MUITA diferença na minha caixa de entrada…cheguei até a criar uma lista no Evernote com os nomes de todos os emails marketing de sites que cancelei e fiquei impressionada com a quantidade, mais de 20! O problema é que sempre tem aqueles emails que por má fé não incluem link de descadastro, ou quando incluem ele propositalmente não funciona…a "solução" que encontrei foi criar um filtro no gmail que os envia direto para a lixeira 🙂 ou reportá-los como spam quando for o caso
Criar um filtro que os envia diretamente para a lixeira é uma ótima dica, obrigada por compartilhar! Mas por enquanto ainda não encontrei nenhum de má fé, vamos ver até quando… rsrs
🙂
Quando eu solicitei o recebimento, procuro descadastrar direitinho, mas quando é um email que eu nunca solicitei, reporto spam direto, pois pedir pra descadastrar pode confirmar que seu email existe, e então passarem ele adiante para outros spammers !
Isso é verdade, Adriano! Quando é algo suspeito já clico em Spam, mas quando é algo que um dia fiz cadastro, uso o "descadastrar" como expliquei.