Nosso cérebro não pára de pensar nem por um momento, já repararam isso? Até mesmo ao praticarmos a meditação, temos a difícil missão de esvaziar a mente. Já tentei por diversas vezes pensar no nada, no vazio, mas sempre vem aquele pensamento sobre ações que devemos fazer, compromissos, o trabalho da faculdade, o livro que temos que devolver… quem nunca passou por isso?
O pior de uma mente agitada, é quando precisamos focar em alguma ação no momento, mas não conseguimos por causa dos vários pensamentos que nos dispersam do foco principal. Como lidar com isso, afinal?
Segundo David Allen, do livro A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done), nosso cérebro precisa ter a certeza de que tudo o que está pendente se encontra em um local seguro e que pode ser facilmente relembrado quando precisar. Sendo assim, ao escrevermos tudo o que está pendente de ação num papel, esvaziamos a nossa “memória RAM” do cérebro deixando-a livre para trabalhar com outras coisas mais importantes no momento. De nada adianta passarmos horas tentando escrever alguns parágrafos de um trabalho se em nossa mente estamos pensando que não podemos esquecer o pão de forma quando formos ao mercado, que precisamos fazer aquele telefonema importante e que se eu não devolver o livro à biblioteca amanhã, pagarei multa.
Como fazer?
Pegue um papel e uma caneta, e anote tudo o que vier em sua mente. Quando digo tudo, não é para ponderar. Sonha em conhecer a Rússia? Escreva! Quer aprender japonês? Escreva! O ato de escrever sem pensar e sem ponderar é o verdadeiro despejo mental. Não se autocritique, não pense que aquilo que escreveu é bobeira, muito menos pense que é um sonho impossível. A análise e a classificação entre ações possíveis ou impossíveis virá numa próxima etapa. O momento da coleta, é um momento só seu. Tente fazê-lo num ambiente tranquilo, onde não há a chance de ser incomodado por pelo menos 15 minutos. Ouça uma música tranquila, relaxante e deixe que seu cérebro trabalhe por você. Não importa se você vai escrever sobre um simples telefonema e logo abaixo estará a viagem dos seus sonhos, apenas escreva.
Veja abaixo um exemplo da minha última lista de Despejo Mental:
- Terminar o planejamento do livro
- Mandar o currículo para o estágio
- Ler Romeo and Juliet para a faculdade
- Pegar carteirinha da UERJ
- Fazer backup geral no computador
- Assistir o filme Anna, dos 6 aos 18
Agora imaginem que estou lendo Romeo and Juliet e do nada penso que preciso assistir o filme Anna, dos 6 aos 18, pegar a carteirinha da UERJ, fazer o backup no computador e que já que estou lendo um livro, também preciso terminar o planejamento do meu que aliás, ainda não enviei o currículo para o estágio.
Vai dizer que nunca se sentiu assim? Eu afirmo, isso tem cura! 😉
Por que não tentar fazer um despejo mental agora? Vamos lá, basta um papel e uma caneta! Aproveite o dia pra começar a se organizar. Não deixe pra segunda-feira o que você pode fazer hoje! Liberte-se da autocrítica e escreva tudo. =)
Recomendo fortemente que leiam o livro A Arte de Fazer Acontecer, do David Allen, no qual é explicada toda a técnica de implantação do método GTD de organização pessoal.
]]>
Eu faço seguido isso.Preciso!Organizo idéias e me programo.,Faz bem!!! beijos,lindo fds!chica
Realmente é muito bom ter tudo organizadinho, assim temos uma visão mais ampla de tudo o que precisamos fazer. 🙂
Adorei o blog, a temática dele tem semelhanças com a do meu blog, só que o meu ainda tá no começo assim como eu nessa minha minha jornada pra uma vida mais organizada e dedicada.
Quanto à técnica, normalmente eu anoto o que me vem na cabeça durante o dia num caderninho que carrego 🙂 rs
Interessante a técnica, e pensando aqui (é, as vezes eu preciso pensar), é realmente uma técnica eficiente esvaziar a “memoria RAM”, mas só isso não funciona… Alivia, mas não funciona…
Na verdade o pensamento está diretamente relacionado à ansiedade…
Li em um livro (“Sempre Zen”) uma vez, a melhor chave para esvaziar a mente e se manter tranquilo em qualqer momento da tua vida:
“Todo pensamento é passado ou futuro…”
Nessa simples constatação e observação da próprima mente, está escondida a chave do silencio, e da real mente serena.
Quer resolver a questão? Aplique a técnica da “memoria ram”, mas também se permita permanecer no Presente!
Abraços de Luz
Bruno Ananda
Li o livro do Allen recentemente. Muito bom, não é? Já tinha o costume de criar lista, depois da leitura, aprimorei as minhas técnicas. hehehe. Beijos.
Por incrível que pareça, coletar é o passo mais difícil para mim. Eu ainda não li o livro do Allen, preciso começar a ler, mas eu tento me adaptar o GTD conforme o que leio aqui e o que leio no Vida Organizada.
Seu post realmente abriu minha mente, agora eu tenho ideia do que é coleta mental.
Infelizmente não estou num espaço quieto e calmo agora, mas tentarei fazer isso amanhã.
Esse post me ajudou demais.
Beijos.