Categorias: Bem-Estar

Organizando as Maquiagens

Maquiagens

Hoje o papo é para as mulheres, mas homens também podem se interessar pelo assunto e aplicar as dicas para os produtos de higiene pessoal. Eu resolvi uma pendência, que estava postergando há algumas semanas. Organizei minhas maquiagens. Como toda mulher, eu acabava comprando, me empolgando, e muitas delas acabava nem usando. Como também decidi usar apenas maquiagens cruelty-free, resolvi separar aquelas cujas marcas tenho certeza que testam em animais (e fiz uma doação à minha mãe, pois não queria desperdiça-las) e aquelas cujas validades estavam vencidas, para descartar.

Fiquei surpresa com a quantidade que restou, e isso me fez bem. Fiz uma lista do que é necessário de maquiagem, o básico, e vou comprar agora apenas os itens que preciso. É muito bom ter o controle e fazer uma compra consciente. Me sinto muito mais organizada, e com a sensação de que estou realmente dando utilidade ao dinheiro que foi investido em cada produto.

A lista básica de maquiagem (de acordo com minha demanda) segue abaixo:

  • 1 base líquida
  • 1 pó compacto
  • 1 corretivo
  • 1 lápis de olho (ou delineador, se preferir)
  • 1 rímel
  • 1 ou 2 batons – No meu caso escolhi ter um com tom mais claro (nude) e outro mais escuro para eventos mais importantes, embora eu use mais o nude.
  • 1 blush
  • 1 kit de sombra – O ideal é termos uma paleta de sombras ao invés de sombras separadas. Assim economizamos volume e espaço.
  • 1 pincel de blush
  • 1 pincel de sombra – Ainda estou pensando se é realmente necessário.

Pode parecer muitos itens para alguns, ou poucos itens para outros, mas para mim é o ideal. Não uso maquiagem no meu dia-a-dia, às vezes apenas um corretivo e um lápis de olho, mas quando saio para algum lugar mais chique gosto de me maquiar, mas sempre bem natural, nada chamativo.

Agora precisarei descartar as maquiagens que já passaram da validade. Como farei isso? Alguém tem uma dica para que não sejam descartadas em lixo comum, o que contamina o meio ambiente?

]]>

7 comentários

  1. Oi Camile
    Em algumas lojas da renner já tem posto de coleta de maquiagem velha!
    Eu também procuro usar cruelty free mas o meu problema eh o filtro solar, não achei substituto pro roc ainda..
    Bjo!

    1. Michele, obrigada pela dica! Vou procurar amanhã na Renner aqui no Rio de Janeiro para me informar sobre o descarte das maquiagens! Ah, e filtro solar também estou em busca por uma cruelty-free. Se encontrar me avisa! 😉

  2. Eu quase não uso maquiagem e mesmo assim tinha acumulado muitos produtos desnecessários. Aquela coisa de comprar um batom mesmo tendo um outro praticamente novo, sabe? Hoje não faço mais isso. Fiz uma limpeza nos produtos, deixei apenas o que uso efetivamente e só compro coisa nova quando algo acaba.
    Beijo!

    1. Hélida, eu te entendo bem. Eu também comprava na empolgação, e às vezes quando chegava em casa, via que nem havia gostado tanto. Acumulei muita maquiagem, ficava com pena de me desfazer, mas não as usava! Agora tenho apenas o básico, pois não adianta comprar o que não iremos usar. Assim tenho mais controle do que tenho, do prazo de validade, bem melhor dessa maneira.
      Beijos!

  3. Nossaaaa, estou emocionada em encontrar esse blog. Sou minimalista e não sabia (risos). Uma amiga prestando atenção em meus desapegos falou que sou minimalista e vim pesquisar… não é que é isso mesmo?! Bom sempre gostei de tudo pouquinho e necessário, e a questão dos testes em animais recentemente tem me chocado bastante e também adotei o cruelty free na minha vida. Super me identificando. Da sua lista a unica coisa que tirei foi o lápis de olho, pois meu olho é bem pequeno e acho que tira a minha naturalidade, gostei bastante da sua lista. Enfim…to morrendo de amores pelo blog e por esse estilo, que agora é reconhecido por mim. bjs

Fechado para novos comentários.