Participação. Quando ouvimos essa palavra, imaginamos diferentes situações ligadas ao coletivo. Participamos de uma festa, de uma reunião, de um trabalho em grupo… mas e em relação à nossa vida? Estamos participando dela ou apenas deixando que ela passe automaticamente por nós?
Todo dia é um ciclo. O sol nasce e a noite vai embora. E então ele atravessa todo o céu e se põe no lado oposto, se despedindo do local onde estamos e então chega a noite. As primeiras estrelas surgem e fazem o mesmo trajeto, cruzando o nosso céu até desaparecerem do outro lado. E então novamente a noite dá lugar ao dia.
Será que reparamos em cada detalhe da nossa existência? Será que não estamos deixando que tais fenômenos incríveis se tornem comuns, rotineiros? Quando foi a última vez que você olhou pro céu e pensou na imensidão dessa energia e no sentimento de pertencimento?
Somos um ponto quase irrisório nessa vastidão interestelar, mas não somos tão insignificantes quanto podemos pensar às vezes. Somos seres únicos, feitos de um mesmo princípio. O mesmo princípio de tudo que existe. Olhe para uma flor e veja sua beleza. Olhe para as estrelas e veja que mesmo longe, ela está ali, presente em sua vida.
Aprenda a contemplar pequenos momentos. Tudo parece tão simples, porém tão complexo. E essa é a beleza da existência, da criação.
Não deixe que sua vida passe sob seus olhos. Respire profundamente. Solte o ar pela boca. E sinta que você é o protagonista de sua própria vida. Sinta o seu pertencimento a tudo o que o rodeia e permeia. Valorize os pequenos detalhes de seu caminho e aproveite a viagem da sua vida.
Acorde para a sua própria vida, mantenha sua consciência desperta e participe da sua história.
imagem: pixabay
]]>
A vida é simples, precisamos saber tirar o lixo de nossa mente e focar no que realmente é importante.