Eu estava lendo o blog do Marcos Lemos, justamente o artigo de como administrar seu tempo para blogar e ele abordou um assunto interessante que sempre venho falando aqui no Vida Minimalista: o ideal é que façamos uma coisa de cada vez.
No entanto, estamos acompanhando essa nova geração que consegue dar conta de tudo ao mesmo tempo. Conversa com amigos no MSN (ou melhor, Skype), compartilha memes no Facebook, atualiza o Twitter enquanto ouve música e estuda pra prova da escola. Gerações anteriores ficam assustadas como que esses novos jovens estão mais inteligentes, capazes de apreender muito mais informações e em uma velocidade incomum do que os jovens de décadas passadas. Mas eu me pergunto, será que realmente estão aprendendo ou esse aprendizado é superficial?
Recebemos tantos dados que mal temos tempo para absorvê-los pois logo em seguida já vem uma nova atualização de um novo assunto totalmente diferente e que também nos chama a atenção. Como diz Lemos nesse artigo que li, “Comece a assumir que precisa passar mais tempo sem distrações e você verá sua qualidade de vida subir e tudo em sua vida vai produzir mais resultados positivos”.
Não é curioso que justamente esses jovens (e eu me incluo nesse grupo sim!), que tentam fazer dezenas de atividades ao mesmo tempo, são os mesmos que são diagnosticados com TDA (Transtorno de Déficit de Atenção)? Será mesmo isso uma doença, como muitos afirmam, ou uma consequência do excesso de informações que recebemos? Esse parece ser o novo mal do século e eu fico me perguntando como reagiria um cérebro exposto a uma carga intensa de informações.
É por esse motivo que eu tento reduzir um pouco essa velocidade, essa ânsia de querer saber tudo – embora nem sempre consiga – e tentar fazer uma atividade de cada vez. Mas confesso que é muito difícil estar acostumado a sempre atuar de um jeito e, ao começar a refletir sobre o mal que isso pode causar, tentar mudar. E aí está o dilema contemporâneo: viver como a sociedade nos leva a agir ou pensar e tentar fazer diferente. O que vocês acham válido? Vamos tentar não nos deixar levar pela correnteza?
]]>
Certa vez eu li um artigo que dizia que para aprendermos algo precisamos de no minimo 15 minutos de descanso somente refletindo, e é verdade, muitas informações prejudicam no aprendizado, pois passamos a não ter foco.
Wesley, é verdade isso. De nada adianta só lermos/estudarmos algo se não temos aquele tempo necessário pra absorvermos e refletirmos sobre o que acabamos de ler. Já li que o maior mal atualmente é de estarmos sempre distraídos com algo, sem deixar espaço pro ócio, fundamental para a criatividade.
Camile, conheci seu blog agora e já gostei. Concordo com cada linha desse seu post. Tenho pensado sobre isso e percebo nitidamente que antes, quando eu focava em uma tarefa por vez, era muito mais concentrada naquilo que fazia. Excelente reflexão!
Obrigada, Gabi, fico feliz que tenha gostado do meu blog!
Realmente, quando focamos em uma coisa por vez, eliminamos as distrações e tudo parece fluir melhor, sem ansiedades.
Volte sempre!! 🙂
Meu grande problema, atualmente, é a procrastinação. Tenho tantas coisas que gostaria de fazer, que gostaria de aprender, mas acabo me distraindo com twitter, facebook, e-mail, blog, enfim… Estou sentindo falta de montar uma rotina pra me organizar melhor!
Fernanda, eu te entendo perfeitamente. Quando me sinto assim, escrevo tudo o que tenho que fazer (ou gostaria) em um caderno e faço um balanço com o que ando gastando meu tempo. É uma boa dica, pois acabamos nos animando a fazer algo que realmente nos motiva e não perder tempo clicando em “home” do Facebook 😉
Beijos e volte sempre (e obrigada por ser minha leitora no Camilando.com também!)
Acho muitíssimo válido! 🙂 Sou dessas que faz mil coisas ao mesmo tempo. Tenho umas 20 abas abertas no navegador e muitas vezes não consigo ter a paciencia de terminar de ler um texto… Agora to me policiando e deixando menos abas abertas e lendo uma coisa de cada vez!