Na última sexta-feira tive uma ideia para o Vida Minimalista e para isso, eu terei que pegar cada artigo do blog para salvar no Word. Como eu teria o sábado livre, fiz todo o planejamento dessa organização para hoje, mas para minha surpresa, ao acessar meu blog, ele estava fora do ar.
Enviei uma mensagem ao serviço de hospedagem – que acho muito bom, por sinal – e recebi a resposta de que seria uma migração de servidores para melhorar a qualidade do serviço. Resumindo a história, eu ficaria em média 24 horas com o site fora do ar e de nada podia reclamar, pois o anúncio estava no site deles há vários dias, eu que não li, pois raramente acesso.
Meus planos foram por água abaixo. Como eu precisaria acessar meu site para copiar os artigos escritos em algumas postagens, fiquei sem ter como passa-lo para o Word, atrasando todo o meu planejamento e foi quando eu pensei na possibilidade de perder tudo. Eu tenho feito backups regularmente dos meus sites, mas mesmo que precisasse acessar cada artigo, não seria possível, já que as informações são compactadas em um único arquivo. Foi então que percebi que eu precisava escrever e guardar cada texto meu em um local seguro.
Há artigos aqui no blog que acabam ficando para trás, embora a maior parte deles seja atemporal, ou seja, não perdem a validade com o tempo e continuam sendo úteis (na linguagem jornalística chamamos de matérias frias). No entanto, sempre há como melhorar e acrescentar informações no que escrevi antes.
Foi pensando nisso que planejei fazer diferente: redigir todos os meus artigos no Word (ou outro processador de texto) e salvá-los no meu Dropbox, assim posso acessá-los sempre que desejar e, com uma releitura, alterar algumas informações e adicionar outras, ou seja, fazer uma reciclagem. Assim, nenhum artigo ficará “velho” e obsoleto, pois poderei sempre atualizar o que escrevi no passado, mantendo o Vida Minimalista não como um blog corrido de assuntos que se perdem com o tempo, mas de um local no qual é possível encontrar informações sempre atuais.
Portanto, comecei desde agora, neste artigo, a fazer diferente. Mesmo que o servidor fique fora do ar, mesmo que a conexão da internet caia, eu sempre terei em minhas mãos tudo o que escrevi aqui no blog. É mais que uma questão de segurança, é bom guardarmos o que escrevemos pois não sabemos quando iremos precisar.
Embora meu dia tenha saído completamente diferente do que havia planejado, foi bom ter acontecido isso para que eu pudesse refletir. Da frustração de não poder fazer absolutamente nada do que eu havia planejado para o dia, veio uma solução, e agora que o servidor voltou, estou aqui, mais animada que antes para tocar uns planos adiante. Gostaria de agradecer aos leitores que me incentivaram pelo Twitter, e aqueles que acompanham o blog pela página do Facebook. Essa semana alcançamos 400 pessoas e eu fiquei muito feliz, pois nunca pensei que um simples blog pra ajudar a divulgar pontos de doação para os desabrigados da enchente de 2011 seria tão útil para todos vocês.
Só tenho que deixar um muito obrigada pelo carinho de todos.
]]>
Ah! Descobri o Dropbox faz um mês e estou adorando. Se entrar com um e-mail de instituição de ensino entra com o plano intermediário gratuitamente, já que para usuário normal é pago. Muito bom. Sem fala que onde você estiver, mesmo que não seja no seu computador, na sua casa, universidade estado(Risos!) você terá acesso! Ahhh! Lembre-se que mesmo fazendo planos, não somos donos das nossas próximas horas. (Risos!)
Olá, Gloria! Que ótimo ter um email de instituição de ensino! Pelo visto tem várias vantagens em diversos serviços pela internet.
E é verdade, não somos donos das próximas horas, mas é muito importante planejar as metas, e mais que isso, ter sempre um Plano B, Plano C…
Volte sempre 🙂