Organizando o Computador: Arquivos de Música
Hoje vou escrever mais um artigo da série “Organizando o Computador”. Quantas músicas você tem no seu HD? Você tem mania de baixar álbuns e mais álbuns, escutar um deles apenas uma vez e deixar lá, para o caso de precisar escutar outra vez? Você sabe todas as músicas que tem no seu computador? Então vamos organizá-las… Não vou entrar no mérito de ilegalidade do download, usarei o termo no sentido geral, afinal, pode-se baixar pelo iTunes após a compra da faixa ou álbum.
Reduzir
Primeiramente, não há organização sem redução de tralha, e por isso vamos começar deletando todas as músicas inúteis que você baixou. Não leu direito? Sim, eu falei todas. Sem dó nem piedade. Reduza, reduza e reduza. O que pode acontecer de pior na sua vida caso queira escutar justamente aquela música que havia deletado? Não acho que seria o fim do mundo, afinal, temos youtube e outros meios de escutar músicas online caso seja uma necessidade urgente.
Organizar
Após a redução de tralha, vamos organizá-las em apenas uma pasta. Geralmente o sistema operacional já vem com uma pasta determinada para os arquivos de música, então é lá que você vai colocar toda a sua coleção. Eu costumo organizar por Artistas e álbuns, ficando da seguinte maneira:
Artistas – Álbum
ex.: Celtic Woman – Songs From the Heart
Dessa maneira, quando quero encontrar um determinado álbum de um artista, fica mais fácil encontrá-lo ao invés de ter que clicar na pasta do artista pra depois clicar no álbum que deseja. Caso queiramos escutar todas as músicas do artista, basta selecionar os álbuns e clicar em “executar seleção” que todas as músicas serão executadas no software de escolha pré-determinado como padrão.
Renomear tags
Para renomear os arquivos em lote, modificar tags e suas informações, eu utilizo um programa gratuito, super simples, mas muito eficiente, o Mp3tag. Clique aqui para baixar.
Clique para aumentar a imagem
Nesse programa, ao arrastar a pasta contendo as músicas para a janela principal, veremos listadas todas as músicas contidas nela. Nesse exemplo utilizei a pasta dos The Beatles – Yellow Submarine. Selecionando todas as músicas no programa, podemos editar suas informações que são comuns a todas as faixas, como Artista, Álbum, Ano e etc. Também pode-se selecionar apenas o arquivo e inserir suas informações. Não esqueça de salvar depois (o primeiro ícone). Para quem não sabe, tag são as informações contidas dentro de um arquivo, que são exibidas no momento da reprodução. Não basta renomearmos o arquivo, pois ao reproduzi-los, o que é mostrado são as informações contidas nas tags.
Players
Gosto do Windows Media Player, confesso. O utilizo da forma reduzida, apenas aquele quadradinho, e não me importo muito em utilizar sua biblioteca. Gosto da rapidez com que o programa abre no momento em que seleciono a pasta que quero escutar, e isso me fez desistir do iTunes. Como preciso dele para sincronizar as músicas com o iPhone, tenho minha biblioteca lá, organizada, mas acho que o iTunes demora um pouco pra abrir, e isso me fez procurar usar o WMP. É mais leve, prático, e não preciso de muito mais recursos que apenas ouvir música.
Backup
Caso tenha algum HD externo ou uma outra partição no disco, faça backup das músicas que você considera importante, ou que são difíceis de encontrar. Não perca seu espaço guardando arquivos que não são tão úteis. Seja seletivo e minimize, que você vai perceber que a organização se tornará muito mais produtiva.
]]>
Beatles, uhu! hehehe
Excelente post.
Uma das inúmeras alternativa de player é o AIMP3.
Muito bom!