Leituras

Resenha: Yoga Girl – Rachel Brathen

10/12/2015

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

Se tem um perfil no Instagram que eu recomendo, é a da Rachel Brathen, mais conhecida como Yoga Girl. Nascida na Suécia, publicou seu primeiro livro Yoga Girl contando sobre sua vida desde a infância, com muitas perdas e revoltas até seu processo de transformação, quando conheceu a Yoga e passou a enxergar os acontecimentos de uma outra forma, perdoando e fazendo as pazes com o passado. Hoje Rachel Brathen é instrutora de Yoga e tem uma ONG de resgate de animais, e seu livro é uma mistura de autobiografia, dicas de alimentação saudável, ensinamentos de yoga e reflexões sobre desenvolvimento pessoal.

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

Instagram: @yoga_girl

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

Após uma viagem com a família para Tailândia, Rachel conheceu a meditação e a prática de yoga, mas nem tudo foram flores em sua vida. Após a separação traumática de seus pais e a perda de seu padrasto num desastre de avião, por quem era muito apegada, Rachel cresceu se sentindo culpada por diversas situações desagradáveis que aconteceram em sua família, inclusive a tentativa de suicídio de sua mãe, que lhe deixou uma carta antes de tentar tirar a vida.

Com tudo isso, Rachel cresceu uma adolescente revoltada que se jogou no álcool e drogas, chegando ao ponto de ser levada para casa pela polícia. Segundo ela conta, era uma forma de autodestruição, uma não-aceitação que vinha sendo alimentada desde criança e que crescia como uma bola de neve a cada dia.

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

“Para cada pessoa que está sempre sobre um tapete de yoga. E para aqueles que nunca pisaram… especialmente para você.”

Não sabendo mais como lidar com a filha problemática, sua mãe lhe inscreveu em um retiro de meditação, num ato de desespero, como uma última ideia para tentar ajudar a filha de alguma forma, e isso foi o pontapé inicial para uma grande transformação interna. Ali, naquele retiro, Rachel conta que entrou em contato consigo mesma, com sentimentos e pensamentos com os quais deveria aprender a lidar, mas foi em uma viagem para Costa Rica que começou a praticar yoga e a conhecer pessoas que a ajudariam a fazer uma grande mudança em sua vida. Hoje a Yoga Girl mora em Aruba, é instrutora de yoga e viaja o mundo participando de retiros e conferências.

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

“A mente tem uma tendência a buscar os piores cenários. Quando estamos imersos em um pensamento, sempre nos encontramos presos em pensamentos repetitivos, julgamentos, rótulos e negatividade.”

O livro foi lançado em inglês nos EUA, mas já tem a versão portuguesa, para quem é de Portugal. Fiz a leitura em inglês, mas aguardo ansiosamente a versão brasileira, que será lançada em breve, mas pra quem está interessado em ler agora, é uma leitura leve e fácil, com muitas imagens e esquemas de sequências de yoga, receitas de sucos e comidas saudáveis e fotos inspiradoras de suas práticas de yoga nas praias de Aruba e sobre a prancha de Stand-up (SUP Yoga).

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

“Yoga envolve muito mais que posturas físicas praticadas no tapetinho.”

Livro: Yoga Girl - Rachel Brathen | Camile Carvalho #camilecarvalho

Yoga Girl é um livro recomendado a todos que querem conhecer um pouco mais sobre yoga e transformação pessoal, desde professores até quem nunca pisou sobre um tapetinho. Quem sabe não é um pontapé inicial para fazer uma mudança na vida? Às vezes pensamos que estamos em uma situação difícil de ser resolvida, mas quando lemos histórias de vida como a de Rachel Brathen, percebemos que nada é impossível quando aprendemos que tudo é controlado pela nossa mente, e que somos o que pensamos.

Se plantamos bons pensamentos, colheremos os bons frutos. Resta a nós decidirmos no que vamos focar nossas vidas.

Você pode adquirir o livro da Yoga Girl pela Amazon.

Insights

“A coisa mais importante não é o que acontece com você na vida, mas como você escolhe reagir ao que acontece.”

“Todos nós temos ideias diferentes sobre o que é um corpo bom, mas minha definição é essa: todo corpo é um corpo bom.”

“Eu aprendi que para viver uma vida que faça seu coração bater mais forte, você precisa abandonar o medo. Nós devemos abandonar o medo – todos nós, como um todo – e movermos no sentido que o amor quer que nos movamos.”

E vocês, já conheciam a Rachel Brathen? Alguém já leu seu livro Yoga Girl? 

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

3 comentários leave one →

  1. Oi Camile! Ainda não li o livro mas queria muito ler. Está na minha lista de próximas compras 🙂 Já tinha lido várias reviews e todas elas foram bastante positivas, tal como a sua! Agora fiquei ainda com mais vontade de ler.
    Beijinho*

    Responder
  2. Stephanie

    Eu to looooooucaaaaaaaaa atrás desse livro! Não comprei ainda pq o impresso é muito caro, mas vou comprar meu Kindle esse mês e com certeza será minha primeira compra! Amo a Rachel, ela é muito inspiradora. Fui no workshop de yoga que ela deu aqui no Brasil ano passado e foi maravilhoso!

    Adorei ler a resenha!

    Beijos

    Responder
  3. Este livro faz parte da lista de livros que quero ler já há algum tempo. Mas confesso que depois de ler este post fiquei ainda com mais vontade de o ler.
    Não posso deixar de agradecer por tantas partilhas que aqui fazes neste teu lindo blog, que eu tanto adoro ler. Muito muito obrigada.
    Beijinhos**

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)