Categorias: Comportamento

Você é um procrastinador?

Você é um procrastinador? | Vida Minimalista por Camile Carvalho Você é daquelas pessoas que conseguem manter seus compromissos em dia ou é dos que se organizam, organizam e organizam mas não dão o próximo passo? Cuidado, você pode ser um procrastinador!

O que é procrastinação?

A procrastinação é adiar uma ação, e nem sempre a pessoa é culpada. Até determinado nível, é considerado normal, pois é natural do ser humano deixar as coisas pra serem resolvidas depois, ou ganhar tempo pra tomar uma decisão a fim de pensar melhor. Porém, quando chega ao ponto de impedir o funcionamento normal das ações gerando estresse e causando sentimento de culpa, pode se tratar de uma procrastinação crônica e deve ser avaliada por especialistas. Há diversas causas para esse tipo de desordem:

Causas da Procrastinação:

Causa Psicológica: Geralmente ligados a fatores como ansiedade, baixa auto-estima e perfeccionismo. Pode-se referir à coisas muito pequenas a lidar, como arrumar sua carteira, o que as tornam menos importantes a ponto de decidir tomar uma decisão sobre elas em um outro momento. O oposto também ocorre, quando lidamos com algo muito grandioso, como uma arrumação no guarda-roupa inteiro, o que nos faz temer tomar uma decisão precipitada, deixando então para depois. Causa Fisiológica: Em casos de lesões ou baixa utilização do córtex pré-frontal, um indivíduo pode se tornar procrastinador, pois essa área do cérebro é responsável pela execução das ações, impulso e concentração, já que filtra estímulos que causariam a desatenção. É um caso mais raro.

Tipos de procrastinadores:

Procrastinador Relaxado: Aquele que foge dos compromissos e obrigações pelo simples motivo de não querer se envolver, pois teme a crítica em relação ao trabalho realizado. Sempre tenta evitar situações que causam desprazer, mas estão sempre prontos a realizar algo que lhes interessa. Um estudante que não lê um livro indicado pela faculdade, mas que lê em poucos dias um best seller é um bom exemplo desse tipo de procrastinador. Sempre há algo mais interessante a fazer do que a ação que deve ser realizada por causa de um compromisso. Procrastinador Tenso: Sempre acha que está sob pressão, e que precisa relaxar e desestressar antes de tomar alguma atitude em relação aos seus compromissos. O problema é que quanto mais o tempo passa, menos prazo ele tem para realizar sua tarefa, o que gera mais estresse entrando num círculo vicioso. Essas pessoas geralmente gostam de fazer as coisas sob pressão, com adrenalina do último minuto e sentem um prazer enorme ao finalizar a tarefa, como recompensa. Não preciso dizer que a maioria se encontra nesse quadro. Se você se identificou com algum sintoma da procrastinação, não se sinta sozinho. Afinal, segundo o blogueiro Rodolfo Araújo, o programa mais usado da Microsoft é o jogo Paciência. Já que você está procrastinando alguma tarefa enquanto lê meu blog, perca mais 1 minuto assistindo esse vídeo interessante (legendado em português). Que tal sair da esfera da Organização e partir logo pra Ação? O que está esperando? Separe agora 5 minutos para concluir alguma tarefa inacabada ou mandar aquele email que você está procrastinando há dias… O primeiro passo é reconhecer e identificar seus erros, para então tentar resolvê-los.
]]>