Inspiração, Yoga

TED Talks: Meditação em 10 minutos – Andy Puddicombe

09/10/2015

TED: Meditação em 10 minutos - Andy Puddicombe » Camile Carvalho #camilecarvalho

Se tem algo pela internet que eu adoro e que me inspira demais, são os vídeos do TED Talks. Estou constantemente navegando por palestras sobre produtividade, meditação e tudo o que pode me trazer um ensinamento ou insight, e hoje venho compartilhar um vídeo sobre meditação em 10 minutos.

Andy Puddicombe é um monge e autor do livro Get Some Headspace, sobre atenção plena e meditação. No vídeo ele explica sobre a importância de mantermos o caminho do meio, ou seja, não estarmos nem tão tensos com tudo o que acontece em nossas vidas nem relaxados demais, e esta é uma verdade.

Tenho reparado que muitos que não aceitam viver uma vida agitada, buscam algum tipo de refúgio na meditação e buscam um estilo de vida mais zen. Porém, já tive a oportunidade de conhecer pessoas extremamente vagarosas e lentas, com raciocínio devagar e que não tinham ânimo para fazer nada, mas que usavam como desculpa as práticas de meditação e a opção por uma vida mais desacelerada. O que precisamos analisar é que o equilíbrio é necessário para que possamos conviver em sociedade. Não devemos nos deixar levar pelo estresse, mas também não devemos nos deixar cair na preguiça.

Outro ponto interessante que Puddicombe levantou é que muita coisa ocorre conosco a cada momento. Coisas boas e ruins, e não temos como mudar cada acontecimento, mas sim mudar a forma como lidamos com cada uma delas. Temos condições de lidar com situações de forma diferente, mas antes precisamos observá-las através da prática da meditação.

Qual foi a última vez que você não fez absolutamente nada por 10 minutos?

Espero que tenham gostado do vídeo. Andy Puddicombe é referência em Mindfulness (atenção plena) e trabalha para que a meditação se torne acessível a todos. Sem posturas difíceis, sem incensos e sem nenhum pré-requisito, apenas experimentando o momento presente. Ele escreve no site Headspace.com

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

8 comentários leave one →

  1. Renata

    Oi Camile, adorei o vídeo!
    Eu tenho visto algumas coisas sobre meditação e parece ser realmente muito bom (e não só para quem tem a vida agitada, como você e ele disseram!).
    Beijos

    Responder
    • É bom demais meditar mesmo! Experimente, acho que você vai gostar!

      Beijos! 🙂

      Responder
  2. Também adoro os vídeos da TED Talks. Vira e mexe eu encontro algum super legal.

    E quanto a esse tipo de pessoa que corre demais ou é lenta demais, meniina, vivo encontrando esses extremos e olha que nem fazem yoga nem meditação. Eles estão em todas as partes. haha

    Eu mesma fico me policiando pra não cair para nenhum dos dois lados, mas às vezes fica difiiicil.

    Responder
    • Manter o equilíbrio é o ideal, nem muito lá, nem muito cá. O difícil é não cair nos extremos, mas observando nosso comportamento e conhecendo melhor a nós mesmos vamos buscando o caminho do meio. 😀

      Beijos!

      Responder
  3. Eu conheci o Headspace, e o Andy, há um ano atrás. Melhor dica que recebi 😍
    A proposta do Headspace de meditar focando em pontos da vida me ajudaram demais a passar pelas fases difíceis que tive esse ano.
    Aconselho todo mundo a testar. Uma pena o dólar estar tão alto 😟
    Bjo!

    Responder
    • Ele é ótimo mesmo! Usei o app um pouquinho, mas essa de pagar em dólar realmente quebra um pouco… enquanto isso faço a meditação zazen e muita yoga pra desacelerar. 🙂

      Beijos!

      Responder
  4. Cristiane Luzia Teixeira Galdino

    Muito bom! Obrigada por compartilhar.
    Bjo

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)