Técnica Pomodoro: um método para gerenciar seu tempo

01/09/2012

Técnica Pomodoro: saiba como administrar seu tempo | Camile Carvalho | #camilecarvalho

A Técnica Pomodoro serve para gerenciar o tempo de maneira simples e produtiva. O método consiste em trabalhar com foco e sem interrupção durante um período de 25 minutos e descansar 5, totalizando 30 minutos, período este nomeado de ‘Pomodoro‘. Uma sessão completa consiste em 4 Pomodoros, totalizando assim 2 horas de trabalho produtivo.

O método foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, que utilizou um simples cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano), o que deu nome à técnica. Após algumas experiências com diferentes tempos, Cirillo chegou à conclusão de que 25 minutos eram ideais para se completar uma tarefa de forma produtiva.

5 passos essenciais da Técnica Pomodoro

  1. Escolher a tarefa a ser executada (podemos associar ao GTD)
  2. Ajustar o alarme para 25 minutos
  3. Executar a tarefa durante o tempo de 1 pomodoro
  4. Fazer a pausa de 5 minutos
  5. Após 4 pomodoros (25+5 minutos) fazer uma pausa longa de 15-30 minutos

Cada etapa tem sua importância, desde a escolha da tarefa a ser realizada até o registro de cada uma delas concluída. Assim é possível, no final, fazer uma avaliação da produtividade. É importante que determinemos as principais tarefas a serem realizadas no dia e, dependendo de como elas serão executadas, pode-se usar tranquilamente a técnica Pomodoro. Vejamos um exemplo:

Você acorda e determina que as principais tarefas do dia são:

  • Escrever um post no blog
  • Ler um artigo para a faculdade
  • Organizar os arquivos do computador e fazer backup
  • Limpar a casa

Todas as tarefas podem ser realizadas no mesmo ambiente, ou seja, sua casa, e você nesse dia tem 2 horas livres. Usando a técnica Pomodoro, você realizará cada tarefa em 25 minutos, dando um intervalo de 5 minutos entre cada uma delas. Em apenas 2 horas você terá feito 4 tarefas que talvez se não tivesse o foco, não seriam realizados em tão pouco tempo. E o melhor, é que como há o tempo de pausa, não se torna cansativo.

Durante a pausa é recomendável que se faça uma outra atividade diferente da tarefa executada. Se durante 1 pomodoro você ficou sentado em frente ao computador escrevendo um artigo (como estou agora), nos 5 minutos de pausa levante-se, caminhe pela casa, faça algo relaxante. Escute uma música, feche os olhos, cheque o facebook (vício), mas não execute nenhuma outra tarefa antes de acabar o tempo de pausa, mesmo achando que não está cansado e que pode emendar duas tarefas. Respeite a pausa.

Há diversos sites que ensinam a técnica, mas o oficial é esse. Há também diversos aplicativos para iPhone, Extensões para Chrome, mas qualquer cronômetro por mais simples que seja é o suficiente para marcar o tempo da atividade. Não complique! Uma dica muito bacana é o site Pomodoros, que com um simples cadastro gratuito, é possível registrar as tarefas de cada Pomodoro e ativar o cronômetro, tendo controle assim de cada tarefa executada e de quantos pomodoros já foram executados.

Não deixe de experimentar a técnica! Associada ao GTD é excelente, pois enquanto o método do David Allen se preocupa em organizar todo um sistema de administração de tarefas, o Pomodoro viabiliza a execução.

Dicas importantes para a execução

  1. É extremamente importante que durante esse tempo não haja nenhuma distração. Feche todos os navegadores e desconecte-se do MSN
  2. Coloque o celular no silencioso e mantenha o foco em apenas uma tarefa.
  3. Tenha a certeza de que o ambiente está propício e de que não haverá nenhuma interrupção como pessoas interrompendo, telefones tocando ou barulhos demais no local.
  4. Mantenha uma garrafa de água por perto e certifique-se de que todo o material necessário à execução da tarefa está em mãos, para que não seja necessário levantar-se provocando a dispersão.
  5. Mantenha um bloco de anotações para registrar as tarefas concluídas.

Não se preocupe com a técnica, mas sim com a execução. Nunca se esqueça de que quanto mais simplificamos, mais produtivos nos tornamos. Não espere que todas as condições sejam propícias para o início da execução de uma tarefa. Ao invés disso, crie o ambiente ideal.

A técnica não necessariamente precisa ser aplicada com 4 Pomodoros. Caso você tenha apenas uma, não deixe de usar o sistema. Com o tempo você vai acabar se acostumando com a sensação de dever cumprido após terminar um Pomodoro, que instintivamente ficará mais focado em cada tarefa, mesmo sem estar realmente utilizando a técnica. É uma forma maravilhosa de exercitarmos nossa produtividade.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

9 comentários leave one →

  1. Francisco Matelli

    Olá Camile, tudo bom?
    Eu sou o Francisco, criador do Pomodoros, estava fazendo algumas análises sobre a origem dos visitantes e encontrei seu texto. Quero agradecer por recomendar meu site, fico muito satisfeito em saber que ele está te ajudando na execução de suas tarefas, ele foi projetado para ser utilizado em conjunto com o GTD, assim como você faz. A grande diferença dos outros sistemas de gestão do tempo é o compartilhamento dos pomodoros completados com amigos.
    Novamente obrigado pela recomendação, bom trabalho para você, nos vemos no Pomodoros!
    Abraço,
    Francisco

    Responder
    • Bianca Chernova

      Nossa… Como há gente louca neste mundo… Senhor Francisco Matelli, como é que o senhor ousa a dizer que é o “criador” da técnica Pomodoro? Aliás, você não sabe nem escrever o nome da técnica “criada por você”, pois o nome de tal técnica chama-se “Pomodoro”, e não “pomodoroS”, como escrevera em supra. Fique sabendo que o criador da técnica “Pomodoro” foi o italiano Francesco Cirillo. Estou boquiaberta até agora com a sua “cara-de-pau” em aproveitar da semelhança entre os nomes “FrancEsco” e “Francisco” para dizer que é o “criador” do Pomodoro!!

      Responder
      • Carla

        Ele é o criador do SITE PomodoroS, como a autora citou acima. Leia o texto na íntegra antes de comentar.

        Responder
      • Francisco Matelli

        Obrigado Carla, por desfazer a confusão, sou o criador do site pomodoros.com.br, não da técnica, na verdade até achei engraçado o comentário da leitora Bianca.

        Responder
  2. Noelle

    Parabéns pelo post, adorei! Tinha visto essa técnica no 43folders, nomeada de (10+2)*5. http://www.43folders.com/2005/10/11/procrastination-hack-1025

    De cara mudei a fórmula pra (25+5)*2, porque achei 10 minutos muito pouco pra se fazer qualquer coisa. Depoooois meu pai veio me dizer que já conhecia esse sistema mas com o nome de ténica Pomodoro haha.

    Minha produtividade disparou! Recomendadíssimo.

    Responder
  3. Comecei a fazer ontem. Deu certo. Hj consegui escrever bastante, além de ter estudado um pouco de ingles, li livro. Realmente é o tempo ideal pra fazer várias atividade. Só espero que eu consiga continuar usando o método…

    Responder
  4. Zampieri(Brasile)

    Carìssima Bianca; Miei complementi, bella osservazione. Per questo, è molto opportuno e dobbiamo ricordare la Preghiera Semplice di S.Francesco, ossia: “Dove sono sono le tenebre, chi io porti la Luce”;
    Abbraccio a tutti quanti;
    Zampieri

    Responder
  5. Muito legal este método! Não conhecia, mas já estou colocando em prática e após os primeiros pomodoros posso dizer que ele funciona mesmo. Obrigada por compartilhar conosco. Beijos

    Responder
  6. Ulisses Dávila

    Olá, sou repórter do Jornal O Fluminense de Niterói e estou realizando uma matéria sobre estilo de vida minimalista. Gostaria de poder entrevistá-la, o que poderia ser por e-mail desde que tenha fotos de divulgação.

    No aguardo de sua resposta, desde já agradeço

    Ulisses Davila
    davila.nf@gmail.com
    (22) 9989 6201
    (21) 2125 3068

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)