Veganismo

Sobre produtos Cruelty-Free e Veganos

31/05/2013

Como eu já havia falado, eu resolvi fazer uma mudança na minha vida. Sei que nossa cultura é muito baseada na exploração animal e é muito difícil atualmente viver sem causar prejuízo algum a eles, pois não temos a total percepção do quanto eles estão presentes no nosso dia-a-dia, seja em corantes, seja em um simples elemento nos perfumes ou até mesmo na alimentação.

No entanto, acho que podemos ter a consciência de ao menos reduzir esse impacto. Optar por uma marca que não teste em animais é uma opção viável. Há raros casos em que somos obrigados a consumir de uma determinada marca, já que a concorrência é ampla e sempre haverá uma alternativa melhor devido à livre competição entre as empresas.

Eu não sou vegana, sou apenas vegetariana. Porém, decidi buscar, aos poucos, utilizar produtos de cosméticos que sejam Cruelty-Free, ou seja, de empresas que não utilizam o teste em animais em nenhuma das etapas de produção. Darei preferência também a produtos Vegans, que são aqueles que, além de não utilizarem animais para testes durante a produção, também não possuem componentes derivados de animais em suas fórmulas. Uma coisa é diferente da outra, podemos ter um produto Cruelty-Free, mas que seja feito a base de leite, por exemplo, logo, ele não seria vegano.

Não sou radical, mas tenho uma preocupação enorme quanto a esse tema. Como Médica Veterinária acompanhei muita coisa e, sinceramente, fica difícil fechar os olhos para o sofrimento de outro ser vivo apenas para o prazer de, por exemplo, ter um batom da moda.

Como eu disse, o mesmo batom vermelho de uma empresa que realiza testes em animais, certamente existirá em uma outra empresa que não realiza tais testes. É apenas uma questão de escolha e não de abstenção. Continuarei tratando minha pele, usando minha maquiagem, pintando minhas unhas, mas com produtos mais seletos, e é por isso que estou abrindo essa nova categoria aqui no blog para falar dos produtos que eu tenho usado e que fiquei satisfeita. Não se preocupem, pois também falarei daqueles que não deram certo comigo. Minha opinião aqui será a mais sincera possível, pois não tenho a intenção nenhuma de falsear informações.Os posts que indicam produtos e alimentos serão sinalizados de acordo com a classificação: Vegetarianos, Veganos ou Cruelty-Free.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)