Organizando e sincronizando as fotografias digitais

13/09/2013

Uncle's b-day

Antigamente era muito mais fácil. Acabávamos com um rolo de filme, mandávamos para revelar e, depois de uns 3 dias mais ou menos, buscávamos as nossas fotos acumuladas de vários eventos passados, junto com um álbum que ganhávamos como cortesia. Essa era a rotina, pelo menos aqui de casa, já que nem sempre custava barato revelar um filme de 36 poses.

Mas hoje tudo mudou. Com a facilidade das fotografias digitais, tiramos fotos até da folha de alface que está no nosso prato (eu não, hein!) e acabamos por acumulá-las no nosso HD do computador, que cada vez suporta mais e mais arquivos digitais. Mas o que fazer com tantos arquivos? Como organizá-los?

Eu sou uma apaixonada por fotografia e tenho, ao longo dos anos, tentando descobrir um método de organização que realmente funcione pra mim. Analisando arquivos antigos, antes mesmo de ter um blog pessoal, notei que era muito fácil separá-los por eventos. Casamento de Fulano, Viagem com Amigos, Natal, Carnaval e por aí vai. No entanto, o modo como lidamos com a fotografia mudou e hoje gosto de fotografar meu dia-a-dia, sem muita categorização. Por causa disso, me deparei com um dilema: Como organizar minhas fotografias, se em um único dia posso fotografar meus livros, meu cachorro, um arco-íris e um jantar com amigos? O que antes era muito mais fácil de categorizar – por não termos as facilidades e o costume de fotografar coisas aleatórias – hoje já fica mais complicado.

Resolvi fazer um teste e até agora está dando certo. Vou contar a vocês a forma simples que encontrei pra me situar com as fotografias tão diversificadas que faço ao longo do mês.

1) O primeiro passo, fundamental é, assim que descarregar as fotografias para o computador, deletar sem dó, aquelas que não ficaram boas. Não guarde fotos tremidas, sem foco, mal enquadradas, a não ser que você as queira editar ou que tenha sido essa a intenção.

2) É normal fazermos umas 2 ou 3 fotos de um mesmo assunto pra escolher a melhor, mas se estudarmos mais a fotografia, não precisaremos de tantas tentativas. Não era assim na época do filme. Tente fazer uma foto de cada assunto, e boa.

3) Organizei minha pasta de fotos da seguinte maneira:

Imagens

2013

2013-01 [Janeiro]

2013-02 [Fevereiro]

Dentro da pasta Imagens, criei uma com o ano, e dentro do ano, criei uma pasta para cada mês. Minhas fotos agora ficam categorizadas por mês e não mais por assunto. Escolhi a forma AAAA-MM porque desta maneira as pastas ficam alinhadas em ordem crescente de data, além de escrever o nome do mês (tenho sérios problemas em decorar qual número é cada mês, ignorem isso 😉 )

4) Utilizei o Dropbox para sincronizar meus arquivos. Aliás, uso para quase tudo! Como uso PC e Notebook, quase não deixo nenhum arquivo no diretório C:/ mas sim na pasta Dropbox. Assim posso acessar de qualquer lugar, até da faculdade qualquer arquivo, sem o risco de tê-lo “esquecido” em alguma pasta do computador, o que faria com que eu tivesse acesso apenas de casa.

>> Saiba mais sobre o Dropbox

5) Uma exceção é quando vou fotografar algum evento grande. Nesse caso é bom ter uma pasta exclusiva para essas fotos. Nunca deixe um conjunto de mais de 50 fotos soltas em uma pasta mensal, pois ficará muito mais difícil encontrá-las. Por exemplo, quando fizemos um churrasco em família para comemorar o Dia das Mães em maio, minha câmera passou de mão em mão durante o dia (que dó) e no final tive umas 200 fotos (de pessoas presentes que eu nem conhecia). Assim que dei os arquivos para minha tia, deletei as fotos daqueles “intrusos” e guardei, em uma pasta específica, as fotos que faziam sentido para mim.

Com essa nova organização por mês, achei que ficou muito mais fácil encontrar as fotos que eu quero e também identificá-las por uma ordem cronológica. Ainda estou pensando se devo renomeá-las ou manter o nome do arquivo digital que sai da câmera. Como também fotografo muito pelo celular, os nomes dos arquivos ficam diferentes.

Espero que tenham gostado das dicas. Estou fazendo dessa maneira e estou gostando bastante, pois assim tenho diversas fotografias “aleatórias” organizadas por mês.

E vocês, fotografam muito? Como organizam seus arquivos? Tem algum programa específico para organizá-las?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)