Inspiração

Campanha: Ser gentil é legal!

09/01/2015

Campanha: Ser gentil é legal!

Primeiro, eu tive uma surpresa. Amanda Arruda, uma blogueira que eu admirava muito, havia voltado a escrever depois de um tempo offline, e com um blog novo totalmente repaginado. Depois veio a segunda surpresa, uma campanha criada por ela para blogueiros muito bacana chamada “Ser Gentil é Legal“.

Qual foi a última vez que você foi gentil com alguém? Que você ajudou algum idoso a atravessar a rua, segurou a porta do elevador pro vizinho ou cumprimentou o porteiro do seu prédio? A Amanda fala em seu blog que tem reparado que as pessoas andam tanto na correria que acabam esquecendo a gentileza em diversos momentos do dia-a-dia. Devido à pressa (ou falta de educação mesmo, em alguns casos), acabamos não dando passagem pro carro ao lado, não seguramos a porta do elevador pra aquele vizinho que está chegando entre outras atitudes desagradáveis.

Afinal, o que nos custa sermos gentis com pessoas que muitas vezes não conhecemos, mas que convivem no mesmo espaço que nós? Será que andamos pensando tanto em nós mesmos que não estamos dando importância ao próximo? E o que dizer de pessoas mal-humoradas que cruzam nosso caminho deixando nosso dia pior, como se fôssemos os culpados pelas suas agonias?

Segundo a blogueira, “as pessoas precisam voltar a ser gentis, porque bem só gera bem e nossa sociedade seria tão melhor se todo mundo pensasse um pouquinho no outro também, além de em si”. E quem não concorda com isso, não é mesmo?

A campanha Ser Gentil é Legal foi criada com a intenção de blogueiros compartilharem dessa mesma ideia sendo gentis entre si. Não tem nada mais gratificante para um blogueiro que receber um comentário simpático, ter seu trabalho reconhecido e receber um feedback de seus leitores. No entanto, convido a todos os meus leitores a aderirem a campanha, expandindo a gentileza além do ambiente virtual, mas incluindo esse novo hábito em nosso dia-a-dia tanto em casa quanto na rua.

Sei que muitas vezes estamos com a mente ocupada demais e não percebemos que estamos sendo desagradáveis a alguém. É verdade que nem sempre fazemos por mal, mas que tal começarmos a partir de hoje a prestar atenção nesses pequenos momentos e tentarmos ser gentis com quem está ao nosso redor? Passou por um vizinho de cara amarrada? Que tal dar um sorriso e um bom dia? Sendo gentis com os outros só temos a ganhar, independentemente se eles são gentis conosco. Quem sabe eles não precisam apenas de um sorriso para que seu dia fique melhor?

E você, topa aderir a esta campanha? Visite o post da Amanda e leia sua ideia original! Afinal, o mundo precisa de pessoas mais alegres, felizes e que distribuam amor por aí.

E você, já foi gentil com alguém hoje?

gentileza2

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

7 comentários leave one →

  1. Aderi a campanha =) achei linda a iniciativa

    Responder
  2. Hamilton Kabuna

    Concordo com o texto, Camile e sim, precisamos ser mais gentis.
    Acredito que gentileza, mais do que um ato de pura educação, é algo mais profundo; o querer cuidar do outro. Nossa sociedade consegue pousar um foguete em um cometa, mas não consegue ser cordial com uma pessoa na rua.

    Perdemos o carinho para com o outro, o querer cuidar bem das pessoas, Isso pode explicar porquê chegamos a esse ponto de quase colapso do planeta, em todas as esferas, pois gentileza/cuidado não se resume, para mim, apenas para pessoas, mas para com todo o nosso planeta, em todas as suas formas de vida.

    Sim, vamos levar essa campanha para as ruas!

    Responder
  3. Fernanda Rocha

    Ameiii essa ideia!!! Vou entrar na campanha no meu novo blog que estou criando…

    Responder
  4. Que ideia linda! Esse mês o rotaroots também deu um tema relacionado à gentileza que eu já aderi e agora to aderindo essa campanha também! =*

    Responder
  5. Marina

    Mile, duas coisas legais a campanha e o blog da Amanda que nao conhecia e gostei bastante!
    Acho que gentileza deveria ser uma coisa tao espontânea quanto sentir sede sabe?
    Muita gente usa da desculpa de nao tenho tempo, vida corrida, pra sair por ai sendo grosseiro. Gostei bastante disso, super participarei 🙂

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)