10 roteiros gratuitos no Rio de Janeiro

20/11/2015

Faz um tempinho que eu estou querendo compartilhar aqui no blog dicas de lugares que frequento aqui no Rio de Janeiro além das viagens e passeios que faço por outras cidades. Pra minha felicidade, o Expedia Brasil entrou em contato comigo e me convidou pra compartilhar com vocês algumas dicas de roteiros gratuitos no Rio de Janeiro que gosto e indico.

Acho super legal mostrar um pouco da minha cidade, dar dicas de passeios, restaurantes e points que costumo frequentar, não apenas pra turistas que vêm passear na cidade, mas também pra quem mora aqui no Rio e quer conhecer novas atrações. Hoje vou indicar 10 roteiros gratuitos que vão te ajudar a relaxar, se divertir e aprender um pouquinho mais sobre cultura. Vamos lá?

1 – Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Localizada na zona norte do Rio, em frente à estação São Cristóvão, a Quinta da Boa Vista é um parque super agradável com diversas atrações. É lá que fica o Museu Nacional e o Zoológico do Rio, além de ter sido a residência real quando a família real chegou no Brasil em 1808. O parque é lindo, com lagos, muita natureza e um amplo espaço pra práticas esportivas. Geralmente fica bem cheio nos fins de semana com famílias fazendo piquenique, atletas correndo e crianças brincando. É lá que dou as aulas de Yoga na natureza, então vocês podem imaginar que é um ambiente super agradável mesmo!

2 – Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Pra quem quer ficar no meio da natureza mesmo, a Floresta da Tijuca é uma ótima opção. Localizada no Alto da Boa Vista, também na zona norte do Rio, conta com nascentes de rios, muitas árvores, trilhas para caminhadas e tem aquela energia maravilhosa. Bastam algumas horas por lá para sairmos totalmente renovados e recarregados para voltar à realidade da cidade grande. A floresta é um dos quatro locais do Parque Nacional da Tijuca e é considerada a maior floresta urbana do mundo! Vale à pena tirar um dia pra conhecer essa maravilha, respirar um ar puro, ouvir o canto dos pássaros e meditar. (imagem: pixabay)

3 – Palácio do Catete

Palácio do Catete - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Localizado na zona sul do Rio, no bairro do Catete, o Palácio do Catete foi a sede oficial do poder executivo, ou seja, dos presidentes do Brasil. Quando a capital foi transferida para Brasília, o palácio passou a ser o Museu da República. Em sua parte externa temos também um lindo jardim com lagos, patos, pássaros e muitos atrativos. Fica ao lado da estação do metrô Catete e é super acessível.

A entrada do parque é gratuita, mas para visitar o museu (e conhecer a casa e o quarto onde Getúlio Vargas se matou) é cobrada uma taxa. No jardim, temos constantemente eventos culturais, como feiras de livros, teatro, grupos de música entre outros atrativos. Lá também tem um café, um cinema alternativo e uma livraria pequena. Como nasci e cresci no Catete, frequentei muito o palácio e tenho um carinho muito especial por aquele ambiente. Lá encontramos crianças, idosos, estudantes e é um ambiente muito leve também pra relaxar, ouvir os pássaros e fazer uma caminhada.

4 – Parque Lage

Parque Lage - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Quem está na Zona Sul do Rio pode aproveitar o dia para visitar o Parque Henrique Lage. Bem próximo ao Jardim Botânico, o parque abriga a Escola de Artes Visuais e também é parte do Parque Nacional da Tijuca e por isso tem muitos pássaros, palmeiras imperiais e jardins construídos em moldes europeus. É um ambiente escolhido por muitos fotógrafos que aproveitam o cenário e a arquitetura para a composição de books e fotos da natureza, e que eu mesma frequento bastante com essa finalidade ou simplesmente pra relaxar e ler um bom livro.

5 – Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Localizada na zona sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma ótima opção pra quem quer fazer exercícios físicos ou apenas contemplar a beleza do Rio de Janeiro. Em seu entorno de 7,8Km de ciclovia, observamos pessoas andando de patins, bicicleta, fazendo caminhadas ou simplesmente sentadas bebendo uma água de coco gelada enquanto observam os esportistas aquáticos. É lá que fica o Clube Naval e alguns clubes tradicionais de remo, mas não é só para o esporte que a Lagoa é frequentada. À noite tem alguns points com música ao vivo, além do centro gastronômico muito movimentado. A dica é aproveitar pra conhecer de dia e estender o passeio até à noite, principalmente em época de Natal, pois é lá que é montada a maior árvore do Rio de Janeiro, bem no centro da lagoa. (imagem: daqui)

6 – Lapa

Lapa - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Se tem um lugar onde encontramos de tudo um pouco, é na região dos Arcos da Lapa. Localizado na Zona Sul do Rio, a região que de dia é pacata se transforma à noite se tornando um point que une várias tribos. De música alternativa à chorinho, a Lapa é um ótimo lugar para se conhecer. Tem vários bares, restaurantes, casas de show e muita música ao vivo. Mesmo não querendo entrar em algum estabelecimento, dá pra aproveitar a música com os amigos reunidos sob os tradicionais arcos, já que tem também muitas barraquinhas de lanches e bebidas. Vale muito a pena conhecer a Lapa! (imagem: pixabay)

Confira aqui mais dicas da Expedia Brasil sobre a Lapa.

7 – Museu das Telecomunicações

Museu da Imagem e do Som - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Assim como o Palácio do Catete, o Museu das telecomunicações também fica no bairro do Catete, podendo fazer um roteiro de visita no mesmo dia. Pra quem gosta de dicas culturais, é uma ótima dica, já que abriga um acervo muito bacana de filmes, exposições, biblioteca, café e vários atrativos. Uma das coisas que mais me chamam a atenção lá é que o Museu fica num prédio que sua metade é muito moderna e a outra metade uma construção muito antiga, bem comum do Catete, por ser um bairro da época do Império. Esse contraste também tem todo um contexto que é também visível na proposta do museu, de brincar com o velho e o novo, principalmente na área das telecomunicações.

8 – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Muito famoso pelas suas exposições, o CCBB fica localizado no Centro do Rio de Janeiro e também é uma opção pra quem gosta de passeios culturais. O espaço tem muitos frequentadores, principalmente quando estreia alguma exposição nova, mas compensa enfrentar um pouquinho de fila na entrada, pois o ambiente é super acolhedor, além de ter uma arquitetura maravilhosa. Como programação tem sempre teatro, música, cinema e muitas artes visuais.

9 – Museu de Arte do Rio (MAR)

Museu de Arte do Rio (MAR) - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Assim como o CCBB, o MAR também é um ótimo atrativo para quem curte passeios culturais, além de serem bem próximos. A entrada é gratuita nas terças-feiras, então é bom se programar para fazer a visita neste dia. Localizado na Praça Mauá, também no Centro, o MAR abriga várias exposições interessantes, além de ter uma vista linda de suas varandas para a Baía de Guanabara.

10 – Biblioteca Parque Estadual (BPE)

Biblioteca Parque Estadual - Rio de Janeiro | Camile Carvalho camilecarvalho.com

Para turistas, um ótimo lugar para se visitar. Para moradores do Rio, excelente para estudar. É assim que vejo a Biblioteca Parque Estadual, localizada em uma das principais avenidas do Rio de Janeiro, a Presidente Vargas. A BPE é um centro de atividades culturais e lazer que promove a educação e informação em várias linguagens, como música, vídeo, livros, quadrinhos, teatro entre tantos outros. Quem olha de fora não imagina que dentro do espaço tem restaurantes, jardins, estúdios e até um auditório. Como também fica no Centro do Rio, dá para fazer um passeio visitando o CCBB, o MAR e a Biblioteca Parque Estadual no mesmo dia. Certamente será uma boa dose cultural! (imagem: daqui)

Espero que vocês tenham gostado das dicas dos roteiros gratuitos aqui no Rio de Janeiro que mais gosto de frequentar. Se vocês têm indicações, deixem aqui nos comentários e compartilhe conosco quais passeios gratuitos vocês mais gostam de fazer, mesmo que não seja no Rio de Janeiro.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

7 comentários leave one →

  1. Esse post veio na hora certa! Já tem um tempo que venho planejando uma viagem pro Rio e queria sair do óbvio, anotei todas a dicas 😀

    Responder
    • Que bom, Ludimila! Eu tentei dar dicas de lugares que frequento, não necessariamente os principais pontos turísticos. Assim, quem vem visitar foge um pouco do roteiro tradicional Pão-de-açúcar, bondinho e cristo redentor haha.

      Fico feliz que tenha gostado! Se quiser mais dicas, é só perguntar.

      Boa viagem e seja bem-vinda!

      Responder
  2. Sempre tive uma enorme vontade de conhecer o Rio de Janeiro. Eu espero que até o ano que vem no máximo eu realize esse sonho.
    Parece ser um lugar lindo demais. Muito boa as dicas de roteiros 😉
    Beijos!

    Responder
    • Oi Jessica!

      Espero que você venha conhecer o Rio sim! Aqui é um lugar lindo, tem muita coisa bacana pra se fazer. Que bom que gostou das dicas!

      Responder
  3. Beatriz

    Camile,

    O “Museu da Imagem e do Som” na verdade é o Oi Futuro do Flamengo! O MIS aqui do Rio está de mudança da Praça XV (encontra-se fechado no momento) para um novo prédio na Zona Sul.

    Ótima lista!

    Beijinhos.

    Responder
    • Obrigada, Beatriz! Na verdade eu confundi o museu da imagem e do som com museu das telecomunicações.

      Abraços! <3

      Responder
  4. Alguns lugares aí amo muito <3 quase todos rs outros nunca visitei. Já o Museu das telecomunicações 😮 não sabia que existia, pasme haha – agora quero visitar né. Arrasou nas dicas! <3 bj!

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)