Yoga

Respiração das Narinas Alternadas – Pranayama

15/04/2015

Respiração das Narinas Alternadas – Pranayama | Vida Conectada

Sabe aqueles dias em que nos sentimos completamente desequilibrados, cansados e sem energia? Talvez estejamos com canais sutis energéticos do nosso corpo bloqueados, o que pode ser reestruturado com a respiração das narinas alternadas, ou Nadi Shodan, uma técnica de respiração (pranayama) muito comum na yoga.

O ideal em nosso dia-a-dia é que estejamos nem tão letárgicos e nem tão agitados, apesar de uma pequena flutuação durante o dia ser considerado normal. No entanto, há situações em que perdemos essa capacidade de nos equilibrarmos, e praticar a respiração das narinas alternadas pode ajudar no reequilíbrio energético.

A Nadi Shodan Pranayama ajuda também na harmonização dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro, além de nos trazer ao momento presente. Como vivemos constantemente lembrando do passado e preocupados com o futuro, centrar-se no momento agora se torna um desafio. Com esta técnica de respiração, que atua também como uma meditação, conseguimos ter mais poder de concentração e atenção plena, conhecida como mindfulness.

Abaixo deixo um vídeo explicativo da Carolina Borghetti, uma yogini praticante de Hatha Yoga ensinando como fazer o passo-a-passo dessa respiração. Este método não tem contraindicações e você pode praticar de duas a três vezes por dia ou nos momentos em que sentir-se desequilibrado. A prática é melhor feita com o estômago vazio, devendo evitar fazê-la logo após as refeições.

Você já conhecia esta técnica? Tem algo a acrescentar? Deixe sua colaboração nos comentários abaixo. E se gostou do post, compartilhe em suas redes sociais.

Namaste!

Compartilhe o artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)