Tecnologia

Reeducação digital

24/05/2013

Foto: Pinterest

Vivemos em uma época de excesso de estímulos digitais. Televisão, smartphone, caixa de email, facebook e twitter são apenas alguns exemplos de tecnologias que podem desviar nossa atenção e atrapalhar nossa produtividade. Quem nunca pensou como seria passar pelo menos uma semana longe de toda essa tecnologia?

A repórter Carolina Bergier, da revista Vida Simples resolveu aceitar o desafio e relatou em um artigo como foi passar a semana inteira afastada dessas distrações. Com algumas regras para estabelecer limites do uso da tecnologia, a jornalista sentiu-se desacelerar. As regras foram claras: só poderia checar o e-mail 2 vezes ao dia, permanecer no máximo 15 minutos nas redes sociais (e com uma aba aberta no navegador apenas), utilizar o telefone apenas para fazer chamadas quando não estivesse conversando com alguém ou se alimentando, checar mensagens do celular uma vez ao dia, não ler jornais durante o café, nada de TV e o principal, fazer uma atividade por vez.

Carolina conta que se sentiu dona de seu próprio tempo. Com uma lacuna livre, pôde caminhar pela praia até o local de seu compromisso, visitou amigos e prestou mais atenção no percurso até o seu trabalho, reparando melhor em detalhes que provavelmente passariam despercebidos se estivesse escutando MP3. Contou também, que havia questões de sua própria personalidade que surgiram em sua mente e que ela teve que enfrentar, como se estivessem escondidas por debaixo do tapete e que nessa situação, foram descobertas. Conseguiu trabalhar melhor e sua produtividade aumentou, pois estava dedicada a cada atividade por vez sem preocupar-se com outros assuntos. Por outro lado, queixou-se de ter engordado um pouco, já que certa ansiedade, facilmente espantada pela internet, a fez comer mais. A semana, segundo Carolina, valeu muito à pena, pois lhe trouxe importantes ensinamentos. “É um presente estar presente”, afirma a repórter, que apesar de todos os benefícios, sentiu saudades de seu smartphone.

Hoje todos nós dependemos, de uma forma ou de outra da tecnologia. É fácil cortar a TV, mas difícil abandonar as redes sociais. Para outros, deixar de usar o Twitter é simples, pois não é importante, mas nunca ficaria em casa com a TV desligada. Cada um de nós tem seu estilo de vida e suas demandas, sejam elas ligadas ao entretenimento ou no meio profissional. Mas e você? Teria coragem de ficar uma semana sem usar a tecnologia? Ou sejamos menos radicais, como a repórter: conseguiria estipular normas de uso reduzindo ao mínimo possível? Como acha que encararia todos esses dias?

Talvez reclamar do excesso de dados aos quais estamos expostos não seja uma boa solução. Cada um de nós precisa ter seu próprio filtro, e sendo assim, observar a maneira como usamos a tecnologia. Vale lembrar que ela deve estar a nosso favor e prestando-nos um serviço, não o oposto. Uma dieta digital pode ser muito útil atualmente.

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

13 comentários leave one →

  1. um dia de cada vez… ou melhor um AGORA de cada vez!!

    Responder
    • Talita Mendonça

      Ha! Gostei do "um agora de cada vez!" kkkkkkkkk É isso mesmo. É tanta parafernália que a gente se perde no meio delas e perde o bem que poderia ganhar se soubesse usar adequadamente as ferramentas que a rede nos oferece.

      Responder
      • Camile Carvalho

        E acaba que o que era pra nos ajudar, acaba atrapalhando, não é mesmo? Às vezes simplificar é a melhor saída.

        Obrigada e volte sempre 🙂

        Responder
    • Camile Carvalho

      Isso mesmo, Rohberto! Viver o agora é muito importante, e saber estabelecer prioridades para não tropeçarmos nos nossos próprios pés.

      Obrigada e volte sempre 🙂

      Responder
  2. vale a pena se reeducar!!!melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…

    Responder
    • Camile Carvalho

      Com certeza, Mayra! Mudar quando não estamos bem é o melhor remédio.
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Responder
  3. Thadeu

    A tecnologia deve estar a nosso serviço, ou seja, quando precisamos de algo específico. Acho que é melhor do que ficar hipnotizado ao longo do dia e deixar de viver em sociedade como se deve viver.

    Responder
    • Camile Carvalho

      Verdade, Thadeu! Quantas vezes já me vi escrava da tecnologia! Nessas horas temos que parar e tentar viver um pouco a vida real longe de tantas distrações.

      Muito obrigada pelo comentário e volte sempre 🙂

      Responder
  4. Wesley Ferreira

    Eu fiquei 21 dias sem internet, televisão etc. E Foi uma experiencia muito boa, fiquei mais perto da minha família, cresci espiritualmente, consegui planejar e colocar muitas coisas no lugar e o principal realizei alguns sonhos. A Poluição que temos na nossa alma é muito grande hoje em dia, tanto que esquecemos as vezes até mesmo de viver.

    Responder
    • Camile Carvalho

      É verdade, Wesley! E uma pena que estejamos tão dependentes da tecnologia a ponto de passar horas em frente a uma tela de computador em vez de aproveitarmos a vida e as pessoas ao nosso redor. Muito legal sua experiência, parabéns!

      Responder
  5. Bruna

    Concordo plenamente com você, Camila. Eu dei uma freada em mim mesma nesse quesito de redes sociais. Eu tinha perfil em praticamente TODAS as redes, blog, fotolog… Nossa, nem eu sei como dava conta de tudo isso! e eu ficava MUITO conectada, especialmente pelo celular. Sentia uma necessidade absurda de mostrar o que eu tava fazendo.

    Hoje sou MUITO mais tranquila e me sinto muito mais leve por isso. Nem acesso a internet atraves do meu celular, nos finais de semana mal entro na internet… costumo passar meu tempo livro lendo e vendo filmes, ou mesmo encontrando com os amigos.

    Acho doentia essa coisa de que vc tem que estar conectado sempre… Hoje nao posto nada meu nas redes sociais. Nada intimo, nada particular… e confesso que hoje sou mt mais tranquila e feliz!

    Responder
  6. cassiano

    já fiz uma experiência do tipo mas, não usei nenhuma tecnologia. energia elétrica só do chuveiro do banho. é claro, eu estava de férias. quem trabalha e precisa checar e-mails e celular não tem como ficar uma semana sem eles. vale a pena.
    o site que eu me inspirei foi este: https://www.adbusters.org/campaigns/digitaldetox

    Responder
    • Camile Carvalho

      Que legal sua experiência, Cassiano! Adorei 🙂

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)