Beleza & Saúde

10 dicas para recuperar as energias

16/02/2013

10 dicas para recuperar as energias | Camile Carvalho | #camilecarvalho

Sabe aqueles dias em que acordamos sem energia e desanimados, com várias coisas a serem feitas, pendências, preocupações, e não conseguimos ter ânimo para começar nada? É uma sensação de inércia, um mal estar, como se algo puxasse nosso corpo nos tirando a vivacidade que precisamos para nossos afazeres. Na maioria das vezes é um caso de sobrecarga, no qual estamos tão preocupados e envolvidos com diversos compromissos, que nosso corpo pede uma trégua.

O que fazer nesse caso, em que nossas energias foram embora e precisamos recupera-las o mais rápido possível? Separei aqui 10 dicas para renovar essas energias, para que nos recuperemos o mais rápido possível, acabando com esse mal estar.

Como recuperar energias

1. Tome um banho relaxante. Se for frio, melhor ainda. A água gelada ativa a circulação nos fazendo despertar. Se não for possível, um bom banho morno já vai fazer uma diferença. Acredite, a água é uma ótima aliada para a renovação das energias.

2. Tome um copo de água gelado. A temperatura fria favorecerá o funcionamento dos órgãos “despertando-os”, além de auxiliar na limpeza do organismo.

3. Acenda um incenso de canela. Se não gosta do cheiro ou não tem o costume, coloque uma essência de sua preferência, ou simplesmente borrife em seu ambiente um perfume de Lavanda ou Alfazema.

4. Medite. Mesmo que não esteja com uma folga, o tempo que você gastaria postergando, você pode meditar. Estipule 5 minutos. Coloque o despertador no celular (ou use 1 Pomodoro) e feche os olhos. Tente não pensar em nada, apenas sinta sua respiração. Você se sentirá outra pessoa ao voltar ao que estava fazendo.

5. Deite no chão. Às vezes precisamos aterrar energias negativas e nada melhor que deitar na terra, grama ou areia da praia. Como nem sempre é possível devido à nossa vida urbana, deitar no chão do apartamento já adianta.

6. Faça algo totalmente diferente da sua rotina. Sente na varanda se você não tem o costume, escute um estilo de música que nunca ouviu ou pegue um papel em branco e desenhe, como na época da escola. Dê ao seu cérebro a oportunidade de fazer algo diferente do que ele já está “adestrado”.

7. Saia de casa e caminhe no parque. Seu prédio tem área de lazer e você nunca frequenta? Que tal pegar um livro e sentar ao ar livre para ler nem que seja um capítulo?

8. Organize seu espaço. Se seu trabalho está empacado, pode ser que você precise fazer uma limpeza no ambiente, ou apenas em sua mesa. Eu, por exemplo, só funciono se minha mesa estiver organizada.

9. Dance ou cante. Se estiver sozinho, melhor ainda. Coloque aquela música que você mais gosta no volume alto e não se julgue. Vamos lá, ninguém vai te ver!

10. Mexa com a terra. Ter uma planta no ambiente renova as energias. Se você tiver condições, plante uma horta. O ato de mexer com a terra, com as sementes e rega-las é terapêutico. Se há pouco espaço, tente plantar um feijão e acompanhe seu crescimento. Ter cristais por perto também é uma ótima ideia.

Espero que tenham gostado das dicas. Sempre que preciso fazer algo e me sinto sem coragem ou energia, faço uma ou mais dicas que escrevi acima. E com você, o que funciona?

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão, decididamente nos conduz à melhor saude mental e à felicidade”

– Dalai Lama

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

7 comentários leave one →

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)