Receita: Pasta de grão-de-bico

06/01/2015

vegana

Pegando o gancho da alimentação saudável, hoje vou dar uma dica de como faço pasta de grão-de-bico de forma super simples e prática. Minha mãe e minha tia costumam fazer Homus Tahine em festinhas e reuniões familiares, mas como o processo é um pouco demorado e precisa de diversos ingredientes – além de cozinhar o grão-de-bico – simplifiquei o processo pra aqueles dias em que queremos comer algo diferente em apenas 10 minutos.

Ingredientes

  • 1 caixa de grão-de-bico em conserva (uso muito da marca Quero)
  • 1 limão
  • 1 cebola
  • água
  • sal
  • azeite

Como Fazer

O processo é super simples. Coloco o grão-de-bico (que já vem cozido) numa peneira e lavo pra remover aquela água de conserva que vem na caixinha e coloco no copo do processador. Junto ao grão-de-bico uma cebola descascada, o sumo de um limão e uma pitada de sal. Adiciono um pouco de água (sempre vario a quantidade) adicionando aos poucos enquanto bato no processador até virar uma pasta e está pronto!

Por fim, coloco a pasta de grão-de-bico em um pote (no caso uso um de geléia que reaproveitei) e rego com azeite por cima, de acordo com o gosto de quem vai comer.

Esta receita é muito simples e rápida. Já fiz algumas vezes sem a cebola, batendo apenas o grão-de-bico com o limão e sal e também ficou uma delícia (nem todos gostam de cebola, né?). É uma ótima pedida pra aquele café da manhã no qual queremos comer algo diferente, ou durante o dia, quando queremos fazer um lanche rápido mas não sabemos o que preparar. Pra isso, sempre tenho em casa algumas caixinhas de grão-de-bico, que são super práticas e não precisam cozinhar.

A pasta de grão-de-bico pode ser servida com pão sírio ou qualquer outro tipo de pão (eu costumo comer com pão integral).

É a primeira vez que compartilho uma receita aqui no blog, espero que tenham gostado da novidade. E vocês, também fazem pasta de grão-de-bico? Como fazem? Se gostaram do post, não deixem de compartilhar nas redes sociais. 🙂

Obrigada!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

13 comentários leave one →

  1. Anna Júlia

    Camile, que surpresa boa! Amei a receita, estava justamente procurando uma receita simples e barata!
    Depois que eu fizer venho compartilhar o resultado.
    Muito obrigada!

    Responder
  2. Céli

    Oi Camile! Fazia um tempão que acompanhava o Vida Minimalista e não sabia que tu era vegetariana (sou também). Fiquei super feliz em saber e espero que tenha mais posts sobre isso, sei que não é esse o foco, mas é bem animador ver um blog não vegetariano que tenha posts aleatórios sobre isso. Parabéns pelo blog gosto bastante da tua escrita.
    🙂

    Responder
    • Olá, Céli! Sou vegetariana sim 🙂 E pode deixar que agora pretendo escrever bastante sobre o assunto, postando reflexões, algumas receitas e até resenhas de produtos que encontro por aí.

      Fico feliz que esteja gostando do blog, grande beijo!

      Responder
  3. Mario Agostinho jose

    Adorei…………………

    Responder
  4. Juliana

    Eu era um pouco preconceituosa quanto ao grão de bico. Mas como estou no caminho para me alimentar melhor, resolvi experimentar e adooorei. Muito gostoso. Valeu a dica. Bjs

    Responder
    • Que bom que gostou, Juliana! às vezes penso assim em relação a alguns alimentos, mas então experimento e acabo gostando. 🙂
      Beijos!

      Responder
  5. Miriam

    Oba!!! Vou testar. Adoro pasta de grão-de-bico mas nunca achei uma receita tão prática. Obrigada!!

    Responder
    • Oi Miriam!
      A receita original árabe mesmo leva mais ingredientes, mas aqui em casa no dia-a-dia faço essa versão bem mais fácil e simples. Leva menos de 10 minutos e é deliciosa. 🙂 Se der certo depois me conte!

      Responder
  6. Daniela

    Adorei a dica! Parabéns pelo Blog!

    Responder
  7. Pasta de grão de bico é uma das coisas que mais me ajudou na transição pro veganismo. Muito, muito boa. Eu adoro passar no pão e rechear juntamente com cenoura ralada, alface, brotos e o que mais tiver disponível. Nem acredito que antigamente eu usava maionese! Hahaha
    Sou uma dessas pessoas que não gosta da cebola (guilty haha), mas eu coloco um dente de alho pra temperar, junto com o sal. E também acrescento tahine (que não me atrai sozinho) pra enriquecer um pouco mais a pasta.

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)