Yoga

Praticando Yoga em casa

17/02/2014

Praticando yoga em casa

Já pratiquei Yoga por um bom tempo, desde os tempos da minha primeira graduação. Sempre achei que Yoga era algo místico, paz e amor e por este motivo peguei como disciplina eletiva, no primeiro tempo de aula logo após o almoço da faculdade. Desde então não consegui mais parar de praticar.

Muitos têm essa visão de que a prática da Yoga é carregada de misticismo e religiosidade, mas na verdade, diversas religiões presentes na Índia adotaram o Yoga como forma de conectar com o divino e com nós mesmos.

A palavra Yoga vem do radical Yug, em sânscrito, que pode ser interpretado como “concentrar-se” ou “meditar profundamente”. Mas se engana quem pensa que sua prática é de apenas exercícios parados, entediantes e meditação. O Yoga trás muitos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente e sua prática diária pode ajudar na tonificação de músculos, equilíbrio do corpo, concentração, respiração adequada e até na perda de peso (palavra-chave para muitos!).

Atualmente existem diversos tipos de Yoga, alguns mais tradicionais e outros que já foram adaptados às necessidades atuais, principalmente em academias, como o Power Yoga. Como estou buscando reduzir alguns gastos mas ao mesmo tempo queria voltar a praticar o Yoga, decidi procurar alguns vídeos no Youtube com instruções e encontrei um canal muito bacana, com um desafio de 30 dias. Faz exatamente uma semana que estou praticando diariamente e posso dizer com toda certeza que já percebi uma boa melhora na minha postura.

Quem nunca praticou Yoga deve estar atento a alguns detalhes:

  • Apesar de trabalharmos com a superação de nossos limites pessoais, jamais force seu corpo em algum ásana (postura) que cause dor.
  • Tente sempre manter a consciência sobre sua respiração.
  • Para ter equilíbrio em algum ásana, mantenha sempre o foco em algum ponto fixo.
  • Nunca se compare com outros praticantes. A prática nos leva a compreender que cada indivíduo possui suas particularidades e que não somos iguais.

Para a prática da Yoga não é necessário comprar materiais específicos. Geralmente usa-se o mat, um tapete para as práticas, mas não é obrigatório (só fui comprar o meu agora em Janeiro). Pode-se forrar o chão com uma toalha ou praticar sobre o carpete, apenas certifiquem-se de que não há riscos de escorregar. Pratique descalço (a não ser que esteja muito frio). Para roupas, qualquer uma de ginástica serve. Em casa costumo usar uma bermuda e um top por causa do calor. O importante é sentir-se confortável.

Vou deixar agora o vídeo e o canal do youtube do desafio dos 30 dias de yoga que estou fazendo. O vídeo é em inglês, mas para quem não sabe o idioma não há problema, pois é bem explicativo e a instrutora demonstra o que fazer. Apenas lembrem-se de consultarem seus médicos caso possuam algum problema de saúde, antes de qualquer exercício e jamais se esforcem além dos limites do corpo. Yoga é uma prática diária, é conscientizar-se das pequenas conquistas. Espero que gostem!

Quem me acompanha?

Canal do youtube: Do You Yoga

Site: DoYouYoga.com

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

5 comentários leave one →

  1. Lívia

    Nossa adorei, pena que nesse momento minha prioridade é dormir um pouquinho mais uma vez que estou dormindo muito pouco por estar trabalhando e estudando e descanso é essencial pra mim. Agora eu não abro mão da meditação diária, espero ter condições de colocar uma rotina de yoga na minha vida logo 😀

    Responder
  2. Bruna

    Camile, obrigada por essa dica! Adorei! Já queria mesmo praticar yoga há tempos, mas na minha cidade, que é minuscula, não achava professor! Obrigada por compartilhar!

    Abraço!

    Responder
  3. Geovanna

    Prático Yoga desde o início deste ano e não me arrependo… Melhor coisa que tem é meditar e fazer yoga! Relaxa, faz bem pro corpo e alma!!!

    Responder
  4. Eduarda

    Boa tarde

    preciso urgente começar Yoga, moro em SP e não sei se sozinha seria o ideal no início.

    Responder
    • Acho que o ideal seria começar com orientação de algum professor, mas você pode também tentar fazer esse desafio em casa, mas com cautela. Tem um livro muito bom que recomendo a todos que querem conhecer mais, que é o “Autoperfeição com Hatha Yoga” do Hermógenes. Lá ele explica tudo direitinho pra quem está começando, inclusive como fazer os ásanas (posturas) de forma correta. Mas vá com cuidado, caso tenha algum problema de saúde, o melhor é começar com um acompanhamento. 🙂

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)