10 praias para curtir o Réveillon no Rio de Janeiro

18/12/2015

O ano de 2016 já está batendo na porta, faltam duas semanas para a virada do ano e a Expedia Brasil me desafiou a compartilhar com vocês dicas de 10 praias lindas para curtir o Réveillon no Rio de Janeiro. Já dei algumas dicas sobre roteiros culturais gratuitos e restaurantes cariocas com opção veg justamente pra quem vem passear pelo Rio ou é carioca e quer sugestões de lugares bacanas.

Quando falamos de virada do ano no Rio de Janeiro, sempre lembramos da famosa Praia de Copacabana, e por este motivo não vou dela hoje aqui no blog, mas vou falar de 10 praias pra quem quer um pouco mais de sossego, curtir um banho de mar e até acampar. Vamos lá?

1 – Praia do Perigoso

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Praia do Perigoso

Localizada entre Grumari e Barra de Guaratiba, é uma das poucas praias selvagens do Rio de Janeiro. O local é apropriado para quem curte camping, apreciar um mar tranquilo e fazer um lual com os amigos sob a lua cheia. Quem quer passar a virada do ano nessa tranquilidade e fugir do agito das praias, é uma ótima indicação. Ao contrário do nome, de perigosa a praia não tem nada. Segundo os pescadores do local, a praia ganhou este nome por ser uma rota de fuga dos presidiários da Ilha Grande. A Praia do Perigoso tem a pedra da tartaruga, onde muitos fazem rapel e apreciam a vista panorâmica do local.

2 – Praia de Itaúna (Saquarema)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Praia de Itaúna Saquarema

Pra quem gosta de surf, a Praia de Itaúna é um prato cheio. De dia temos o movimento dos surfistas e banhistas que aproveitam o sol do fim do ano e à noite temos o movimento na pracinha e centro de Saquarema, com música ao vivo, pizzarias (pizza quadrada!) e feirinhas de artesanato. É uma ótima praia para passar a virada do ano em um ambiente familiar e bem animado. A dica é subir a igreja e observar o pôr-do-sol do alto do monte. É uma vista linda que vale à pena!

3 – Praia da Ferradura (Búzios)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Praia da Ferradura Búzios

Depois da visita de Brigitte Bardot, Búzios tornou-se famoso, sendo um dos destinos mais procurados para viagens no Rio de Janeiro. As praias da Ferradura, Geribá e Azedinha reúnem um público variado entre surfistas, família e quem curte um pouco mais de tranquilidade. A cidade à noite se transforma e o point é a Rua das Pedras e na Orla Bardot, com muita música ao vivo, restaurantes e baladas para quem gosta de agito. É um local que agrada tanto famílias que estão à procura de descanso quanto a jovens que querem diversão. É uma ótima pedida para quem quer passar a virada do ano curtindo a tranquilidade de uma praia e depois curtir a noite com muita diversão.

Conheça mais opções da Expedia Brasil de praias em Búzios.

4 – Praia de Piratininga (Niterói)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Praia de Piratininga Niterói

Piratininga é a primeira praia oceânica de Niterói e é uma opção ótima para passar a virada do ano. Com campeonatos de surf, bares e restaurantes, a praia fica localizada entre a cadeia de montanhas e possui águas cristalinas e vegetação abundante. Também é indicado para famílias, casais e jovens que buscam diversão. À noite o movimento fica no calçadão dos quiosques ou nas pizzarias, bares e restaurantes mais pro centro.

5 – Praia dos Cavaleiros e do Pecado (Macaé)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Praia dos Cavaleiros Macaé

Localizada em Macaé, a Praia dos Cavaleiros se transforma à noite. Com muitos bares, restaurantes e baladas, a praia é uma ótima opção para quem quer curtir uma virada do ano animada. Pra quem quer um pouco mais de sossego, as praias do Forte e Imbetiba são ótimas para quem curte fazer caminhadas durante o dia e apreciar a beleza do mar na tranquilidade. Já a praia do Pecado é a melhor escolha para quem curte surf devido às suas altas ondas.

6 – Ilha Grande

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Ilha Grande Praias

Como o próprio nome diz, Ilha Grande é um arquipélago e é a maior ilha na baía de Angra dos Reis. Contendo mais de cem praias com um cenário de tirar o fôlego, a ilha abriga uma rica vegetação e vida marinha. Com diversas trilhas, rios e cachoeiras, Ilha Grande é um ambiente rústico para quem quer curtir a tranquilidade e principalmente acampar. O único modo de chegar à ilha é de barco e a duração da viagem é em torno de 1:30h partindo de Angra dos Reis ou Mangaratiba. Todo o passeio pela ilha é feita à pé, já que não circulam carros nem motos, o que garante o clima tranquilo e pacato da comunidade dos pescadores. No centro fica a Vila do Abraão, onde há restaurantes e pousadas com muita música e diversão.

7 – Praias de Araruama

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Araruama Kite Surf

Abrigando a segunda maior lagoa do Brasil (220km), Araruama é um point de praticantes de esportes aquáticos com velas. Devido ao forte vento constante, a região abriga escolas de kitesurf e clube de vela, atraindo muitos praticantes e admiradores. Suas praias oceânicas abrigam um imenso calçadão com bares e restaurante, onde famílias e amigos se reúnem tanto ao redor da lagoa quanto à beira do mar. É um local tranquilo e calmo e não é tão agitado como outras praias. É indicado para quem quer passar a virada do ano curtindo um esporte, fazendo Stand Up Paddle (SUP), aprendendo Kite Surf ou pegando um sol. Araruama fica bem perto de Saquarema, o que é vantagem se quiser conhecer mais praias da região.

8 – Praia do Cachadaço (Trindade)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Cachadaço Trindade

A Vila de Trindade fica a 20km do centro de Paraty e suas praias selvagens são acessível através de trilhas, como é o caso da Praia do Cachadaço. É um destino perfeito para quem quer acampar sossegado curtindo a beleza quase paradisíaca da região e descansando na virada do ano com os amigos. De Paraty, é possível fazer passeios de lanchas e escunas passando por diversas praias belas e cristalinas. A dica é ficar hospedado no centro de Paraty e reservar alguns dias para conhecer as belezas de Trindade.

9 – Praia Costazul (Rio das Ostras)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Costazul Rio das Ostras

Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, Rio das Ostras se torna cada vez mais um destino pra quem quer descansar e se divertir, sendo uma ótima opção pra passar a virada do ano. A praia Costazul é um dos poits mais badalados de Rio das Ostras e conta com uma enorme quantidade de bares, restaurantes, feirinhas e atrativos. De Costazul, a dica é conhecer a Lagoa do Iriri, ou Lagoa da Coca-Cola, conhecida assim devido à sua cor escura. A região tem desde hotéis de luxo até pousadas mais rústicas, sendo um local com bares e baladas mais sofisticadas e ao mesmo tempo praias tranquilas e trilhas para apreciar a natureza.

10 – Praia do Forte (Cabo Frio)

Praias do Rio de Janeiro | Camile Carvalho | Cabo Frio

Com mar calmo e cristalino e várias dunas, as praias de Cabo Frio são também uma ótima pedida para curtir a chegada de 2016. A praia mais conhecida é a Praia do Forte, onde tem uma fortificação antiga e onde tem a maior festa de virada do ano da região. Quem curte uma boa gastronomia, tem a opção de passear pelo Boulevard Canal, um extenso calçadão com muitas opções de bares e restaurantes tradicionais e modernos. Pra quem gosta de feirinhas e compras, a dica é conhecer a Rua dis Biquinis, que tem mais de 70 lojas com roupas de banho e verão para os turistas.

Estes foram sem dúvidas dicas de lugares lindos de se conhecer, descansar e aproveitar a energia boa do ano que já está chegando. Espero que tenham gostado das sugestões das praias do Rio de Janeiro e que aproveitem bastante essa virada de ano. Agora quero saber com vocês, como gostam de passar o Réveillon?

Fotos: 1 / 3 / 4 / 5 / 6 / 8 / 9 / 10

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

4 comentários leave one →

  1. robson barbosa de paula

    quais delas pode acampar? boa noite

    Responder
  2. Mari Senese

    Camile, adorei as dicas! Vieram muito a calhar porque realmente vou passar o ano novo no Rio! Mais precisamente na Barra da Tijuca, nunca fiquei nessa parte do Rio, então estou procurando coisas legais para fazer por lá e tentar fugir um pouco da multidão (hahaha), já coloquei na lista a praia do perigoso 😀

    Responder
  3. Muito bom seu post. Trazendo muitas informações que a maioria dos blogs deixam passar despercebido. Parabéns e sucesso.

    Responder
  4. Dani Trindade

    A praia do Cachadaço é realmente uma ótima opção. Eu já passei na praia do Forte em Cabo Frio e não gostei, é muito tumulto, milhões de pessoas, mas a queima de fogos é muito bonita.

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)