Livros

Livro: Os Espíritos da Natureza – C. W. Leadbeater

11/08/2013

Livro Os Espíritos da Natureza

Em um dos meus passeios pelas livrarias aqui da Tijuca, deparei-me com esse livro na estante. Fiquei interessada por que não conheço de forma aprofundada os elementais da natureza, exceto as Salamandras, seres do fogo, com as quais tenho uma longa história. Resolvi compra-lo aproveitando que o preço estava bem convidativo (R$19,90) na Livraria Galileu.

O livro, contendo apenas 110 páginas, é de fácil leitura e o li em apenas um dia. Ele apresenta curiosidades apenas sobre as fadas – o que me deixou um pouco decepcionada, pois pensei que abordariam outros seres da natureza também. C. W. Leadbeater nos mostra como os espíritos desses pequenos seres se evoluem, como se relacionam entre si e com os humanos e as formas que podem ocupar em diferentes ambientes, como o fogo (salamandras), o ar (silfos) na água (ondinas) e na terra, mas não de uma forma estruturada. Achei que poderia separar melhor os capítulos para facilitar o entendimento do leitor.

Outro aspecto interessante do livro é a quantidade de imagens que possui, o que reduz consideravelmente o texto. Para quem busca uma compreensão bem superficial sobre o tema, acho que é um bom livro introdutório, mas que não supre questionamentos que podem surgir conforme a leitura avança. Apesar de ser um tema de cultura tradicionalmente oral, senti falta de um embasamento, além de uma melhor revisão do português, já que alguns erros conseguiram escapar.

Quanto à diagramação, achei muito boa, com uma fonte confortável aos olhos, assim como o espaçamento e o papel amarelado com gramatura alta, desejável em se tratando de livros. A capa também é muito bonita e como eu disse anteriormente, é um livro recomendado àqueles que querem buscar compreender de forma superficial ou introdutória o que são e como vivem as fadas.

Livro Natureza

Um trecho muito bonito que marquei foi o seguinte:

O homem corta e mata as árvores, corta as ervas, arranca as mais belas flores e sem qualquer remorso as deixa morrer. Mata a amável vida no seio da natureza, colocando em cima de flores e plantas placas de cimento, tijolos, estradas de asfalto; manipula produtos químicos provocando odores horríveis e matando a fragrância das flores com a fumaça preta saída das chaminés das indústrias químicas. É estranho que as fadas fujam e se afastem de nós, da mesma maneira que nós fugimos das cobras venenosas? – pag. 66
  • Título: Os Espíritos da Natureza
  • Autor: C. W. Leadbeater
  • Editora: Isis
  • ISBN: 85-88886-13-8

Livro NaturezaLivro Natureza

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

Comments closed.