Saúde

Os benefícios da água morna com limão

05/08/2015

Ayurveda: os benefícios da água morna com limão » Vida Conectada

Dentro da medicina tradicional indiana (Ayurveda) há uma prática muito interessante de beber, todos os dias ainda em jejum, um copo de água morna para “despertar” o corpo. Em termos mais técnicos, se diz que esta prática desperta o jataragni, que é o fogo digestivo, que junto com as gotas de limão elimina toxinas, chamadas de ama.

Variações podem ser feitas de acordo com o dosha/biotipo (que explicarei melhor num próximo post), como adicionar uma pitada de sal dos Himalaias (para os vata) ou um fio de mel quando a água começa a esfriar (para os kapha), mas o mais comum é apenas a água morna com o limão. Os benefícios são diversos, desde inibição da fome, eliminação de toxinas (detox) até a alcalinização do organismo, ajudando assim na prevenção da instalação de doenças.

Segundo a Ayurveda, um organismo ao ficar mais ácido se torna vulnerável a problemas, facilitando assim o desequilíbrio do corpo. Já um sistema mais alcalino previne que doenças se desenvolvam, sendo a água morna com limão um ótimo aliado para nossa saúde.

Não há muito mistério: basta uma xícara de água morna com algumas gotas de limão (eu costumo espremer meio limão) e beber ainda em jejum. Há quem não consiga ingerir água morna, por causa da sensação de enjoo que pode proporcionar (geralmente quem tem o biotipo pitta), mas pode-se começar com a temperatura ambiente até acostumar. Aos poucos vamos nos adaptando e com a rotina o chá se torna prazeroso.

Ao ingerirmos a água morna ainda de manhã, nosso organismo desperta aumentando o peristaltismo (contrações e movimentos) do trato gastro-intestinal, fazendo com que se prepare melhor para um café da manhã mais caprichado. Além disso, a mistura também age no sistema imunológico, além do limão conter vitamina C, o que ajuda na prevenção de gripes, melhora e clareia a pele, elimina o mau-hálito combatendo inflamações nas gengivas e dentes, entre tantos outros benefícios.

Mudar a rotina pela manhã pode ser a chave para diversas outras mudanças. Com uma alimentação melhor e práticas diferentes de higiene – afinal, elimina toxinas do organismo – podemos encarar o dia com mais disposição e energia. O ideal é reservar alguns minutos ao acordar para estar no momento presente, e no meu caso aproveito o momento de beber a água morna para estar comigo mesma por alguns minutos. Quem tem um tempinho a mais na rotina pode aproveitar para emendar com a prática matinal de yoga ou sentar-se para uma meditação. Tenho certeza que os dias serão mais plenos ao reservar um momento pela manhã para cuidar mais do seu bem-estar.

E você, já conhecia esta prática ayurvédica? Conte sua experiência!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

21 comentários leave one →

  1. Marcele Andrade

    Excelente dica!
    Meu urologista indicou isso, porque tenho um rim meio problemático que vive criando cálculo. Foi meio duro de tomar, mas deve ter sido porque espremi um limão inteiro… rs. Vou tentar com meio limão também!
    Beijos!

    Responder
    • Olá, Marcele!

      Adorei sua experiência, meu pai também tem cálculos e vou tentar convencê-lo de tomar água morna com limão.

      Acho que um limão inteiro fica bem forte, experimente com meio limão (ou pra começar a acostumar, apenas algumas gotas). Depois me conte se acostumou!

      Beijos!

      Responder
      • Pâmella Cristina Zakrzewski

        Neste final de semana aprendi isto com uma terapeuta da Ayurveda e ela indicou apenas algumas gotas, mas disse que não faz mal tomar mais, como meio ou 1 limão inteiro. No entanto ela me disse que para o melhor aproveitamento da vitamina C é melhor usar sempre o limão aberto na hora. Fico pensando que se eu tomar metade cada dia, a metade do dia seguinte à que eu abrir o limão já terei perdido muito das vitaminas. Só por isso penso em tomar um limão inteiro. Vou começar amanhã!

        Responder
        • Isso é verdade, Pâmella! O limão vai perdendo as propriedades. Eu tomo meio limão ao acordar e meio limão no fim da tarde, assim uso um limão inteiro num dia (ou aproveito uma banda pra temperar a salada do almoço).

          Beijos!

          Responder
  2. Já tem aproximadamente um mês que comecei essa pratica e ja sinto melhoras incriveis! Eu estava com uma especie de verruga no canto da boca que a dermatologista marcou pra “queimar”. Depois que comecei a ingerir a agua morna com limão ela desapareceu e realmente estava relacionado a baixa imunidade. Super recomendo!!!

    Responder
    • Que legal, Bruna!

      Eu também já tomo há um tempinho e percebi melhoras em diversos aspectos, mas achei super legal sua experiência com a verruga. A água com limão ajuda muito no fortalecimento da imunidade. Eu mesma vivia gripada, qualquer variação de temperatura lá estava eu com dores de garganta de cama e depois que comecei a beber isso e praticar yoga, senti que minha imunidade melhorou muito. 🙂

      Beijos!

      Responder
  3. Aline Molleri

    Você já percebeu que vivem dando essa dica como o milagre para o emagrecimento? Eu não acredito em milagres assim e estava buscando o porque da tal água com limão de manhã ajudava e no acaso encontrei seu blog, adorei e comecei a pesquisar mais sobre a ayurveda.

    Abraços!

    http://www.hipermetropiafashion.com.br

    Responder
    • É verdade, Aline!

      Sempre dão essa dica como milagrosa, pra emagrecimento. E na verdade auxilia sim, mas não atua apenas no emagrecimento, mas sim num sentido mais amplo. É através da desintoxicação do organismo que vai eliminando as impurezas, além de saciar a fome. O limão é rico em vitaminas e minerais, e junto com a água morna traz diversos benefícios.

      Fico feliz em ter encontrado meu blog, pretendo falar mais sobre Ayurveda por aqui. É maravilhoso!

      Abraços!

      Responder
  4. Grazi

    Bom dia, Camile!

    Há algum tempo venho tomando água morna com limão, realmente dá uma diferença gritante no organismo. Milagre, não faz, mas que faz um bem danado, ah isso faz!
    Apesar disso, sempre me surge a dúvida: É necessário aguardar quanto tempo para comer? É necessário aguardar para comer?
    Enfim, sobre os doshas, fiz um teste ~online hehe~ e constatou que meu biotipo predomina pitta. Você tem sites para recomendar sobre o assunto? Sobre Ayurveda também, se possível. Acho muito interessante, mas é meio complicado encontrar sites que aprofundem o assunto. :/

    Ontem participei de um ambulatório de reike, achei bem interessante. Você já participou? O que achou?

    Ah, seu blog está lindo! Amei o avatar de flor-de-lótus nos comentários, um amor! <3

    Gratidão por compartilhar tanta coisa bacana conosco,
    Namastê!

    Responder
  5. Maria Helena

    Tomo Água pela manhã assim que levanto,só que.é em temperatura ambiente,o meu intestino funciona bem melho

    Responder
  6. Patricia Luck

    Primeiramente, está lindo seu bloguinho novo! Parabéns!
    Uma vez li sobre a prática da água com limão e passei a tomar em jejum. Como acordo bastante cedo para dar café da manhã aos pimpolhos antes da escola (mas não tenho fome ao acordar a essa hora), a prática era perfeita pra mim, ia bebericando o copo enquanto aquecia os pães e fazia o café. Fiquei impressionada com o bem que me fez! Eu não sou muito de acreditar nesses “milagres”, mas percebi que meu intestino passou a funcionar melhor, me senti com mais energia e até emagreci (ou desinchei). Mas durante as férias de verão e viagens, abandonei o hábito…vou retomá-lo amanhã mesmo!
    Obrigada pela dica e aguardo ansiosamente o post sobre doshas.

    Responder
  7. Ricardo Caitano

    Não conhecia esta prática, vou adotar. Porém não será facil, tenho que mudar meu hábito para nas manhãs estar presente no momento, geralmente eu acordo, tomo banho e saio para o trabalho, geralmente não dá tempo para o café e sinto que ao longo do dia não sou 100% produtivo, preciso me programar para ser mais produtivo.

    Responder
  8. Fernanda Rocha

    Não conhecia os benefícios da água morna e limão. Gostei, vou experimentar.

    Responder
  9. Karla

    Adorei a dica!! A minha dúvida é qto tempo depois posso tomar o café da manhã?

    Responder
  10. Luciano

    Eu já tinha conhecimento dos beneficis do limao . No livro vida naturalista ao alcance de todos , vc seu propio médico. Ele manda a gente tomar um limão todos os dias a levantar ! E só deve comer meia hora depois para não fermentar. Mais com água mora devi ser muito bom tb .

    Responder
  11. Solange Aquilino

    A minha dúvida é que ao usar meio limão, se posso guardar a outra metade para usar no dia seguinte. Será que tem o mesmo efeito benéfico ou não?
    Muito obrigada.
    Adorei o seu blog, muito bonitinho e super instrutivo.
    Solange.

    Responder
  12. Fiquei super curiosa em relação aos biotipos! Pelo que li no link da postagem, eu me identifico com os Kapha ou Pitta. Gostaria de entender mais sobre, aguardarei seu post sobre isso 🙂

    Responder
  13. Reny Luiz Oliveira.

    Olá, tomo todos os dias de manhã em jejum, um copo de agua morna de 250 ml com meia colher de mel mais suco de um limão e me sinto muito bem.

    Responder
  14. Marília

    Acabei de fazer uma consulta com um terapeuta ayurvédico e ele me indicou o mesmo. Estou confiante que será muito bom. Mas fiquei com a dúvida também, de quanto tempo depois posso tomar o café da manhã. Adorei seu blog, muito instrutivo!

    Responder
  15. Fábio Costa

    Olá,
    Obrigado pelo conhecimento compartilhado.
    Mas estou tendo um probleminha com o 1/2 limão com água morna em jejum.
    Comecei a terapia há dois dias e tive diarreia.
    Acho que meu corpo estava intoxicado, inchado demais. É isso mesmo?
    Devo continuar?
    Obrigado

    Responder
  16. Euler

    olá Por favor, sobre a agua morna com limao. depois de toma-la por 30 dias sem interrupção devo ficar quantos dias sem usa-la?

    abs

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)