Vida Online

Organize seu computador em 12 passos

11/08/2015

Organize seu computador em 12 passos » Camile Carvalho #camilecarvalho

De tempos em tempos precisamos fazer uma revisão em nossos computadores. Com o uso constante, acabamos baixando arquivos que não precisamos, guardamos documentos que só serviam para uma única vez, e com isso vamos acumulando tralha digital, ocupando o espaço em nossos discos e deixando também nossos computadores mais lentos.

Hoje vou compartilhar com vocês uma lista de 12 passos do que costumo fazer para revisar e limpar o computador:

1) Fotos

Tenho um esquema de organização de fotos que consiste em separar pastas por ano e subpastas por mês. Porém, como fotografo muito, algumas fotos ficam desorganizadas, principalmente quando as uso para editar para o blog. O primeiro passo é organizar todas as fotos renomeando o que tem nome errado, excluindo as que ficaram ruins e colocando em pastas mais fáceis de encontrar.

Leia: 

2) Imagens em geral

Muitas vezes salvamos imagens bonitinhas, inspiradoras, mas sem uma finalidade definida. Se sua pasta de downloads está cheia dessas imagens, defina o que fará com elas. Crie uma pasta para este tipo de arquivo, envie para o Pinterest (leia mais aqui) ou as delete.

3) Músicas

Ainda guarda músicas daquele artista que nem gosta mais? Desapegue! A não ser que seja uma raridade, não há motivos pra guardarmos músicas que não escutamos mais ou não combina mais com nosso estilo atual. O melhor que fiz foi assinar serviços de música online, como o Deezer e o Spotify (atualmente estou com o Spotify). Eles permitem a criação de playlists, salvar álbuns completos, artistas e enviar músicas do nosso computador. Também sincroniza arquivos para escutarmos offline, quando estivermos sem conexão. Isso me fez desapegar de muitos arquivos de MP3 que eu tinha apenas ocupando espaço no disco.

4) Documentos

Arquivos da faculdade, textos antigos, PDFs em geral. Será que precisamos de tudo que guardamos no computador? Será que aquele arquivo de 2010 ainda é útil? Abra pasta por pasta, aos poucos e vá desapegando dos arquivos que não são mais úteis. Tenho certeza que muito do que guardamos pode ser facilmente encontrado novamente em uma simples busca do Google. Mantenha apenas aquilo que realmente precisa.

5) Programas

Às vezes nos empolgamos com novidades e baixamos programas que usamos uma ou duas vezes e acabamos deixando esquecidos num canto. A regra é simples: se não usa (e nem pretende usar), desinstale! Caso ainda tenha dúvidas se precisará usar o programa futuramente, mantenha apenas o arquivo de instalação em uma pasta própria para este fim.

6) Cookies do navegador

Tudo o que pesquisamos e todos os sites que visitamos ficam gravados no nosso computador através de registros chamados cookies. São eles que guardam aquela pesquisa que você fez de um liquidificador e fica anunciando por dias liquidificadores por todo canto que você navega. É bom, portanto, fazer uma limpeza desses registros com frequência. A limpeza pode ser feita pelo próprio navegador ou através de algum programa. Gosto muito do CCleaner!

7) Favoritos

É sempre bom revisar os favoritos que guardamos. Muitos deles são sites com alguma informação que serviu apenas pra algum momento e que não há mais motivo pra mantê-lo na lista. Deixe apenas os sites que são importantes e úteis. Se você gosta de ler muitos blogs, sugiro que use o Bloglovin ou o Feedly, serviços que mostram os novos posts dos blogs que cadastramos no tempo em que são publicados. O blog pode ser encontrado no Bloglovin nesse link aqui e no Feedly nesse link aqui.

8) eBooks

Se temos a mania de acumular objetos e livros em casa, transmitimos isso também ao mundo digital. Geralmente quem lê muito também baixa muitos livros, e acabamos tendo mais livros em nossa estante virtual do que nossa capacidade real de lê-los. Se você também é assim, faça uma revisão nos eBooks. Será que tudo o que temos realmente vamos ler um dia?

9) Pasta de Download/Transferência

Aquela pasta pra onde tudo o que baixamos vai também é um centro de bagunça digital. Imagens, músicas, PDFs, arquivos de instalação, tudo fica ali, bagunçado por causa da pressa com que às vezes lidamos com os arquivos baixados. Apague o que não precisa mais e coloque em pastas correspondentes o que deseja manter.

10) Ícones da área de trabalho

Seu desktop parece uma zona quando o computador é ligado? Há um bom tempo decidi não manter nada além da lixeira na área de trabalho do computador. Agora, nem mesmo a lixeira existe mais. Minimalize! Escolha um papel de parede bonito e mantenha todos os arquivos em suas respectivas pastas. Num eventual problema que o computador tiver, estes são os primeiros arquivos a serem perdidos. Além de manter um ambiente clean, guardando os arquivos importantes em suas respectivas pastas também é mais seguro.

11) Backup

Depois de tudo organizado, faça um backup dos arquivos mais importantes. Pode ser em um HD externo ou em serviços online. Uso demais o Dropbox e sou fã número 1 do serviço, mas também há outros, como o Google Drive (que ainda não me acostumei) e também o Evernote.

 12) Limpe sua lixeira

Após toda a organização concluída, não há sensação mais gratificante que verificar quantos arquivos foram pra lixeira e clicar em seguida “esvaziar lixeira”. Sinta a leveza voltando a reinar em seu computador e aproveite o momento para ser criativo e criar coisas novas, afinal, o acúmulo, tanto físico quanto digital prejudica demais nossa criatividade.

Gostaram das dicas? E vocês, como organizam seus computadores?

imagem: Pixabay

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

8 comentários leave one →

  1. Fiquei feliz ao ver que faço as coisas de modo prático também. Armazeno as fotos exatamente desse jeito, uso o ccleaner. Mas ando precisando deletar imagens fofas, e quanto aos ebooks, aff, sofri só de pensar em deletar. Vou mandar alguns pro kindle e outros pro hd externo, mas deletar não dá 🙂

    Adorei as dicas!
    Beijos

    Responder
  2. Meu computador é super enxuto. Não tenho quase nada nele, além do que eu estiver trabalhando no momento.
    Minha fotos eu guardo on-line no Mega e o backup já vai direto pro HD externo.
    Meus e-books ficam todos na nuvem da Amazon.
    Para músicas só Spotify ultimamente. Meus MP3’s antigos estão no HD externo, mas nem uso.
    E meus arquivos ficam todos no Evernote.
    Se eu baixo um série ou um filme, só guardo enquanto não vejo. Assim que assisto é lixeira!
    Claro que isso se deve ao foto de eu ter um MacBook Air com HD bem pequeno. Nem posso querer juntar tralha 😉
    Bjinho

    Responder
  3. Priscila

    Estou passando por esse processo nesse momento. Pretendo aposentar o desktop e usar somente o notebook, mas tem tanta coisa no outro computador que não estou sabendo lidar com tanta tralha.
    Meu problema principal são as fotos, tem coisa demais desde o ano de 2012 (2011 pra trás eu gravava em dvd) e tem muitas fotos ruins, tremidas e repetidas, mas ao fim da primeira pasta já estou esgotada.

    Sei que precisarei reservar alguns dias pra isso e dar cabo da tarefa, mas está difícil encontrar ânimo. Com certeza farei uso das suas dicas, como sempre.

    <3

    Responder
  4. Amei as dicas, organizar meu computador o note e pen drives tem sido impossível, mas vou seguir essas 12 regrinhas de ouro. O mais difícil vai ser desapegar das fotos e livros! Mas tenho que evoluir, vou aproveitar e juntar esse post com o maravilhoso anterior e essa vai ser uma das minhas 3 metas até o final do ano. Obrigada, bjos

    Responder
  5. Tatiana

    Normalmente sou boa em organizar minhas coisas, mas ainda preciso olhar melhor, porque tenho vários ebooks lá que nunca li nem nada, músicas que nem escuto… O Spotify é a melhor indicação que você poderia ter feito. Uso ele a meses e amo demais. Facilita muito a minha vida, tudo o que dá fica lá. Só guardo as músicas que não tem lá ou que as vezes quero usar no celular pra toque e tal. Eu não gostei muito do Dropbox pq achei o espaço dele muito pequeno pras minhas coisas, mas tô usando o Google Drive e é só amor. <3

    Responder
  6. Oi Camile! Ótimas dicas! Algumas delas eu sigo, outras vou passar a seguir. Eu tenho um sério problema com música, pois não consigo me desfazer dos meus MP3, mas também nem posso, não tenho internet sempre comigo. Outra que as minhas playlists são automáticas pelo o que eu ouço… mas eu sei que uma hora eu poderei viver de streaming.

    Ah! faltou o link ali aonde você fala sobre o Blogloving! 😉

    Responder

Links por aí...

  1. Leituras da semana | Frugalidades 15.08.15

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)