Como organizar fotografias em papel

13/07/2011

Como organizar álbuns de fotografias | Camile Carvalho | #camilecarvalho

Aqui em casa nós somos apaixonados por fotografias. Temos uma gaveta na estante da sala que guarda diversos álbuns de aniversários, viagens, passeios e família, mas o que mais me incomodava era a falta de organização. Como essas fotos são da era analógica, mandávamos o filme pra revelar e acabávamos guardando as fotos naqueles álbuns que vinha de brinde da loja, ou seja: Diversos álbuns diferentes, sem datas, alguns com poucas fotos, outros com muitas, e algumas fotografias soltas pela gaveta.

Decidi enfrentar o desafio de terminar de organizar todas as fotografias da família, afinal, é vergonhoso para uma fotógrafa não ter tomado essa iniciativa antes. Aliás, eu já havia começado esse projeto há alguns anos, e tenho minhas fotos de criança organizadas em 2 álbuns, mas o restante ainda estava uma bagunça. Aproveitei um final de semana inteiro pra trabalhar nesse projeto, acompanhem o passo-a-passo:

Como organizar álbuns de fotografias | Camile Carvalho | #camilecarvalho

Passo a passo de como organizar fotografias

1 – Peguei todos os álbuns que estavam na gaveta (e espalhados pela casa) e juntei.

2 – Retirei todas as fotos e empilhei de acordo com o tema, separando por ano. Utilizei post-its para indicar as fileiras dos anos correspondentes.

3 – Após tudo organizado, coloquei os eventos em ordem cronológica. É fato que, por não termos as datas corretas nas fotos, não pude ser precisa com alguns eventos, apenas com “férias”, “carnaval”, “aniversário”, “natal”, que são datas fixas. Outros eventos como passeios organizei mais ou menos de acordo com o tipo de cabelo das pessoas nas fotos, principalmente o meu, já que sou quase um camaleão, sempre mudando a cor e o corte, rs.

4 – Empilhei todas as fotos e as prendi com elásticos dividindo por ano.

5 – Comprei álbuns iguais, devido à estética. Já que resolvi deixar tudo organizado, quero padronizar todos os álbuns.

Como organizar álbuns de fotografias | Camile Carvalho | #camilecarvalho Como organizar álbuns de fotografias | Camile Carvalho | #camilecarvalho

Conclusão: Eu não sabia que tínhamos tantas fotos. Com 3 álbuns pensei que conseguiria organizar todas as fotos de 1994 até 2006, mas consegui apenas guardar 2 anos de fotografia por álbum, o que significa que temos em média 100 fotos por ano (antes da fotografia digital).

Dicas:

# Elimine as fotos desfocadas, constrangedoras, sem um assunto, tremidas e repetidas. Você não precisa ter 3 fotos na mesma posição, nem aquela foto que você odeia com os olhos fechados e boca aberta.

# Anote o ano e o evento atrás da foto. Isso vai facilitar muito se um dia precisar recorrer à essa informação e não tiver escrito no álbum. Não precisa escrever em todas, apenas na primeira de cada série, ex.: Aniversário 10 anos – 1994.

# Compre um modelo de álbum que você possa comprar mais se precisar. Eu estou organizando em álbuns que são vendidos nas Lojas Americanas, sei que vou precisar de mais e sei que vou encontrar na loja sempre que precisar.

E você? Tem suas fotografias organizadas? Como guarda suas lembranças? Conte pra gente!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

2 comentários leave one →

  1. Cristina - RS

    Oi! Eu já fiz este tipo de organização, mas há muitos anos! Além de organizar as fotos organizei também os negativos em álbuns para negativos. Foi um trabalho bem trabalhoso… hehe… também tenho muitas fotos.

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)