Meditação, Yoga

Lua cheia de Wesak

21/04/2016

Lua cheia de Wesak | Camile Carvalho

A lua cheia de Wesak, também conhecido como o festival de Buda, é comemorado no mundo inteiro. A data é marcada pelo primeiro dia de lua cheia (plenilúnio) do signo de Touro e neste ano (2016) o festival acontecerá amanhã, dia 22 de abril das 5:24h da manhã até as 2:24h do dia seguinte. É o festival mais importante do budismo, pois marca o nascimento, iluminação e morte de Buda.

No dia de Wesak, acredita-se que Buda derrama suas bênçãos sobre a Terra, já que foi o dia em que ele próprio se iluminou, sendo um dia propício para meditações, boas ações, reflexões e equilíbrio, mantendo-se a busca pela iluminação da divindade interna. Desejando a ascensão espiritual, grupos no mundo inteiro se reúnem para uma meditação coletiva com o intuito de fortalecer e aumentar a energia da meditação.

Mesmo com diversas energias boas no planeta durante Wesak, a energia predominante do momento é a do esclarecimento, o que nos dá a oportunidade de remover o véu da ilusão que cobre nossos olhos e o que nos separa da essência divina. É através da meditação que nos conectamos com os seres superiores que se reúnem no Vale do Wesak, nos Himalaias, dentre eles Buda, que entoa um mantra especial apenas neste dia do ano.

É importante lembrar que o dia do festival varia em cada ano, sendo importante consultar o mapa astrológico para saber qual o dia certo da lua cheia de touro. Em alguns anos, o evento ocorre em maio (wesak=maio), mas neste ano o fenômeno ocorre em abril.

Aproveitem para sentarem-se quietos e em paz. Contemplem o silêncio e entrem em sintonia com o resto do mundo. É um momento em que podemos sentir as energias elevadas, além de podemos escutar nossa voz interior, muitas vezes abafada pelo barulho externo.

Vocês já conheciam o Wesak? Praticam a meditação nesse dia especial?

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)