Livros

Livros de Yoga para iniciantes

05/10/2015

Dicas de livros de yoga para iniciantes pela blogueira e instrutora de yoga Camile Carvalho » #camilecarvalho

Depois que passei a falar sobre yoga nas minhas redes sociais e aqui no blog, tenho recebido constantemente perguntas sobre dicas de livros para quem está começando a praticar yoga, e depois que recebi um email da leitora Renata Trivilini, que começou a prática há apenas algumas semanas, decidi escrever um post pra compartilhar com todos vocês.

Uma das coisas que sempre comento é que a maioria conhece o yoga através dos asanas, ou seja, das posturas, mas não tem ideia da imensidão e complexidade filosófica que esta atividade está fundamentada. Mas calma, se você conheceu o yoga através das posturas e resolveu arriscar fazer uma aula inicial (ou até mesmo pelo youtube), você está no caminho certo. Porque na verdade, não há errado nesta filosofia, mas é verdade que é um conhecimento tão bonito que quanto mais praticamos e buscamos, mais queremos conhecer.

Podemos dividir o yoga mais ou menos na prática dos asanas, que são as posturas e na base filosófica, que se refere ao vedanta, ou seja, uma literatura tradicional muito antiga que contém informações e preceitos de como ser um yogue, tanto em relação a questões morais e éticas até em relação a pensamentos, ações, alimentação e saúde. É um conhecimento muito completo e muito antigo, que chegou até nós – principalmente no ocidente – através de linhas tradicionais de mestres e discípulos.

É importante ressaltar que yoga não é uma religião, mas grande parte das religiões tradicionais indianas utilizam-se de seus ensinamentos. Portanto, se você segue qualquer outra tradição religiosa ou é ateu, não encare o estudo da filosofia yogue como uma outra religião, mas sim uma tradição de conhecimentos. Posso explicar melhor sobre isso em um outro post mais pra frente. Vamos aos livros?

Autoperfeição com Hatha Yoga – Professor Hermógenes

Dicas de livros de yoga para iniciantes pela blogueira e instrutora de yoga Camile Carvalho » #camilecarvalho

Este livro é um dos queridinhos, principalmente porque o Professor Hermógenes foi um dos primeiros brasileiros a trazer o yoga aqui pro Brasil. Em seu livro, o professor explica muito bem detalhado sobre a importância de se manter uma boa alimentação, uma boa higiene, entre outros conceitos comuns à tradição yogue além de explicar uma série de posturas para serem feitas em casa. É um livro super detalhado e com uma linguagem gostosa de se ler, é como se o próprio professor Hermógenes estivesse falando.

Compre Autoperfeição com Hatha Yoga na Amazon

O Livro de Yoga

Dicas de livros de yoga para iniciantes pela blogueira e instrutora de yoga Camile Carvalho » #camilecarvalho

Este livro é como um manual de asanas e também gosto muito de consultá-lo quando quero montar uma série para minhas aulas ou praticar em casa. Seu foco não é na filosofia mas tem uma introdução bem legal sobre o que é Yoga e no final tem capítulos dedicados à respiração, meditação, mantras, chakras e yogaterapia. Como vocês podem perceber na foto, fiz marcações no livro com as seguintes divisórias: Asanas em pé, inclinações para frente, inclinações para trás, torções, equilíbrios e inversões. Já deu pra perceber que ele tem bastante conteúdo, não é?

Compre O Livro de Yoga na Amazon

O Poder do Agora – Eckhart Tolle

Dicas de livros de yoga para iniciantes pela blogueira e instrutora de yoga Camile Carvalho » #camilecarvalho » O Poder do Agora

O Poder do Agora não é um livro sobre yoga mas fala sobre um dos pontos mais importantes que desenvolvemos durante a nossa prática: o poder de concentração e de vivermos o momento presente. A meditação é extremamente importante e com a yoga aprendemos que quando vivemos preocupados com o passado, vivemos deprimidos e ao focarmos apenas no futuro, desenvolvemos a ansiedade. O caminho do meio é sempre a melhor escolha. Ao vivermos de forma consciente e com a mente no presente, conseguimos de fato aproveitar cada momento de nossas vidas e por isso O Poder do Agora se tornou um queridinho pra mim, daqueles livros que não saem da minha cabeceira.

Compre O Poder do Agora na Amazon

Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda

Autobiografia de um Iogue - Paramahansa Yogananda - Livros para yoga • Camile Carvalho #camilecarvalho

Autobiografia de um Iogue foi um dos primeiros livros que li e me apaixonei sobre este modo de viver. Paramahansa Yogananda narra sua vida desde criança e todas as suas aventuras em busca de um mestre genuíno, de como foi iniciado na Kryia Yoga e de como se tornou um grande professor. Em 1920, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship, uma organização com a finalidade de difundir o autoconhecimento e promover harmonia entre os diversos povos e nações do mundo. É certamente um livro muito inspirador que nos transporta a outra dimensão, outra realidade e abre muito nossa mente em relação a uma cultura totalmente diferente da nossa. É considerado um clássico da literatura espiritual estando na lista dos cem melhores do século XX nesta categoria.

Dicas de livros de yoga para iniciantes pela blogueira e instrutora de yoga Camile Carvalho » #camilecarvalho

O livro do Yogananda é tão inspirador que estou fazendo uma releitura e fazendo várias marcações com post-its

🌸

Estes livros que indiquei nos dão uma visão geral muito boa pra quem está iniciando no mundo do yoga. Outros livros de conhecimento filosófico mais profundo poderei indicar num outro momento, para aqueles que querem se aprofundar mais na filosofia e numa prática mais avançada. Espero que tenham gostado da seleção de livros! Se quiserem saber mais livros que me inspiram, consulte a página fixa aqui no blog: Livros que me inspiram.

E vocês, também têm alguns pra indicar? Deixe aqui nos comentários!

Namastê!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

22 comentários leave one →

  1. Stephanie Gomes

    Amei as indicações! Quero muito ler Autobiografia de um Iogue mas tenho a impressão de que é um livro de leitura difícil e acabo sempre deixando para depois.

    Estou lendo agora o Autoperfeição com Hatha Yoga, gostando muito!

    Beijos!

    Responder
    • Oi Stephanie!
      Autobiografia de um Iogue é um livro pra ser lido devagar, a longo prazo. Não é uma leitura de um fim de semana, mas é espetacular. Recomendo que tente!

      Autoperfeição é um clássico, muito bom mesmo né?

      Beijos!

      Responder
  2. Oi!
    Estou louca pra ler esse do Prof Hermógenes, será o próximo, depois que eu terminar O Poder do Agora. E gostei bastante da indicacao desses de posturas. Vai ser bom ler bem direitinho e tentar fazer o mais certo possível nas aulas, e tbm fico mais segura pra fazer em casa. Afinal quero fazer td dia pq é bom demais hehe
    Bjinhos

    Responder
    • Faça em casa sim! E nas minhas aulas eu sempre costumo falar quais posturas são boas pra serem feitas em casa. Gosto de dar essas dicas porque é importante manter a prática quando não estamos com o instrutor também. Aos poucos vai pegando o jeito e as sequências. É bom equilibrar aulas com instrutor e práticas sozinha, pois também podemos ter aquele momento mais introspectivo quando estamos em casa e deixar conduzir a prática do jeito que nosso próprio corpo pede. Qualquer dúvida em relação a isso é só me perguntar! E leia sim o Professor Hermógenes, você vai adorar!

      Beijos!

      Responder
  3. Ronei Lopes

    Oi Camile
    Muito boa as indicações e muito bom saber que alguma bibliografia que possuo você também considera importante para essa excelência em qualidade de vida que é a Yoga. Como você sugere no final do artigo, eu tenho alguns títulos que sempre ando consultando sobre o tema também. Considero verdadeiras jóias.

    1) Os Yoga Sutras de Patanjali (trad. Carlos Eduardo G. Barbosa). – Um guia que fala por si. O quanto procurei por esse livro, foi bastante. Algo para se ler e estudar internamente. Um verdadeiro guia.
    2)Yoga – Imortalidade e Liberdade (Mircea Eliade) – Uma abordagem histórica do Yoga, muito bem apresentada. Texto bastante denso.
    3)Ioga para fazer em casa (Sivananda Yoga Vedanta Centre) – Um livro bem completo sobre posturas, respiração, relaxamento, pensamento positivo e dieta alimentar saudável.

    Camile, você é uma grande referência pelo que compartilha conosco e pelo modo como vive sua vida, com leveza, sensibilidade e dedicação. Muito obrigado e que seu coração siga sempre se ampliando cada vez mais. Um abraço!

    Responder
    • Olá, Ronei!

      Muito obrigada pelas indicações dos livros. Alguns não li ainda, mas já estão na minha lista de próximas leituras. Em breve pretendo fazer uma nova indicação, mas pra aqueles que querem se aprofundar mais na filosofia, e o Yoga Sutras de Patanjali está justamente nesta lista. É uma ótima leitura mesmo!

      Sou muito grata pelo carinho e fico feliz em saber que inspiro outras pessoas a buscarem viver uma vida mais leve e dedicada. Não sou perfeita (nem tenho uma vida ideal) mas tento fazer o melhor que posso e transmitir boas energias aos meus leitores. Obrigada pelo comentário e por estar sempre por aqui.

      Abraços!

      Responder
  4. Maria Alice

    Também gostei muito das suas indicações! Quero ler autobiografia de um Yogue e reler os livros do professor Hermogenes.
    Obrigada pelas dicas!
    Bjs
    Maria Alice

    Responder
    • Que bom que gostou, Maria Alice!
      Os livros do Professor Hermógenes são mesmo ótimos! 😀

      Beijos!

      Responder
  5. Tenho autoperfeição com hata yoga e “o poder do agora” foi um dos livros que mais me marcaram! Adorei as dicas e quero ler os outros também!

    Responder
  6. Renata Trivilini

    Camile, muito obrigada pela indicações. Super adorei! Já comprei o do Hemogenes. Bjoss

    Responder
  7. Quantas indicações maravilhosas Camile! *.* E sim, é muito fácil das pessoas confundirem Yoga com religião, de início. Só que não, hahaha. Tudo é questão de conhecimento mesmo, vejo que o Yoga vai além das posturas que é de conhecimento geral (algumas). Mesmo praticando Yoga não costumo ler nenhum livro além da prática, com estas indicações, vou dar um início e me aprofundar mais e mais! Sinto que estou perdendo páginas maravilhosas. Obrigado pelo post maravilhoso, o “agora” é simplesmente poderoso. Grande beijo!

    Responder
    • Oi Ewerton!

      Yoga vai muito além mesmo, quanto mais estudo, busco e pesquiso, mais parece infinito! Espero que goste dos livros que indiquei, se for ler algum, depois me conte se gostou.

      Beijos!

      Responder
  8. Que post legal! Eu vi a foto no insta e corri pra catar ele por aqui! kkkk
    Eu já li O Poder do Agora e estou há um mês namorando o Livro de Yoga (e a Bíblia do Yoga, da mesma autora). Agora os outros eu não conhecia ainda, e fiquei bem curiosa com o do Professor Hermógenes. A cada dia fico mais empolgada com esse tipo de leitura – quase não sobra mais tempo para os meus livrinhos de ficção, snif!

    Responder
    • Olha, vou te dizer, isso vicia! Hahaha. Eu mesma estou lendo bem menos ficção, cada livro de yoga que leio descubro outro e outro…
      Acho que você vai gostar bastante do professor Hermógenes! 😀

      Beijos!

      Responder
  9. Enelzita

    minha querida estou interessada em um livre que mais ou menos em 1981 tive em minhas mãos, porem não me lembro do nome, só que ele ilustrava exercícios de yoga por 30 dias. Esses exercícios deveriam ser feitos sem interrupção, caso contrário teriam que ser recomeçados. Foi espetacular o efeito dele em mim. Hoje já o procurei em livrarias, na internete e nao o encontrei.
    Por isso recorro a você, quem sabe pode me dar uma dica de onde encontra-lo. ficaria muito grata.
    um abraço.
    Enelzita

    Responder
    • Oi Enelzita! De cabeça agora não estou me lembrando de nenhum livro assim (será que é o Autoperfeição com Hatha Yoga do professor Hermógenes?).

      Mas de qualquer forma vou pesquisar aqui e ver se consigo descobrir!

      Abraços!

      Responder
  10. Diego

    Ola, tudo bem? gostei muito dessa sua postagem, segui seu conselho e peguei o livro do Hermógenes, muito bom, eu comecei no yôga ano passado, fiz apenas um mês, que foi o suficiente para eu amar essa pratica kk e gostaria de deixar aqui meu obrigado.

    Gostaria de le fazer uma pergunta, o livro intitulado “O livro do Yoga” ele seria mais benéfico em relação a quantidade de asanas? em comparação ao do hermógenes? e mais uma pergunta, você tem alguma postagem falando sobre os livros do “b.k.s. iyengar”? um amigo meu disse que é muito bom também, só que não tem imagens de asanas, mas pelo que ele disse sua pratica melhoro em 100%

    Responder
    • Oi Diego!

      Os livros do Iyengar são excelentes! Ainda vou falar sobre eles aqui, mas super recomendo o Luz na Vida. É super profundo mas com uma linguagem bem clara e simples e aborda mais a parte filosófica do Yoga.
      Falei um pouquinho sobre ele aqui (mas pretendo fazer posts mais completos em breve): http://leveporai.com/livros-sobre-yoga

      Abraços!

      Responder
  11. Sara

    Oi Camile, tudo bom? Fui ler o livro Autoperfeição com Hatha Yoga depois de ver aqui. E no prefácio eu observei uma frase que me incomodou bastante, na página 11 do livro, uma frase homofóbica. Não sei se você reparou nisso, porém está ai o aviso aos demais leitores.

    Gosto bastante do blog, porém a indicação não foi das melhores.

    Responder
    • Oi Sara, tudo bem? Eu não sei qual edição você tem em mãos, já que a minha, na página 11, é o sumário. Reli o prefácio (que aqui chama-se Apresentação) e não identifiquei nenhuma frase homofóbica. Se a indicação não foi das melhores, me desculpe, mas não vou deixar de indicar este livro tão completo e clássico pra quem quer aprender yoga. Sou completamente contra homofobia e qualquer preconceito ou discriminação, mas como te falei, na edição que tenho em mãos não há nenhuma frase do tipo. Sinto muito pela sua experiência.

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)