Livros sobre Yoga: indicações para estudos intermediários

14/06/2016

Livros sobre Yoga: indicações para estudos intermediários | Camile Carvalho

Se você começou a praticar yoga e agora tem interesse em entender melhor sobre o assunto através de livros sobre yoga, hoje vim dar umas dicas de como se aprofundar no assunto entrando na filosofia do yoga. Já fiz um post aqui com dicas de livros de yoga para iniciantes, mas hoje vou dar um passo adiante e recomendar algumas leituras quase obrigatórias pra quem quer se aprofundar mais.

1 // Luz na Vida – Iyengar

B. K. S. Iyengar foi um dos mestres que trouxe o Hatha Yoga ao ocidente e transmitiu seus conhecimentos a milhares de alunos no mundo todo. Formulou um método, o Iyengar Yoga que preza pela profundidade do conhecimento de cada postura com o foco no alinhamento corporal coordenado com a mente.

Segundo os princípios do Yoga, o ser humano é constituído de 5 corpos: físico, energético, mental, intelectual e espiritual. Neste livro Iyengar se encarrega de explicar cada um deles de forma simples e clara, além de mostrar como atingir a plenitude e felicidade através da sua unificação. Luz na Vida é um livro super profundo mas ao mesmo tempo com uma linguagem coloquial.

Livros sobre Yoga: indicações para estudos intermediários | Camile Carvalho

“Ao observar o fluxo da respiração, também aprendemos a estabilizar a consciência, o que possibilita a concentração. Não há método mais refinado. A capacidade de concentração permite investir a nova energia com discernimento. No sistema iogue, o melhor uso que se pode fazer da concentração e do poder de visão é na meditação. Quando aprendemos a reconhecer o valor da respiração, aprendemos a reconhecer o valor da própria vida.” – pág. 106

IYENGAR, B. K. S. Luz na vida. São Paulo: Summus, 2007.

2 // Yoga Sutras de Patanjali

livros-yoga-2009

Quem foi, afinal, Patanjali, não sabemos. O que temos conhecimento é que este autor milenar condensou o conhecimento sobre Yoga em pequenos sutras que provavelmente já eram transmitidos de forma oral por muito tempo. Na tradição antiga, todo conhecimento era passado de mestre para discípulo, até que alguns escritores resolveram compilar tais conhecimentos.

Ler puramente os Yoga Sutras de Patanjali não é uma tarefa fácil, mas pra nossa sorte, temos diversos autores que traduzem a obra fazendo comentários para compreendermos melhor. É o caso desse livro publicado pela editora mantra e com tradução e comentários de Carlos Eduardo Barbosa. Como falei, existem várias traduções dos Yoga Sutras, vocês não precisam ler exatamente esse que estou indicando, mas foi por este que estudei e gostei muito dos comentários e explicações sobre os Yoga Sutras.

livros-yoga-2016

“A prática correta do Yoga produz em nossa mente o surgimento da inteligência corporal e transforma a nossa vida material em uma metáfora da própria criação e dos desígnios do universo. Com isso, extingue-se a possibilidade do erro, da dor e da impermanência nas atividades de nossa mente. A iluminação de nossa consciência pela realização do Yoga nos traz para perto de nossa fonte espiritual e nos faz sentir a perfeita integração interna com Deus, com a Humanidade e com todas as forças da Natureza.” – pág. 57

PATANJALI. Os yoga sutra de Patanjali. São Paulo: Mantra, 2015.

3 // Shiva Samhita

livros-yoga-2010

Shiva Samhita (em sânscrito: śiva samhitā) é uma coleção de ensinamentos sobre Yoga atribuído a Shiva, que no imaginário mitológico é o pai do sistema do Yoga, ou seja, foi quem trouxe esse ensinamento à humanidade. Assim como os Yoga Sutra que não se sabe com clareza a autoria, apenas quem a compilou, Shiva Samhita também é um poema milenar com 645 versos divididos em cinco capítulos.

Segundo a mitologia, Shiva teria ensinado o Hatha Yoga à sua esposa e discípula Parvati, e este então é o diálogo deste ensinamento. É um dos três maiores tratados clássicos sobre Hatha Yoga e por isso é uma das minhas indicações de leitura.

O livro que tenho é da editora Madras e foi traduzido e comentado por Carlos Alberto Tinoco. Acho uma obra fantástica e bem detalhada sobre os ásanas (posturas), mudras e pranayamas (respirações).

livros-yoga-2014

[65] Quando o yogin se concentra constantemente no ‘olho de Shiva’, localizado entre as sobrancelhas, então ele percebe um fogo brilhante como se fosse um relâmpago.

[66] Por contemplar essa luz, todos os enganos decorrentes da ignorância são destruídos, e, mesmo a mais viciosa das pessoas obtém um elevado fim. – pág. 101

Estes são os três livros que indico, em ordem de profundidade de leitura. Se por um lado Iyengar é super didático e escreve com uma linguagem coloquial usando exemplificações do nosso dia-a-dia para compreendermos melhor o tema abordado, Shiva Samhita já é uma obra um pouco mais difícil de se ler, já que possui muitos termos em sânscrito, ficando entre um estudo intermediário e o avançado. Pretendo depois fazer mais uma indicação para estudos mais avançados e ler os Yoga Sutra de Patanjali já é um mergulho um pouco mais profundo para compreendermos melhor os próximos textos.

Se você está iniciando nos estudos do Yoga, recomendo que visite esse post com indicações de livros para iniciantes.

Se você tem alguma indicação de livros de yoga, comente aqui no post. Vou adorar saber o que você anda lendo, além de ajudar também outros leitores iogues que vêm aqui em busca de dicas de leituras.

Até a próxima! Namastê!

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

4 comentários leave one →

  1. Siare

    Olá Camile! Tudo bem? Comprei o “O Livro de Yoga” que você indicou no outro post para iniciantes e gostei bastante. Agora estou lendo “Yoga – Anatomia Ilustrada”, de Abgail Ellsworth, que também é muito bom.
    Abraços

    Responder
    • Olá, Siare!

      Fico feliz que tenha gostado da minha indicação! Esse outro, Yoga – Anatomia Ilustrada eu não tenho, mas já me indicaram também falando que é ótimo. Obrigada pela sugestão! 🙂

      Abraços!

      Responder
  2. maria

    Adorei e vou indicar um livro que muito tem me ajudado,chama_se YOGA PARA NERVOSOS de HERMÓGENES

    Responder
    • Olá, Maria!

      Os livros do Professor Hermógenes são ótimos! Já leu Autoperfeição com Hatha Yoga dele? Eu adoro!
      Ainda não li Yoga para Nervosos, mas está na minha lista de próximas leituras. Fico feliz que essa leitura esteja te ajudando!

      Beijos!

      Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)