Livros

Ideias criativas para ler livros

05/04/2016

Ideias criativas para ler livros | Camile Carvalho

Este post é para você que, assim como eu, é um bibliófilo que não tem pena de interagir com seu livro. E sim, quando falo em interagir, estou falando em fazer anotações, marcações coloridas entre outras coisas. Aqui em casa eu tenho uma biblioteca, mas estou sempre desapegando de alguns livros que li e não quero mais guardar. Porém, sempre temos aqueles queridinhos de consulta, como aqueles ligados à profissão, autoajuda, empreendedorismo e religião.

Eu sei que muitos não gostam de fazer anotações em livros, pois podemos passar adiante para quem ainda não leu ou emprestar para os amigos. Eu, particularmente, não anoto em livros de Literatura, já que costumo fazer uma leitura corrida sem muita interação (exceto quando estudei Letras). Porém, aqueles que usam livros para estudos, sabem que a melhor forma de estudar é fazendo uma leitura ativa, ou seja, aquela em que interagimos, refletimos fazemos as anotações para absorvermos melhor o conteúdo.

 Hoje dividirei com vocês algumas dicas que uso nas minhas leituras interativas.

#1 – Sempre leio sentada e com o livro em uma mesa

Não adianta, eu  não consigo fazer uma leitura ativa deitada em uma rede sentindo a brisa fresca do mar em meu rosto. Logo penso na praia, no voo das gaivotas, em como a vida é bela e o quão imenso é o nosso universo. Para mantermos a atenção é fundamental que estejamos em uma postura que não nos permita divagar. E olha que mesmo assim às vezes a mente vai longe…

#2 – Separo meu material de leitura antes

Quando organizo minha leitura antes de abrir a primeira página, não preciso me levantar o tempo todo pra pegar algo que esqueci. Mantenho água, canetas coloridas, post-it, marca-texto, enfim, tudo ao meu alcance.

#3 – Anoto a data que comprei

Sempre que compro um livro anoto na primeira página a data que comprei. Isso facilita muito quando temos aqueles livros comprados e não lidos na estante, tanto para um momento de desapego quanto pro momento de escolha do que vou ler. Se estou em uma organização e vejo que tenho livros não lidos de 2013, é sinal de que provavelmente não lerei mais e o timing daquela leitura já passou. Claro que sempre temos excessões, mas na maioria das vezes funciona assim. No caso de livros literários, que não gosto de escrever, pode-se usar um post-it para anotar a data.

Ideias criativas para ler livros | Camile Carvalho

#4 – Marca Texto, sim senhor!

Eu sei que essa parte divide bastante meus leitores, mas eu gosto de usar marca texto para destacar trechos e palavras importantes. Quando o livro é em inglês, uso o destaque naquelas palavras que ainda não conheço e que são fundamentais para a compreensão do texto. Nos outros livros, tento identificar as ideias principais e destacar suas palavras-chave, o que facilita demais na hora de fazer um mapa mental do texto (se você não sabe o que é mapa mental, clique aqui).

#5 – Lápis para quando estou na rua

Se estou na rua e levo um desses livros na bolsa, costumo usar lápis para fazer marcações e anotações em sua borda. Sabemos que fica um pouco difícil tirar todo o kit de estudos no meio do metrô, por exemplo, mas um discreto lápis pode ajudar bastante quando queremos lembrar depois de rever algum parágrafo. No meu caso, faço setinhas na lateral ou sublinho a frase quando é importante, para depois, na revisão, usar o marca texto ou tags coloridas.

Ideias criativas para ler livros | Camile Carvalho

#6 – Anote referências no texto

Muitos livros que leio indicam a leitura de outros (acadêmicos me compreendem!) e nem sempre podemos encontrar uma lista de referências no final do livro, como em um artigo acadêmico. Às vezes uma simples citação de um filme, música ou livro que aparece no meio do livro desperta minha curiosidade, então em vez de parar tudo pra dar uma pesquisada no Google, anoto na última página do livro essas referências. Há post-its grandes para serem colados em uma página. São os ideais, pois podem ser destacados depois e colocados em outro lugar. Minha dica? Assim que acabar a leitura, passar para o Evernote.

#7 – Resenhas ou fichamentos

Quando temos muitos livros lidos e para ler, corremos o risco de nos perdermos entre eles. O ideal é fazer uma resenha ou fichamento anotando as principais ideias do livro, pontos de destaque, trechos importantes, referências entre outras anotações. Mais uma vez recomendo usar o Evernote pra guardar as resenhas, ou crie um blog pessoal para isso, sem autocobranças. O mais legal de um blog de resenhas literárias é que você pode acabar conhecendo pessoas que gostam das mesmas leituras.

Eu sei que para muitos, fazer anotações em livros não é uma opção a ser considerada, principalmente se o livro não for seu. Jamais rabisque livros de bibliotecas ou de amigos. Faça isso apenas se for seu livro, e se for um livro de estudos, que você não tem a pretensão de passar adiante de imediato. Claro que não há problemas em doar livros com anotações, mas com certeza a maioria gosta de ganhar livros sem anotações. Mas por outro lado, se o livro é seu, se é para ser absorvido o conteúdo e se há uma meta com aquela obra, como no caso de concursos, não tenha pena de fazer anotações. É uma forma de apreender melhor o conteúdo e de facilitar a releitura. Gosto de pegar um livro lido há um bom tempo e, na releitura, descobrir outros pontos que não havia destacado, que passaram despercebidos.

E vocês, como leem seus livros? Fazem anotações? Contem suas dicas conosco aqui nos comentários!

E se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. 

Compartilhe o artigo:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr

comentários via facebook

3 comentários leave one →

  1. Ótimas dicas. Eu tenho mania de ler deitado…( habito) e faço uso apenas de um lápis para anotações. Rabisco o livro todo…rs. Antigamente usava marca texto, mas ficava com dó dos livros. Às vezes, dou sorte de comprar alguns livros usados com anotações…acho sensacional !

    Responder
  2. Solange Marchan

    Oi Camile, adorei as dicas!! Eu uso muito post-its, não gosto de grifar com caneta marca texto.
    Gratidão por compartilhar =)

    Responder
  3. Fernanda Rocha

    Muitooo euuu >> Logo penso na praia, no voo das gaivotas, em como a vida é bela e o quão imenso é o nosso universo. <<, também sou assim, até já tentei ler na cama, deitada mas não dá certo. Sobre material eu tenho um caderninho onde faço anotações e post-its, sempree. Eu era muito cuidadosa com os livros no sentido de não escrever neles, não marcar. Hoje livros literários eu coloco post-its de setinhas e vou anotando os nomes dos personagens e informações importantes da história num caderninho, livros técnicos eu escrevo mesmoooo. Sobre as resenhas não sei ler e não resenhar, acho que peguei isso da época de blog literário, hoje mantenho um blog com váriassss resenhas, adorooo ver meu estoque de leituras feitas lá.

    Responder

Gostou do que escrevi? Deixe um comentário! :)